x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

ABS agindo de forma estranha.

Fala Gente!

A uns 10 minutos atraz quase bati a TR4 2010 por causa do ABS!

Estava fazendo meu caminho normal de todo santo dia e em determinada parte dele a rua faz uma descida acentuada e com isso o carro facilmente pode sair com os pneus do chão.
    Foi oq aconteceu agora, acredito que não chegou a sair pneu nenhum do chão mas foi quase e no meio disso comecei de freiar pq o farol a frente estava fechado e tinha carros parados, nisso o ABS já começou de trepidar o pedal e nada do carro freiar, eu pisando tudo oq dava no freio e nada, só foi começar de freiar mesmo uns 20/25 metros depois e mesmo assim ficou trepidando o pedal do freio. Parei a uns 5 metros do carro da frente...ainda bem que só estava a uns 60km/h!

Sinceramente não entendi oq o ABS quiz fazer nessa minha situação, nenhum carro meu jamais fez algo assim nesse mesmo lugar, inclusive já cheguei a sair com os 4 pneus do chão com outro carro e tudo normal, nem senti trepidação no pedal do freio.

Alguem já passou por alguma situação perigosa por culpa do ABS?

[]´s
    Paulo

Usuário
    Entrada
    07/07/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Muito estranho o seu ocorrido, ABS sempre me salvou.
    Só sei que ABS em algumas situações off-road é pior ( do sentido de atrapalhar), como em areia, mas no seu caso, acho muito estranho!!

Usuário
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 6
    Quando uma ou mais rodas travam, o ABS atua fazendo com que o pedal trepide. A traseira da TR4 é leve em relação a frente e, como você estava em uma descida íngreme, a traseira ficou mais leve ainda. Basta um detalhezinho como um pouco de óleo e se estiver chovendo para que uma roda traseira trave, fazendo com que o que relataste ocorra. Para ter certeza de que não é um problema no freio, que esteja bloqueando alguma roda por defeito, teste em uma estrada com um pouco de areia ou cascalhinho, a baixa velocidade: se arrastar roda, tem problema.

Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.

Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!

TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!

[]´s
    Paulo

Sei não, mas o relato pra mim é de funcionamento normal. è normal o pedal trepidar e fazer barulho em uma freada brusca ou com pouca aderência. Mesmo com esse comportamento o que se deve fazer é continuar pisando fundo no freio que o abs faz o resto.

Agora, se havia rodas no ar essas rodas não poderia ajudar o carro parar, independentemente de ter ou não abs.

Abs

Lindóia

Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!
    Paulo,

Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.

Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...

Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?

Abraço,
    Neilson

Usuário Avatar de sgrul1
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Agradecimento: 1
    Amigo, ta certo que nao sou expert no assunto mas nao consigo entender...O abs qdo entra em ação trepida mesmo, qto mais brusca a freada. Agora roda no ar so com paraquedas... como disse, nao entendo como a roda sai do chao em uma descida...será q eu entendi direito?

Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    O ABS no asfalto molhado pode enganar... uma vez estava em um acesso à avenida 23 de Maio aqui em São Paulo, não tem nada de mais, apenas um pequeno declive e uma valeta logo antes da avenida. Estava garoando, e quando pisei no freio, o ABS 'enloqueceu'... na hora, achei que o ABS tinha quebrado! Mas tudo bem, consegui reduzir a velocidade e entrar na avenida com segurança. Porém, quando olhei no retrovisor, vi uma S10 (acho, vi de relance) atravessando no mesmo acesso, por sorte não bateu em nada. Conclusão, devia haver óleo na pista, e se não fosse o ABS, certamente eu teria atravessado.

Porém, ABS não é só alegria... em estradas de terra com custelas de vaca ele prega muito susto! Tanto que sempre tiro o fusível do ABS nos MMS. Mas no asfalto funciona muito bem! Principalmente molhado...
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Paulo,

Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.

Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...

Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?

Abraço,
    Neilson
    Vou tentar arrumar um tempo pra ir hj na miti, passar um scanner no abs ver oq aparece.

Eu acho que não tem problema nenhum no abs/ebd do meu carro, ele apenas foi burro nessa situação.

[]´s
    Paulo

Vou tentar explicar novamente com outras palavras pra ver se todo mundo entende sem duvidas! hehe

Não estava chovendo, não estava rápido (60km/h), não fiz uma freada brusca, não tirei o pé do freio em momento algum e assim que percebi que não estava freando nada eu pisei o mais forte que pude e não fez efeito algum!

Sobre pneus no ar, a rua em questão no meio dela começa uma descida brusca, digamos que é como se o chão acaba-se e vc simplesmente despenca, é quase isso que tem nessa rua! Então mesmo vindo a uns 60km/h vc pode dar um pequeno vôo, do tipo algumas rodas sairem alguns poucos centímetros do chão!

Agora o que eu acho que aconteceu foi o seguinte!
    No momento que pisei no freio pode ser que alguma roda ainda estivesse no ar ou então tinha acabado de tocar o chão então por causa disso ela iria travar facilmente.
    Ai por causa disso o ABS liberou os freios dessa ou dessas rodas até ela ter aderência novamente, que é o funcionamento normal do ABS.

Até agora tudo certo, nada de estranho, o ABS fez oq deveria, o problema começa a seguir!

Sei lá pq o ABS acabou liberando o freio em todas as rodas e não apenas na que estava sem aderencia.
    O pneu que supostamente estava sem aderência ficou nesse estado por menos de 1 segundo, era apenas o tempo de tocar o chão novamente e o carro transferir seu peso pra ele fazendo assim ter boa aderencia novamente e com isso o ABS poderia parar de atuar nesse pneu deixando ele frear normalmente!

Acontece que o ABS sei lá por qual motivo atuou em todas as rodas e pra piorar demorou uns 20 metros até eu voltar a ter qualquer tipo de freio!
    Eu fiquei por cerca de 20 metros com o pé atolado no pedal de freio, que estava trepidando muito, e o carro foi simplesmente indo no embalo sem freiar absolutamente NADA!

Lembrando que não estava chovendo, pista completamente seca, e eu estava a apenas 60km/h. Pelo fato de estar devagar é que não bati nos carros parados a minha frente, pq mesmo o carro indo no embalo por cerca de 20 metros ainda assim o espaço que sobrou foi o suficiente para parar o carro quando os freios voltaram a atuar, se eu estivesse a uns 80km/h eu acho que teria batido!

Vou ver se consigo ir hj na miti, mas tenho certeza que no scanner não vai acusar problema algum no ABS do carro, o fato ocorrido foi apenas uma burrice do ABS desse carro.
    Com todos os meus outros carros nunca tive problema nenhum nesse mesmo local e eu já passei muito mais rapido inclusive saindo com os 4 pneus do chão, alias acho que até comentei isso aqui uns tempos atraz com meu azera.

[]´s
    Paulo

Paulo,

Se o pedal estava trepidando, então o freio estava sim acionado. A trepidação é justamenteo pq o ABS freia o carro como se vc estive pisando e soltando o freio repetidas vezes, de modo que a roda não trava, mas vai parando o carro sem derrapar.

Quando o ABS funciona a sensação é que o carro não está sendo freiado, opis as rodas não travam e não tem o arrasto normal dos freios sem abs. mas iso não siginifica qu o carro não está sendo freiado. Pelo contrário, vc está freiando da maneira mais segura possível.

Talvez se não fosse o ABS vc tivesse perdido o controle do carro.

mas se vc está em dúvida, levara pra fazer o scanner e depois conta o que deu.

Abs

Lindóia

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.

Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!

[]´s
    Paulo
    Olá Kappa,

Já li matéria em revista de automobilismo dizendo que sobre costelinhas o freio ABS demora mais a parar que o freio comum. Na minha experiência, desliza um pouco mesmo.

A teoria de "uma roda suspensa" se aplicaria a carros das décadas de 80-90. Os atuais têm canais independentes do ABS para cada roda.

Agora em caso de dúvida sobre os freios, por menor que seja, eu levaria para inspeção na concessionária. Já tive defeito em ABS e o pessoal da Mit/Brabus foi competente para resolver. Um erro de montagem de mangueiras num carro que comprei usado tornou o ABS inoperante no lado esquerdo do veículo, que travava, enquanto no lado direito o ABS funcionava liberando as rodas. O carro simplesmente girava nas frenagens fortes!

[]s,

Paulo
    Obs.: compro carro sem vidro elétrico se precisar, mas não sem ABS!
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem