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Indicador/bóia de combustível da tr4.

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  • 22/05/2018, 09:49
    carol_pucci
    Pessoal, será que o problema que estou tendo com minha TR4 2008-Flex, podem me ajudar?

    O marcador de combustível (no painel) fica no máximo sempre, não mexe, nunca sei se o tanque está pela metade.
    Meu mecânico acredita serem as bóias que não estão marcando adequadamente, o que vocês acham?

    abraços
  • 23/05/2018, 23:24
    Parapa_Sam
    Citação:

    Postado originalmente por carol_pucci Ver Post
    Pessoal, será que o problema que estou tendo com minha TR4 2008-Flex, podem me ajudar?

    O marcador de combustível (no painel) fica no máximo sempre, não mexe, nunca sei se o tanque está pela metade.
    Meu mecânico acredita serem as bóias que não estão marcando adequadamente, o que vocês acham?

    abraços

    Eu tive esse problema e cheguei a comprar um boia original na MMC.
    Qdo levei no mecânico, sob um passe de mágica voltou a marcar corretamente e daí fiquei 3 anos com ela até a sua venda.
    Tenho essa boia até hj guardada na cx (boia comprada na Natsu em niterói).
    Se vc precisar e deseja vendo ela pra vc pela metade do preço praticado pela MMC.
    Abçs do Sam!
  • 24/05/2018, 09:17
    Humberto Teles
    Minha experiência: TR4 Flex 2007, com esse problema desde os 70 mil kms rodado (atualmente está com 142 mil). Como estou dando uma reforma geral na viatura, resolvi também consertar isso. Após pesquisa por oficinas e na própria MIT, me foi informado que o jeito é trocar as duas bóias, pois uma marca da metade do tanque pra cima e a outra da metade pra baixo. Meu problema sempre foi encher o tanque e não passar de 3/4, basicamente a mesma coisa que todo mundo relatou.

    Enfim, pesquisei e comprei duas bóias/sensores de nível da marca VP (VP-8155, aplicação conjunto DELPHI para TR4 Flex 07/2007>2010), em torno de R$ 60/cada. Levei numa oficina de confiança, acompanhei o reparo, que é bem chato e foi descrito pelos colegas anteriormente. Feitos os testes de instalação, os dois sensores estavam funcionando, foram calibrados com o marcador do painel do carro, tudo em ordem. Saí da oficina com 1/4 de tanque, tudo normal. Semana passada, enchi o tanque, pegou 50 litros (normal, tudo em ordem)... e o ponteiro só chegou em 3/4 de tanque!!!

    Em conversa com outro mecânico ontem, numa outra oficina, estava fazendo outro serviço e chegou uma MIT L200 Triton, com o dono reclamando a mesma coisa, que sofreu pane seca com tanque pela metade e foi dito que para resolver de vez isso, a solução é instalar sensores originais, da MAGNETI MARELLI, os quais não encontrei disponíveis na internet. Alguém já instalou esses da MAGNETI MARELLI e resolveu o problema?
  • 16/01/2019, 13:09
    paulonunesgb
    Boa tarde Alexandre eu convivo com exatamente o mesmo problema a uns 3 meses.
    Poderia compartilhar como você resolveu? ou ainda o problema persiste?


    Abraço
  • 16/01/2019, 17:53
    Edmarcio
    Paulo, esse problema é relativamente comum.
    Nesses modelos de 2010 pra frente o tanque é “duplo”, dividido pelo cardan e nesse caso são duas boias que informam o nível do combustível.
    Já tive problemas parecido com a minha 2010 e solucionei trocando ambas as boias de nível de combustível.
  • 06/02/2019, 21:40
    Andre Augusto de Carvalho
    Ideal seria trocar as duas boias. Mas identificar qual das duas está com problemas eh fácil. Um multímetro pra medir a resistência. Enche o tanque pra ter certeza da marcação. Tirando o assento do banco traseiro acessa as tampas de visita ao tanque. Desconectando os pluga nas duas visitas vai observar que são 5 pinos.
    O do meio não tem função os das pontas são a alimentação da bomba e os pinos que restam o 2 e 4 poderá usar pra medir a resistência da bóia... Que com tanque cheio deverá estar perto de 10 ohms.
    Repita o processo dos dois lados e a bóia que estiver marcando muito diferente disso eh a defeituosa.
    Se for a do lado direito do carro eh bem fácil trocar... Já a da esquerda necessita afrouxar o tanque para ter acesso melhor ou retirar o tanque por completo.
    No meu caso como o problema estava na da direita... Só troquei ela... Se tivesse na da esquerda eu trocaria as 2 logo. A segunda nova está guardada em casa.

    Tem um vídeo no YouTube em 3 partes q da o passo a passo.
    Troca da boia de combustivel Pajero TR4 (lado passageiro) - 1/3 - YouTube
  • 06/10/2019, 09:26
    Jaworski
    Bom dia galera, troquei as duas boias, e continuo com problema o marcador não passa do meio, entra na reserva normal, mas quando completo o tanque só entra 40 a 45 litros sendo que cabe 72 litros, qual seria o defeito?
  • 26/12/2019, 22:15
    gasparlakes
    Boia de Combustível - Pajero TR4
    Boa noite pessoal,

    Tive problema com a marcação de combustível de minha Pajero TR4 (2012) e me dirigi até um auto-elétrico.

    Após as medições e verificações, o profissional constatou que se tratava de problema na boia, me indicando a compra de uma nova, para substituição.

    Fui até uma auto-peças e adquiri a boia compatível, conforme especificações do catálogo do vendedor.

    No momento da instalação, constatamos que a boia original da TR4 vinha com os fios da resistência blindados em seu interior e, na outra ponta, já montados no plug, o que não ocorria na que comprei (que veio apenas com o encaixe do plug, mas sem este e os fios).

    Após procurar em várias outras lojas a boia idêntica à original e não encontrar, o eletricista sugeriu que instalássemos a comprada, mediante a emenda entre o plug da boia antiga e um plug por ele montado e funcionou. Os fios foram isolados e a boia montada, tudo está funcionando perfeitamente.

    Questionei ele sobre o fato da emenda e dos fios ficarem submersos no tanque - o que já ocorria antes, apenas sem emenda, na boia original - e ele me disse para ficar tranquilo que não havia problema, pois ali apenas passa corrente/energia "negativa", que se junta ao "positivo" no painel, para mostrar a quantidade de combustível.

    Essa emenda pode vir a gerar faíscas, fogo, explosão ou algo do tipo?

    Continuarei a procurar a boia original e quando encontrar, irei substituir. O carro está funcionando normalmente.

    Obrigado
  • 21/02/2021, 13:16
    ale2021rs
    Olá. Desculpem por ressuscitar o tópico, mas finalmente encontrei alguém com o mesmo rpblema que estou enfrentando com uma minha Tr4 2012. Tenho procurado bastante no fórum porque não gostaria de abrir um tópico novo para um assunto que certamente já deve ter sido bastante debatido.
    Bom, mesmo problema: ao ligar o carro, o marcador mostra nível normal de combustível. Depois de alguns minutos rodando, o marcador baixa até 1/4, depois sobe um pouco novamente e assim fica.

    As 2 boias são novas. Também fiz uma aferição das boias na esperança que fosse dar certo. Sem sucesso. Realizei os testes com multímetro e tudo parece ok.

    Agora desconfio do chicote (módulo completo) das bombas. Seria possível que fosse ele?

    Perdão novamente por trazer o assunto à tona, mas a tr4 é um carro ainda muito desejado hoje em dia e comigo não foi diferente. Adquiri a minha em 2019 e de lá pra cá só alegrias. Moro em região litorânea e esse carro espetacular mudou a vida da minha família. Nada mais justo que mantê-lo sempre impecável.

    Obrigado e aguardo uma ajuda se possível!
  • 12/03/2021, 16:19
    Gustavo Real
    Boia sensor nivel combustivel pajero tr4 - 2012
    Olá,

    Tenho uma Pajero TR4 2012 e estou com problemas no sensor de nível do combustível...

    Alguém já teve experiência com essas boias paralelas?
  • 13/11/2021, 12:31
    André Diemer
    Olá. Mi há tr4 ( que adquiri a uma semana) não marca combustível. Garagiasta me passou a perna falando que tava na reserva. Fui encher o tanque né não saiu da reserva. ( ponteiro nem meche abaixo do E). Só entrou 50 lt. Já testei as boias e a resistência tá ok . Vazia, 180 ohm. Cheio 10 ohm.
    Minha dúvida é:
    Antes de correr atrás de um módulo , tem algum teste a ser feito no marcador ?
    Tô na dúvida se não é o painel...
  • 15/11/2021, 07:28
    André Diemer
    Agora descobri que não tem modulo. Eliminaram. Tá ligado as bombas direto no pós chave. Que perigo. Vou ter que trocar tudo...
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