Opa Edmarcio. Tive os mesmos questionamentos que vc quando li isso e conjecturei algumas possibilidades (posso, claro, estar completamente enganado... rs, são suposições e gostaria muito de saber a opinião dos demais). Mas reparando na minha, quando saio de casa eventualmente ela patina numa areia que se acumula, quando engato o 4H para sair disso percebo uma patinada muito breve (coisa de meio giro da roda traseira ou menos) antes de sair. Acho que essa patinada deve ser o suficiente para "travar" o acoplamento viscoso e compartilhar a tração com o eixo dianteiro. Quanto ao peso ao dirigir, suponho que isso possa ser devido ao semi-eixo dianteiro acoplado que daria um "peso" maior ao rodar. E durante curvas, mesmo sendo um atrito baixo, haverá algum atrito no acoplamento viscoso por conta da diferença de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro, e portanto, alguma resistância, mesmo que pequena, vinda dele. Enfim, suposições.. Ideal mesmo seria conversar com alguém que já viu esse sistema aberto para saber se viu ou não algo além de um acoplamento viscoso lá dentro. rs