Postado originalmente por
Wiliamw
Tiago, boa tarde!
A reprogramação da central (também chamada de "chipar") é a alteração do programa de injeção de combustível, ponto de ignição, pressão da turbina, etc, etc, etc. Esse programa fica gravado na central, por isso mandar ela para o fornecedor ´
Se sua central foi reprogramada, a empresa que fez o serviço (ou qualquer outra do ramo) pode trazer o programa original facilmente, mediante pagamento. Se for a mesma empresa que "chipou" ele faz sem custo, mas se for outra com certeza vai cobrar.
Não acredito que sua central será trocada por uma nova, é muito caro fazer isso e inviabilizaria o lucro que tiveram com a negociação do carro.
A minha está fumando um pouco mais depois do chip (no meu caso é um powerbox - caixa eletrônica que trabalha em conjunto com a central original). Porém essas tem regulagem pra mais ou menos potência. Uso com mais potência, aí fuma um pouco, mas andaaaa.
Enfim, vai do gosto de cada um.
A vantagem dessas powerbox (tem de diversas marcas), é que você tira quando vender o carro, não deixando rastro do produto para o próximo dono. Não precisa nem de ferramenta pra instalar ou retirar, são dois plugues e uma cinta plástica pra segurar a caixa em algum lugar do cofre do motor.
Pra finalizar, a relação da fumaça, na Frontier é complicado mesmo. Ela fuma de fábrica, então chipada, reprogramada, mechida, fuçada, vai fumar mais, não tem jeito não. Só não sei como é com UNICHIP, de resto fuma mais mesmo.
Boa sorte com a Viatura e se cuida.
Abraço
Wiliam