Para quem vai fazer cabeçote L200 sport/outdoor. Leia...
Citação:
Postado originalmente por
RicardoMalta
Bom, vou colocar aqui procedimentos para se fazer troca do cabeçote..
sem dor de cabeça de ter que refazer o serviço depois !! quem quiser contestar
fique a vontade, não sou o dono da verdade!
Primeira coisa que precisa saber, L200 nao aceita planeio.. retifica , esqueça..!!! e dor de cabeça!
se funcionar na hora , vai dar problema em poucos quilometros...
Segunda coisa , Nao COMPRE CABEÇOTES DE 2° LINHA, tipo o pessoal ta colocando muito da H100
tambem e dor de cabeça, opte pelo cabeçote original, ou primeira linha!!
Terceira coisa, a junta tem que ser ORIGINAL! AÇO!..
Quarta.. : tem que comprar os parafusos cabeçote novos.. pois com a questão de temperatura e aperto anteriores, eles dilatam, nao dando torque preciso!
Quando o mecanico tirar o cabeçote, peça para que ele faça medição compesação... pois voce tem que saber o tamanho da junta para comprar certo.ex: 2 pics, 3 pics, 4 pics....,
Segue tabela de torque L200 :
1° Etapa: 4kg em todos os parafusos
2° Etapa: 8kg em todos
3° Etapa: 12kg em todos
4° Etapa: Retornar 90°
5° Etapa: 12kg em todos
6° Etapa: Retornar 90°
7° Etapa: 12kg em todos
8° Etapa: Retornar 90°
9° Etapa: 12kg em todos
10° Etapa: 14kg em todos
Folga das Valvulas : 0,25mm tanto para escape, tanto para admissão...
segue tambem sequencia de apertos..
Espero que possa ajudar...
fiz o cabeçote, ficou perfeito.. respeitando estes procedimentos..
abraço a todos
Agradecimento ao colega pela ilustração e detalhamento da forma como apertar o cabeçote da Pajero.
Para todo motor existe uma sequência de fábrica e geralmente elas devem ser cruzadas ou em X para evitar empenamento na hora do aperto e na maioria das vezes do centro para as pontas que são as partes menos resistentes, e com a mesma quantidade voltas no parafuso, não deve ter pressa de fazer o aperto do motor, pois o valor gasto nessas viaturas não são baratos não.
A minha Pajero 2.8 94/95 foi feita inteira aos 240 mil com peças originais, mas o "mecânico" não prestou atenção ou nem desmontou a Válvula termostática para averiguar e ver que seria necessário a troca da mesma, que original custa 280 mangos e agora o prejuízo vai ser de mais de 3 mil pela negligência, recomendo sempre por aditivo e verificar que está ficando sempre quente, verificar a válvula, a polia viscosa e mangueiras para não ter um prejuízo ainda maior, como no meu caso.
Ps.Todo cabeçote tem um limite de passe, e a junta certa para cada retifica deve ser usada para evitar problemas de sobrepressão interna e nem falta dela.
Abraço e fiquem com Deus e os Santos protetores de donos de carro Diesel...rsrsrsrs