Pra sincero, acho que prefiro o funcionamento dos motores a gasolina. Minha paixão pelo diesel sempre foi por sua rusticidade, mas parece que hoje em dia isso não é mais uma verdade.
Essa é uma discussão antiga e já rodou mais de 300mil km aqui no forum...hehehe. Mas a minha opinião é que motor a diesel não vale mais a pena. A economia que se faz é em relação ao valor do litro do combustível na bomba, que já não é tão grande como era na decáda de 80. Em questão de autonomia, acho que dá igual, pois andando do mesmo jeito e no mesmo local, abastecendo juntos, a minha TR4 08/09 fez a mesma média de 7km/l na gasolina que a Full 3D Diesel 10/11 de uma amigo meu. Seguro, diesel é muito mais caro (principalmente em SP). Risco de roubo, diesel é muito maior. Manutenção, hoje com os motores eletrônicos tem vários relatos de problemas com a qualidade do diesel com consertos bem caros. Gasolina ruim vc tira, lava o tanque e enche de novo e vai embora. E o motor flex tem a vantagem de andar no álcool que nas grandes cidades tem época que vale a pena. Sem contar o csuto ecológico de queimar gasolina x queimar diesel, sem comparação.
Galera, sou fascinado em diesel. Tentando deixar o gosto de lado...
Acho que as desvantagens de se usar diesel aparecem para quem roda "pouco". Porém, temos que ter alguns critérios para comparar, pois realmente, uma Pajero Full novinha a diesel faz em torno disso aí que falaram (7 Km/L), e uma gasolina, calculo uns (5 Km / L ? Não sei) e aí realmente me parece uma questão de gosto, até porque a durabilidade desses motores Mitsubish não se compara a de um MWM, NGD, e etc.
Eu tenho uma Pajero GLS-B 2.8 ano 2000 e fico muito satisfeito com a autonomia dela que chega fácil a 800 Km antes de entrar na reserva (+- 10.5 Km/L - tanque de 92 litros). E por enquanto, nenhuma manutenção séria. Meu mecânico e bombista dizem que não devo me preocupar, que tenho motor pra uns 500.000 Km fácil, do jeito que cuido do carro. Mas, tenho lás minhas desconfianças com motores Mitsubish. A principal vantagem do motor a diesel, é sem dúvida o torque. Sempre sobra força.
Essa é uma discussão antiga e já rodou mais de 300mil km aqui no forum...hehehe. Mas a minha opinião é que motor a diesel não vale mais a pena. A economia que se faz é em relação ao valor do litro do combustível na bomba, que já não é tão grande como era na decáda de 80. Em questão de autonomia, acho que dá igual, pois andando do mesmo jeito e no mesmo local, abastecendo juntos, a minha TR4 08/09 fez a mesma média de 7km/l na gasolina que a Full 3D Diesel 10/11 de uma amigo meu. Seguro, diesel é muito mais caro (principalmente em SP). Risco de roubo, diesel é muito maior. Manutenção, hoje com os motores eletrônicos tem vários relatos de problemas com a qualidade do diesel com consertos bem caros. Gasolina ruim vc tira, lava o tanque e enche de novo e vai embora. E o motor flex tem a vantagem de andar no álcool que nas grandes cidades tem época que vale a pena. Sem contar o csuto ecológico de queimar gasolina x queimar diesel, sem comparação.
Abs
Lindóia
GASOLINA PODE NAO SER MAIS "ECOLOGICO" que Diesel. Em principio o motor diesel eh mais eficiente, muito mais eficiente. o motor diesel queima a temperatura mais alta e diesel tem maior octanagem. Mas justamente por ter maior octanagem o motor diesel acaba poluindo o mesmo que um motor a gasolina compensando a eficiencia. No entanto, os motores a gasolina tem evoluido mais do que os motores diesel. Nos ultimos 12 anos, motores a gas ficaram 12% mais economicos enquanto os motores diesel apenas 7%.
O pessoal que está respondendo está se prendendo ao fator consumo. Minha dúvida é com relação a durabilidade e custo de manutenção.
Manutenção, se for pelo que aparece no fórum a do diesel está mais cara, pórem tem mais diesel que gasolina por aqui. Até sobre a durabilidade é díficil de falar, eu mesmo nunca vi um motor a gasolina rodar uns 300 mil km, tirando veiculos com uns 10 anos de uso já.
Pessoal, não adianta: a vida útil de um motor HSD é de 300.000km. Se rodar um pouco mais ou um pouco menos, vai depender da sua sorte e da sua manutenção.
Na minha primeira resposta, mandei o autor do tópico dar uma pesquisada no fórum, pois já existem tópicos com essa discussão. Segue minha opinião contudo.
GASOLINA
+ Baixo ruído
+ Maior Conforto
- Menos torque
- Maior consumo
+ Menor valor de seguro
+ Menor preço de manutenção
+ Para quem roda até 20.000km por ano, tem melhor relação preço do carro x km rodado
- Durabilidade do motor: cerca de 200.000km (o que passar disso é lucro)
DIESEL
- Maior vibração, apesar que os motores mais novos estão bem confortáveis
+ Torque em baixas rotações, excelente para trabalho de força (com a caçamba lotada) e trilhas
- Seguro caro
- Visado para roubos
+ Consumo praticamente padronizado: 10km/l @ 100km/h. Claro algumas fazem mais, outras menos. Depende do carro
- Valor mais caro
+ Melhor revenda
+ Vida útil do motor: cerca de 300.000km
+ Recomendado para quem roda mais de 25.000km por ano, reduzindo a relação preço do carro x valor do km rodado
+ Pouca manutenção. Mas quando dá manutenção, é cara. Especialmente nos Common Rail. + 11º mandamento: dirigirás um carro à diesel e jamais pisará num veículo a gasolina novamente.