Camarada Cavalcante me explica uma coisa sou totalmente leigo nesse assunto cara esse rádioé so comprar instalar e usar ou precisa autorização da anatel ou outra coisa do tipo? valeu!!
Rapaz, para usar um rádio, seja ele PX, que é o caso desse que eu estou vendendo, ou PY, em VHF, você precisa de um indicativo, ou licensa para operar, como precisa de carteira de motorista para dirigir... Em tese, você pode dirigir sem carteira e operar um rádio sem licensa, mas...
O processo pra tirar a licensa para PX é bem simples, pode ser feito todo pela internet e é baratinho. A primeira sai em torno de 40,00 com todas as taxas e anualmente é paga uma taxa de fiscalização, de uns 15,00 mais ou menos. Dê uma olhada em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12203 para maiores detalhes. Lá tá tudo mastigadinho.
Ah, e com o rádio na mão você ainda vai precisar de uma antena, suporte (dependendo do carro e da antena) e cabo pra ela, você vai gastar mais uns R$100,00 nisso tudo, mais ou menos.
Só uma correção: os rádios agora são o Cobra 19 Ultra III. É igualzinho ao DX IV, só mudou o nome...
As diferenças desses rádios para os modelos mais antigos (19 Ultra, Ultra II, ou DX, DX II e DX III) é que a seleção de canais é por um controle rotatório (dial - muito mais prático que as velhas teclinhas de + e -) e o display é LCD, enquanto que nos outros é de leds.