Postado originalmente por
Imperador!
Eu acho não recomendável trocar a hélice pela de 8 pás, pelo menos motivo que a maioria das L200 Sport e Outdoor com problema de aquecimento trocou a palheta de 8 pás pela de 11 pás. Outra coisa, eu acho que nem são fabricadas mais palhetas de 8 pás pra L200 e a sua 2010 não deve ser compatível com a de 8 pás (iria precisar de adaptação).
Eu não tenho certeza, mas eu acho que quando as correias ficam frouxas o ajuste dinâmico das partes móveis do motor fica comprometido (rodando mais livre do que deveria), deixando alguns componentes (como a hélice) mais suscetíveis de quebra.
Não acho que esse incidente é motivo para trocar de carro. Poderia ter acontecido com qualquer carro, foi só azar mesmo. A mesma vetoinha é usada na Ranger 3.0 (existem relatos da mesma ventoinha quebrando e furando o radiador, como ocorreu com você). A Hilux e a Frontier (salvo engano) também usam 11 palhetas, só mudando o modelo.
Muitas críticas podem ser feitas a mecânico de concessionárias, mas no seu caso parece que você foi bem assessorado. Em geral, o atendimento é ruim e o serviço é pior ainda, mas nã se pode generalizar, pois ainda existem boas empresas e profissionais no mercado.