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Hybrid View

  • #1

    ABS agindo de forma estranha.




    Fala Gente!

    A uns 10 minutos atraz quase bati a TR4 2010 por causa do ABS!

    Estava fazendo meu caminho normal de todo santo dia e em determinada parte dele a rua faz uma descida acentuada e com isso o carro facilmente pode sair com os pneus do chão.
    Foi oq aconteceu agora, acredito que não chegou a sair pneu nenhum do chão mas foi quase e no meio disso comecei de freiar pq o farol a frente estava fechado e tinha carros parados, nisso o ABS já começou de trepidar o pedal e nada do carro freiar, eu pisando tudo oq dava no freio e nada, só foi começar de freiar mesmo uns 20/25 metros depois e mesmo assim ficou trepidando o pedal do freio. Parei a uns 5 metros do carro da frente...ainda bem que só estava a uns 60km/h!

    Sinceramente não entendi oq o ABS quiz fazer nessa minha situação, nenhum carro meu jamais fez algo assim nesse mesmo lugar, inclusive já cheguei a sair com os 4 pneus do chão com outro carro e tudo normal, nem senti trepidação no pedal do freio.

    Alguem já passou por alguma situação perigosa por culpa do ABS?

    []´s
    Paulo

  • #2
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    Muito estranho o seu ocorrido, ABS sempre me salvou.
    Só sei que ABS em algumas situações off-road é pior ( do sentido de atrapalhar), como em areia, mas no seu caso, acho muito estranho!!

  • #3
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    Quando uma ou mais rodas travam, o ABS atua fazendo com que o pedal trepide. A traseira da TR4 é leve em relação a frente e, como você estava em uma descida íngreme, a traseira ficou mais leve ainda. Basta um detalhezinho como um pouco de óleo e se estiver chovendo para que uma roda traseira trave, fazendo com que o que relataste ocorra. Para ter certeza de que não é um problema no freio, que esteja bloqueando alguma roda por defeito, teste em uma estrada com um pouco de areia ou cascalhinho, a baixa velocidade: se arrastar roda, tem problema.

  • #4
    Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.

    Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!

    TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!

    []´s
    Paulo

  • #5
    Sei não, mas o relato pra mim é de funcionamento normal. è normal o pedal trepidar e fazer barulho em uma freada brusca ou com pouca aderência. Mesmo com esse comportamento o que se deve fazer é continuar pisando fundo no freio que o abs faz o resto.

    Agora, se havia rodas no ar essas rodas não poderia ajudar o carro parar, independentemente de ter ou não abs.

    Abs

    Lindóia

  • #6
    Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!
    Paulo,

    Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.

    Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...

    Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?

    Abraço,
    Neilson


  • #7
    Usuário Avatar de sgrul1
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    Amigo, ta certo que nao sou expert no assunto mas nao consigo entender...O abs qdo entra em ação trepida mesmo, qto mais brusca a freada. Agora roda no ar so com paraquedas... como disse, nao entendo como a roda sai do chao em uma descida...será q eu entendi direito?

  • #8
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Paulo,

    Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.

    Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...

    Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?

    Abraço,
    Neilson
    Vou tentar arrumar um tempo pra ir hj na miti, passar um scanner no abs ver oq aparece.

    Eu acho que não tem problema nenhum no abs/ebd do meu carro, ele apenas foi burro nessa situação.

    []´s
    Paulo

  • #9
    Usuário Avatar de PauloJ
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    Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.

    Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!

    TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!

    []´s
    Paulo
    Olá Kappa,

    Já li matéria em revista de automobilismo dizendo que sobre costelinhas o freio ABS demora mais a parar que o freio comum. Na minha experiência, desliza um pouco mesmo.

    A teoria de "uma roda suspensa" se aplicaria a carros das décadas de 80-90. Os atuais têm canais independentes do ABS para cada roda.

    Agora em caso de dúvida sobre os freios, por menor que seja, eu levaria para inspeção na concessionária. Já tive defeito em ABS e o pessoal da Mit/Brabus foi competente para resolver. Um erro de montagem de mangueiras num carro que comprei usado tornou o ABS inoperante no lado esquerdo do veículo, que travava, enquanto no lado direito o ABS funcionava liberando as rodas. O carro simplesmente girava nas frenagens fortes!

    []s,

    Paulo
    Obs.: compro carro sem vidro elétrico se precisar, mas não sem ABS!
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

  • #10
    Citação Postado originalmente por PauloJ Ver Post
    Olá Kappa,

    Já li matéria em revista de automobilismo dizendo que sobre costelinhas o freio ABS demora mais a parar que o freio comum. Na minha experiência, desliza um pouco mesmo.

    A teoria de "uma roda suspensa" se aplicaria a carros das décadas de 80-90. Os atuais têm canais independentes do ABS para cada roda.

    Agora em caso de dúvida sobre os freios, por menor que seja, eu levaria para inspeção na concessionária. Já tive defeito em ABS e o pessoal da Mit/Brabus foi competente para resolver. Um erro de montagem de mangueiras num carro que comprei usado tornou o ABS inoperante no lado esquerdo do veículo, que travava, enquanto no lado direito o ABS funcionava liberando as rodas. O carro simplesmente girava nas frenagens fortes!

    []s,

    Paulo
    Obs.: compro carro sem vidro elétrico se precisar, mas não sem ABS!
    Verdade, eu tambem não abro mão de segurança, pra mim o carro tem que ter no minimo abs e airbag.

    []'s
    Paulo

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