
Postado originalmente por
ALE-XTERRA
Olá amigos!! Em outubro passado havia postado esse problema na minha XT, descobri tbm, que quando se acelerava a VTR parada, segurando por alguns segundos a mais de 3.000 giros, bastava aliviar o pé um pouco pra ela dar umas batidas fortes no motor, (de dar medo) e morrer a máquina. Recebi dicas valiosas dos amigos sobre trocas de óleo, filtros originais e intervalos recomendados, limpeza de tanque etc... Bom... Td mt válido! Segui as recomendações, e cheguei até postar que estava td ok, mas foi por pouco tempo. Pra minha tristeza, quando não esperava deu pane de novo, voltei a estaca zero, levei a VTR numa oficina, o scanner não detectou nada de conclusivo, foi testado a bomba de baixa, normal, pressão boa, levantei a questão de talvez ser um mal contato em algum fio, porque já havia pesquisado em outros fóruns de problemas semelhantes, e, em alguns casos, era fio quebrado dentro dos chicotes, o mecânico disse que seria possível, porque o sistema é bem complexo, ele se protegerá de qualquer anomalia, mas que para isso precisaria de tempo para investigar td, voltei pra casa frustrado.
Mas essa novela teve, enfim, um final feliz!! Outro dia, passando no eletricista amigo meu, que fez um serviço no meu ar condicionado, trocando uma ideia com ele a respeito do problema, apesar dele não ser especialista em motor diesel, ele me chamou a atenção para um pequeno griladinho na parte superior do motor funcionando na lenta, acelerava e sumia o grilado, mas era bem sutil o barulhinho, ele colocou as mãos sobre a moldura preta de lata e OPA!! O motor deu um solavanco, no susto ele tirou as mãos e o motor continuou funcionando, dissemos: Tem coisa errada aí! Novamente colocou as mãos pressionando para baixo, segurou e então?! Matou o motor, deu umas batidas feias dentro do motor e apagou. Tiramos a moldura de lata, e, examinando, verificamos que o fio na saída do plug do bico injetor, (aquele que fica ao lado da tampa do óleo) estava desencapado, de tanto esfregar na moldura de lata, que estava mt próxima, provavelmente, quando se forçava o motor, produzindo mais vibração, ou talvez uma torção, ele era pressionado, daí, a pane. Bom... Isolamos o fio, afastamos mais a moldura de lata, e EUREKA! Problema resolvido em definitivo!! Fiz tds os testes, forçando a VTR em várias situações, que antes, nem pensar, agora td ok! Já estou rodando com a viatura a três semanas, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro sem problemas, td normal, graças a Deus!! Cheguei a pensar que talvez pudesse ser a bomba injetora, e a minha é eletrônica, caramba!!
Bem, meus amigos! Descobrimos, meio que por acaso o defeito, me tirando uma grande dor de cabeça. Fica aí a dica pra tds os proprietários dessas VTRs, darem uma checada na moldura preta de lata, ver se não está esfregando nos conectores dos bicos e tbm nos caninhos do diesel, é bom ela estar bem afastada, e o perigo é exatamente naquela dobra inclinada da ponta, um simples apoio nesse local é o suficiente para o empeno da mesma.
Grande abraço a tds!!