x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário Avatar de Dog Master
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Como vcs "TOCAM" suas Frontiers 2.8 ??

Blz, pessoal?

Já pesquisei em vários tópicos e sites diversos e li muitos relatos de ideais diferentes da maneira em que deve ser a "tocada" na Frontier 2.8. E todos defendem a boa "tocada" em benefício de uma maior longevidade do motor e turbina, e também de um lance bem importante que é o consumo.

Alguns exemplos do que eu li:

1 -Devemos seguir as predeterminações de aceleração nos motores a diesel, que devido a sua "engenharia" deve ter uma "tocada" diferente dos motores a gasolina e trabalhar preferencialmente em giros baixos (até os 2000 giros).

Meu parecer: Na Frontier 2.8 eu acho quase impossível ficar dentro dos 2000 giros, pois a relação me parece muito curta e 2000 giros eu atinjo aos 80 km/h. Aos 100 km/h já estou a 2500 giros, e se entrar em velocidade de cruzeiro (120 km/h) fica em 3000 giros fácil, fácil.

2 -As trocas de marcha devem ser feitas antes dos 2000 giros para poupar o motor e para economizar combustível.

Meu parecer: Antes dos 2000 giros se eu trocar, o engate fica um pouco mais áspero para entrar a marcha, ao contrário da troca feita um pouco acima dos 2000 giros (média de 2500 giros) que ai sim fica uma troca "limpa", o engate é mais suave (chupa a marcha).

3 - É melhor afundar o pé, se precisar de uma boa retomada, do que reduzir a marcha.

Meu parecer: Acho que deveria ter um meio termo sobre isso, ou seja, sou leigo, mas minha "crença" é... Se estiver soltando um "canudão" de fumaça preta em uma retomada é por que a queima não foi adequada, houve excesso e consequentemente o desperdício de diesel.

Ex. Ao passar por uma lombada mediana se eu retomar em segunda marcha a viatura sai bem e sem soltar fumaça. Agora, se eu passar devagar em terceira marcha na retomada olho no retrovisor e os caras atras estão "tampando o nariz" e abanando a fumaça,.... kkkk não que eu não goste de ver essa cena,..kkkk

Mas se isso acontece (fumaça em excesso na retomada), não é realidade que se tem um consumo a mais de diesel?

Ou seja,.. como vcs "tocam" suas via
    turas? Quais os Mitos e Verdades que rolam por ai nos fóruns? Qual a melhor forma de "tocar" as nossas Frontiers 2.8?

Grande abraço a todos, e espero suas experiências!
    4X4 Brasil
    Frontier CS - 2004 - 2.8 TDi
    Duster 4x4 - 2.0 - 2013

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Minha opinião de quem já teve uma XT com esse motor 2.8tdi Sprint e outras VTRs movidas à diesel, as com BI mecânicas demoram mais para subir o giro enquanto às eletrônicas sobem o giro mais rápido, o que tem acontecido é que os seus donos teimam em forçar, dar esticadas de marcha, reduzir e tudo mais o que faziam com VTRs ou carrinhos de plástico movidos à gasolina, resultando em desgaste prematuro dos seus componentes internos, sobreaquecimento principalmente, curtir a batida de um motor diesel não tem igual, portanto prudência e respeito às limitações de cada motor, um forte abraço.

Usuário Avatar de Milton C.
    Entrada
    25/10/2009
    Local
    Boracéia/SP
    Beirando 3.000 RPM sempre. Maneirando na embreagem e acelerando pouco nas saídas para zelar dos cardãns. Embalou, controlo a velocidade prezando a economia. Em retomadas, sempre reduzo.

Entrada
    26/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Minha opinião de quem já teve uma XT com esse motor 2.8tdi Sprint e outras VTRs movidas à diesel, as com BI mecânicas demoram mais para subir o giro enquanto às eletrônicas sobem o giro mais rápido, o que tem acontecido é que os seus donos teimam em forçar, dar esticadas de marcha, reduzir e tudo mais o que faziam com VTRs ou carrinhos de plástico movidos à gasolina, resultando em desgaste prematuro dos seus componentes internos, sobreaquecimento principalmente, curtir a batida de um motor diesel não tem igual, portanto prudência e respeito às limitações de cada motor, um forte abraço.
    Show, Herick, mas qual era sua "tocada" na sua XT? Vc se baseava pelo conta giros, se sim, com quantos giros fazia a troca de marcha? Tipo em uma lombada média, vc reduzia para segunda marcha, ou passava devagar em terceira fazendo um pouco mais de fumaça?

Qual seu pensamento a respeito de qual tocada seria mais ideal neste tipo de motor, especificamente? Haja visto que ele trabalha em um giro mais alto (outra coisa que eu também gostaria de saber é por que o giro dele é mais alto)

Abração!!
    Duster 4x4 - 2.0 - 2013

Entrada
    26/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Milton C. Ver Post
    Beirando 3.000 RPM sempre. Maneirando na embreagem e acelerando pouco nas saídas para zelar dos cardãns. Embalou, controlo a velocidade prezando a economia. Em retomadas, sempre reduzo.
    Oi Milton, valeu pelo comentário!! Cara, mas vou te falar uma coisa, ao menos na minha viatura e nas primeiras marchas a serem trocadas (1ª, 2ª e 3ª) se eu deixar chegar nos 3000 giros o motor parace que vai sair pulando do capô, ronca grosso mesmo, do tipo como se estivesse estrangulado e amarrado.

Claro, modo de falar, pois amarrado não está, ainda consigo dar aquela "colada" no banco se esticar e sentar o pé. Por isso eu acabo trocando perto dos 2.500 giros mesmo, mas troco também aos 2000 giros, só que assim a marcha acaba entrando um pouco mais enroscada (sem arranhar, mas da aquele "degrauzinho" ao engrenar).

A sua é 2.8?

Abração!!
    Duster 4x4 - 2.0 - 2013

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Dog Master Ver Post
    Show, Herick, mas qual era sua "tocada" na sua XT? Vc se baseava pelo conta giros, se sim, com quantos giros fazia a troca de marcha? Tipo em uma lombada média, vc reduzia para segunda marcha, ou passava devagar em terceira fazendo um pouco mais de fumaça?

Qual seu pensamento a respeito de qual tocada seria mais ideal neste tipo de motor, especificamente? Haja visto que ele trabalha em um giro mais alto (outra coisa que eu também gostaria de saber é por que o giro dele é mais alto)

Abração!!
    Pra não forçar sempre troquei com 2.500rpm, antes disso somente para economizar, a minha XTERRA era mecânica e trabalhava com menos giros do que a eletrônica, existe essa diferença entre as duas, a sua é qual? Um forte abraço.

Entrada
    26/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Pra não forçar sempre troquei com 2.500rpm, antes disso somente para economizar, a minha XTERRA era mecânica e trabalhava com menos giros do que a eletrônica, existe essa diferença entre as duas, a sua é qual? Um forte abraço.
    A minha é ano 04 - 2.8 XE CS - creio que seja mecânica, deve ser o mesmo motor da sua XT
    Duster 4x4 - 2.0 - 2013

Usuário
    Entrada
    20/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Ola
    Na tentativa de reduzir o consumo, e talvez não relacionado com melhor desempenho, procuro fazer o seguinte.
    Por recomendação de um mecânico, tento fazer as trocas para que a marcha que vai entrar engate próximo ao giro de torque máximo do motor, 2000 rpm no caso da frontier2.5, por exempl: de segunda pra terceira, a terceira engatando com 2000 rpm. Inclusive, em minha antiga viatura, uma Ranger, no manual recomendava as trocas de marchas em velocidades que faziam as marchas engaterem justamente na rotação de maior torque no motor, igual me explicou o mecânico. Fazendo isto no caso de se encontrar em aceleração.
    No caso de velocidade constante tento manter a marcha que proporcione menor giro possível.
    No caso das retomadas, uma vez lí que nos motores diesel convêm mudar a marcha para que o giro fique na rotação de torque máximo no momento que se vai pisar fundo. 2000rpm no caso da 2.5. Ao contrário dos a gasolina, que para economizar pode-se pisar fundo com a maior marcha possível.
    No caso de descidas e motores com injeção eletrônica, deixo engata e sem pisar no acelerador, para que corte a injeção.

estas informações tirei de alguns sites e da opinião de mecânico, portanto podem estar erradas e também pode ter havido má interpretação de minha parte.
    Frontier SV Attack 4x4 MT 14/14 190CV.
    Ex Ford Ranger Limited 4x4 10/10.

Usuário Avatar de Milton C.
    Entrada
    25/10/2009
    Local
    Boracéia/SP
    Citação Postado originalmente por Dog Master Ver Post
    Oi Milton, valeu pelo comentário!! Cara, mas vou te falar uma coisa, ao menos na minha viatura e nas primeiras marchas a serem trocadas (1ª, 2ª e 3ª) se eu deixar chegar nos 3000 giros o motor parace que vai sair pulando do capô, ronca grosso mesmo, do tipo como se estivesse estrangulado e amarrado.

Claro, modo de falar, pois amarrado não está, ainda consigo dar aquela "colada" no banco se esticar e sentar o pé. Por isso eu acabo trocando perto dos 2.500 giros mesmo, mas troco também aos 2000 giros, só que assim a marcha acaba entrando um pouco mais enroscada (sem arranhar, mas da aquele "degrauzinho" ao engrenar).

A sua é 2.8?

Abração!!
    Perdoem-me.
    Eu escrevi errado. Sim, troco também aos 2.000RPM. No detalhe da troca, acabo esperando o câmbio responder, é quase como trocar marcha sem usar embreagem. Depois sigo como mencionei acima.

A minha é 2.8 eletrônica.

[]´s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 47
      Última resposta: 12/04/2018, 17:03
    2. Respostas: 28
      Última resposta: 14/11/2014, 08:11
    3. Body Roll - Suas Causas e Como Resolver
      Por billj no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 37
      Última resposta: 18/12/2008, 19:05

Permissões de Postagem