Novos problemas de um novo proprietário
Bom amigos, após um longo tempo sem participar deste fórum, e ainda sem tempo para fazê-lo, preciso de uma ajuda sobre um "problema" que está ocorrendo com minha SERRANA.
Na verdade, são 2 problemas e acredito que os dois me darão prejuízo financeiro considerável.
O primeiro, começo a usar o carro e estranhamente ele fica sem embreagem. O pedal fica bobo, não engrena marcha, etc. Espero um pouco e tudo volta o normal, mas o nível do óleo quando isso acontece reduz algo em torno de 1cm. Este fato não ocorre todos os dias e não percebi um fato que cause este problema. Ele simplesmente acontece.
Levei o veículo no mecânico e ele já logo condenou toda a embreagem e disse que seria trocar todo o conjunto. Porém, normalmente a embreagem funciona perfeitamente bem, com encaixes precisos, etc. Não percebo trepidação e não está patinando. Alguém já teve um problema parecido e poderia me dar uma luz?
Problema 2, após ficar 2 meses sem usar o 4x4, ao voltar a usá-lo ouvi um barulho aparentemente vindo do lado direito (quando fecho o vidro do carona não consigo escutá-lo) como tivesse uma peça mal encaixada. Algo parecido com tlec tlec tlec tlec e se acelero ele fica mais rápido, mas não aumenta o som.
Em seguida eu notei que ao desencatar o 4x4 a luz apaga imediatamente, "sem a necessidade de dar a ré", o que achei estranho. Mais estranho ainda é que agora quando desengato o 4x4 o barulho passa para o lado direito e fica diferente, parece que tem alguma coisa solta, daí eu preciso parar o carro e dar a ré para ele voltar ao normal.
Levei novamente no mecânico, e ele achou uma "folga" no cardan dianteiro e já condenou a peça. Contudo, já vi aqui no fórum que esta "folga" é normal. Ainda não consegui levantar o carro para testar o 4x4 no ar, porque estava lotado. Então novo teste agendado para segunda-feira.
Porém, como este mecânico, especializado MWM, está querendo deixar meu carro 0km, alguém teria uma sugestão?
Aguardo anciosamente.
Diagnótico parcial nova dúvida
Hoje consegui investigar minha picape e descobri um pequeno vazamento na embreagem, dentro dela. Tá "suando" na região do volante do motor.
Agora a pergunta é: Vale a pena baixar a caixa para consertar?
Ainda aguardo uma vaga no mecânico para descobrir o barulho quando uso o 4x4.
Constatei que a "folga" alegada pelo mecânico no meu diferencial é normal. Graças a deus existem carros para comparar. Ou então, todos estão com o mesmo problema.
Restam a homocinética e a RL.
mantenho informado e aguardo notícia
Gostaria da sua ajuda se possível.
Citação:
Postado originalmente por
davidss6
Pessoal, depois da tentativa frustrada de trocar o rolamento do cardã, o que resultou numa nova zica (trepidação durante arrancada em subidas ingremes ou com o carro cheio de peso), dou como terminado o problema que relatei neste tópico.
Levei o carro hoje em um mecânico de confiança (que trabalhou muito tempo em concessionárias nissan, e tem experiencia neste tipo de viatura) para analisar o problema e segundo o parecer dele:
Esse problema de vibração no cambio da frontier é assim mesmo. Como o cambio é apoiado precariamente por apenas um suporte/coxim eh comum que com o tempo ele venha ter este tipo de vibração e virtude de desgaste. Por isso, segundo ele, não se anda com esse carro em ponto morto. Falou ainda que isso não é um problema com que eu deva me preocupar, a não ser que o coxim se desgaste muito e a batedeira começe a aparecer também com o carro engrenado. Nesse caso sim, é o caso de começar a pensar em trocar o coxim do cambio e motor.
Sobre a trepidação durante as arrancadas em subida, ele me falou que se tratava de um problema no cardã e me indicou um lugar especializado (carda minas). Fui nesse tal lugar e lá eles constataram que o rolamento paralelo que eu havia comprado já estava com folga. O mecânico me indicou um outro tipo de rolamento, que é menor, vem com bico para engraxar e com um tipo de suporte diferente.
Confiei nessa indicação e pedi para fazer o serviço completo (troca do rolamento/ balanceamento e alinhamento do cardã). Peguei o carro agora pouco e a vibração realmente desapareceu.
Eh isso aí, :concordo:
Agora eh curtir a viatura até a proxima zica.
Obrigado a todos!!
Olá amigo. Estou passando pelo mesmo problema que você. Após trocar o rolamento central por um paralelo, a pkp ta tripidando durante as arrancadas e principalmente em subidas. Já troquei por 2 vezes e o problema persiste. Será que você saberia me dizer qual o tipo modelo do rolamento que você trocou ?
Sou de vitória no ES. Se estivesse próximo a loja cardã minas eu iria nela. Probleminha chato esse hein ?!?!
Obrigado