Blz, pessoal?
Já pesquisei em vários tópicos e sites diversos e li muitos relatos de ideais diferentes da maneira em que deve ser a "tocada" na Frontier 2.8. E todos defendem a boa "tocada" em benefício de uma maior longevidade do motor e turbina, e também de um lance bem importante que é o consumo.
Alguns exemplos do que eu li:
1 -Devemos seguir as predeterminações de aceleração nos motores a diesel, que devido a sua "engenharia" deve ter uma "tocada" diferente dos motores a gasolina e trabalhar preferencialmente em giros baixos (até os 2000 giros).
Meu parecer: Na Frontier 2.8 eu acho quase impossível ficar dentro dos 2000 giros, pois a relação me parece muito curta e 2000 giros eu atinjo aos 80 km/h. Aos 100 km/h já estou a 2500 giros, e se entrar em velocidade de cruzeiro (120 km/h) fica em 3000 giros fácil, fácil.
2 -As trocas de marcha devem ser feitas antes dos 2000 giros para poupar o motor e para economizar combustível.
Meu parecer: Antes dos 2000 giros se eu trocar, o engate fica um pouco mais áspero para entrar a marcha, ao contrário da troca feita um pouco acima dos 2000 giros (média de 2500 giros) que ai sim fica uma troca "limpa", o engate é mais suave (chupa a marcha).
3 - É melhor afundar o pé, se precisar de uma boa retomada, do que reduzir a marcha.
Meu parecer: Acho que deveria ter um meio termo sobre isso, ou seja, sou leigo, mas minha "crença" é... Se estiver soltando um "canudão" de fumaça preta em uma retomada é por que a queima não foi adequada, houve excesso e consequentemente o desperdício de diesel.
Ex. Ao passar por uma lombada mediana se eu retomar em segunda marcha a viatura sai bem e sem soltar fumaça. Agora, se eu passar devagar em terceira marcha na retomada olho no retrovisor e os caras atras estão "tampando o nariz" e abanando a fumaça,.... kkkk não que eu não goste de ver essa cena,..kkkk

Mas se isso acontece (fumaça em excesso na retomada), não é realidade que se tem um consumo a mais de diesel?
Ou seja,.. como vcs "tocam" suas viaturas? Quais os Mitos e Verdades que rolam por ai nos fóruns? Qual a melhor forma de "tocar" as nossas Frontiers 2.8?
Grande abraço a todos, e espero suas experiências!