Estou trocando meu Siena Fire 1.0 Completo 2008 por uma Sportage curta. Apareceram algumas e fiquei interessado em algumas, duas delas 2001 uma a gasolina e outra a diesel. Estou na duvida entre elas, uma com 127 cv e outra com 87 cv, são 40cv de diferença, isso não os preocupa ? Uma coisa que me tira o sono, é que as duas ja tiveram a manuntenção nos motores (ferveram). Em uma delas o motor foi feito completo, e na outra foi trocado completo, com NF da propria KIA no novo motor.
Quero a viatura para trilhas médias, passeios familia e viajens. Ou seja, será meu segundo carro para tudo.
Estou trocando meu Siena Fire 1.0 Completo 2008 por uma Sportage curta. Apareceram algumas e fiquei interessado em algumas, duas delas 2001 uma a gasolina e outra a diesel. Estou na duvida entre elas, uma com 127 cv e outra com 87 cv, são 40cv de diferença, isso não os preocupa ? Uma coisa que me tira o sono, é que as duas ja tiveram a manuntenção nos motores (ferveram). Em uma delas o motor foi feito completo, e na outra foi trocado completo, com NF da propria KIA no novo motor.
Quero a viatura para trilhas médias, passeios familia e viajens. Ou seja, será meu segundo carro para tudo.
Obrigado.
Só por curiosidade, quanto custou um motor novo completo na kia?
Como vc pediu opinião eu acredito que esse que está com motor novo com NF seria a melhor opção independente do combustível, mas não ficou claro se esse que trocou o motor é diesel ou gasolina.
Mesmo com menor potência o torque é bem maior e isto é o que faz toda a diferença .
MINHA OPINIÃO .
Abraço...
A verdade é que a potência de um motor a gasolina nunca é "igual" a de um motor a diesel. Um motor a diesel de uns 85cv equivale a um motor a gasolina de uns 100cv ou mais. Motor a diesel tem muuuuito torque. Aqui perto de casa tem uma subida leve com um semáforo, eu consigo segurar a minha Sportage(diesel aspirada) na embreagem na subida, sem usar os freio, e no Vectra 2.0 do meu pai eu não conseguia fazer isso, o motor morria e eu passava vergonha, hehehe! Não é correto segurar o carro na embreagem, eu fazia isso só pra ver o torque.
O motor trocado é o gasolina, e o vendedor não me passou os custos, apenas que comprou tudo novo, na Kia em Itu - SP, desde o bloco até as peças menores e sensores.
Li que os motores a diesel "fervem" com mais facilidade do que os gasolina, procede essa infomração ?
Para pancadari aem trilha o gasolina é melhor, mais durável e funciona bem.
O diesel é muito mais economico, mas não aguenta o tranco...mesmo as TDI. Projeto tão pobre qto do motor a gasolina.
Falta um motor decente nas sportages, isso é fato. Teria de ser um 2.2 gasolina ou um 2.5 a diesel TDI. Daí sim a coisa ia ficar boa!
Bem, sua dúvida é bem parecida com a minha quando eu estava para comprar a Sportage, eu optei pela Diesel pela confiabilidade do motor, e principalmente pelo consumo, a gasolina faz na estrada 9km/l e a diesel com os pneus originais 12km/l de média.
Para passeios e trilhas leves com a família a falta de potência nem é sentida, principalmente se você usar a reduzida, a bichinha vira um trator, não sou um cara doutor em trilhas então para mim ela é ótima, e surpreende os L200's, Pajeros e Hilux's que viajam comigo.
Os carros a gasolina que acompanham nosso grupo sempre têm que levar uma reserva de gasolina ou visitar constantemente o posto (tem uma pajerinho que faz 5km/l na trilha), também os motores a gasolina apresentaram alguns problemas nas travessias de água, o diesel perdoa mais os inexperientes, coloca a reduzida e deixa a marcha lenta fazer a travessia, só vai acelerar na hora de sair da água.
Na estrada a diesel é muito parecida com um carro 1.0, mas sobe bem melhor, e pode colocar peso que ela não sente, anda quase igual carregada ou vazia, a minha parece uma carroça quando viaja, instalei um bagageiro da escosport nela e o que não cabe dentro vai lá fora, também levo as bicicletas da família (3 fora e 1 dentro desmontada) e vai que vai, só não pode querer manter 120km/h numa subida.rsrsrs
Quanto a ferver o motor, no caso da Diesel, a cada 60.000km fazer o varetamento do radiador, e lembrar que a capacidade do líquido de arrefecimento é 8 litros, então se for colocar o aditivo que mistura água, são 4 litros, pouca gente sabe disso. A minha nunca ferveu, mesmo sendo exigida, aliás quando entra o intercooler ela baixa a temperatura, pouco mas baixa, nas subidas de serra você o turbo trabalhando o tempo todo.
Espero ter ajudado!
Bem, por motivos de força maior (seguro, cond. gerais da Sptg...) estou optando pela 2.0 gasolina com motor feito (novo) com peças compradas na KIA Itu - SP.
Vou esperar pela resposta da loja na nova avaliação do meu carro.
Obrigado a todos, e vou atualizando o topico da compra.
Olá Th! No caso não compraria nenhuma das duas. Voce mora "dentro" do maior centro do país, procura uma original. Já vi várias anunciadas e pedindo pelo amor de Deus pra um comprar. Tem muita opção em Sampa, procura mais que vai encontar uma zerada. Sem essa de pressa, qualquer um aceita seu usado na troca por um SPT. Como usuário de TDI 2001 te recomendo estas, o TopGun relatou bem. Água destilada com 50% aditivo, tampa 0,9 nova, conferir acoplamento e demais "carinhos" que qualquer veículo necessita.
Boa sorte e muita calma nessa hora!!
LAMA!!