Levei o carro hoje em um mecânico de confiança (que trabalhou muito tempo em concessionárias nissan, e tem experiencia neste tipo de viatura) para analisar o problema e segundo o parecer dele:
Esse problema de vibração no cambio da frontier é assim mesmo. Como o cambio é apoiado precariamente por apenas um suporte/coxim eh comum que com o tempo ele venha ter este tipo de vibração e virtude de desgaste. Por isso, segundo ele, não se anda com esse carro em ponto morto. Falou ainda que isso não é um problema com que eu deva me preocupar, a não ser que o coxim se desgaste muito e a batedeira começe a aparecer também com o carro engrenado. Nesse caso sim, é o caso de começar a pensar em trocar o coxim do cambio e motor.
Sobre a trepidação durante as arrancadas em subida, ele me falou que se tratava de um problema no cardã e me indicou um lugar especializado (carda minas). Fui nesse tal lugar e lá eles constataram que o rolamento paralelo que eu havia comprado já estava com folga. O mecânico me indicou um outro tipo de rolamento, que é menor, vem com bico para engraxar e com um tipo de suporte diferente.
Confiei nessa indicação e pedi para fazer o serviço completo (troca do rolamento/ balanceamento e alinhamento do cardã). Peguei o carro agora pouco e a vibração realmente desapareceu.
Eh isso aí,

Agora eh curtir a viatura até a proxima zica.
Obrigado a todos!!