Eu estava lendo as páginas e vi o relato de perder as correias por empeno de polias. Esse empeno só ocorre se a picape tiver batido forte de frente. For isso, não tem como empenar as polias.
No caso do excesso de tensão na correia do contra-balanço na L200 do nosso amigo Marcelo-HPE, é algo interessante de se ver, pois os tensores daas correias dentadas da L200 possuem molas de pré-tensão, e além dessa tensão no momento da montagem, não precisa colocar muito mais força. Na L200 do meu amigo que eu fiz a montagem do motor, os 2 tensores estavam sem as molas de pré-carga, então eu montei na mão mesmo, e conferi a folga da correia em cerca de 5mm para cima e 5mm para baixo no maior vão do sistema. Se ficar muito tensionada, existe o risco de quebra. Isso é assunto básico em montagem de motores. Me admira esse tipo de ocorrência dentro de uma concessionária, mesmo sendo MIT.
Leandro, as L200 costumam dar dores de cabeça principalmente para donos que não cuidam bem delas ou não sebem usar motores diesel. Fora disso, elas não costumam incomodar não. O único porém desse motor é a durabilidade final dele que eu pessoalmente acho pouca por ser um motor diesel. Mas vele lembrar que se esse motor for bem tratado, é capaz de rodar 300.000 sem nenhum problema.
Se o proprietário for descuidado ou não souber tocar um diesel, esse motor vai pedir retífica nos 100.000 por aquecimento.
Mais uma vez saliento que o maior problemas com as correias dentadas são causados pela montagem mal feita e ajustes de cargas muito elevadas. Nesse caso, é preferível usar a correia mais frouxa do que muito apertada. Correia frouxa não arrebenta, apenas pode pular dentes com o passar do tempo. Correia muito tencionada apresenta desgaste acentuado, prematuro e riscos de quebras.
No caso das correias grilando, eu aumento o volume do rádio que o problema está resolvido! ahahah!