Caros colegas foristas,
mais uma vez agradeço por fazer parte desta comunidade,
através desta dica, consertei hoje, eu mesmo, esta folga insuportável, na direção de minha pajero sport 3.5 2008,
Obrigado.
Versão Imprimível
ah pq não vi isso antes, comprei minha sport 07 e ela tava com uma folga grande na direção e estava "bebada" na estrada, e sinto até hoje como se fosse uma folga na caixa de direção.
levei no mecanico e mandei trocar tudo...
4 terminais de direção
4 pivo (2 inferior e 2 superior)
braço pitman e braço auxiliar
2 amortecedor dianteiro
bieletas e buchas da barra estabilizadora
tudo original, e acreditem depois disso tudo o carro se eu caio nun buraco ainda sinto uma pancada como se tivesse algum pivo ruim, e ainda sinto na direção a tal folga! ja mandei olharem se tem algo ruim no serviço, reapertar mas não acham nada. estou ficando doido já. a caixa de direção dela tem algma regulagem? pode ser uma folga nela mesmo :parede:
alguem me de uma luz, não aguento mais gastar dinheiro e não resolver o que me incomoda! :mad::mad:
Em cima da caixa de direção existe um parafuso de regulagem da folga, ele é travado por uma porca sextavada .
Com uma chave de boca ou estria de 17mm , folgue a porca e com uma chave de fenda pequena , de 1/4 a 1/2 volta no parafuso no sentido de apertar , em seguida reaperte a porca sextavada , depois faça um test drive para conferir.
abs
A minha Pajero, está com 30 mil km, toda novinha, levei no melhor alinhamento daqui de Belo Horizonte, tudo visto e checado, queriam trocar a coluna de direção completa, com o detalhe que a folga poderia vir com menos de 5 mil km, após ler a dica dos companheiros do forum, eu mesmo instalei uma simples abraçadeira na junção da coluna, conforme fotos que o Marcelo hpe postou, e simplesmente acabou o problema:concordo::concordo:
Cara, mais tabajara que isto, impossivel, faça o teste vc mesmo:grin:
Nossa cara, 30mil KM ja com folga! a minha tava com 90mil e eu pensei que tinha comprado uma bomba, com km baixada e tudo e etc...
mas pelos relatos, é pajero o nome disso hahaha
vou mandar comprar essas abraçadeiras e colocar la!! agora me tira uma dúvida, se eu levar na concessionária eles arrumam rapidinho pra mim? porque eu na verdadfe não tenho tempo nem espaço pra mexer no meu carro :\ adoraria fazer, até porque eu gosto de cuidar do meu carro, só que falta tempo e esspaço.
eu chego na concessionária e falo oque^? pra arrumar a folga na barra de direção que ela tem e etc...
Companheiro, essa solução, não é feita na concessionária, por que o negócio fica meio que gambiarrado, explicando melhor:
existe essa junção estriada, no meio da coluna de direção, lá dentro do motor, vc tem que puxar uma coifa que está cobrindo esta junção, daí vc vai ver que existe uma trava, com o formato de "c", segurando esta junção, como esta trava em c não consegue dar a firmeza necessária, daí a folga, qual é a solução?;
colocar uma abraçadeira por sobre essa trava, dando firmeza nesta junção, só que dependendo da abraçadeira, que foi o meu caso, vc não consegue cobrir a junção com a coifa, então, provavelmente, a concessionária se negará a realizar tal procedimento, pode levar em qualquer bitaca que vc conhecer, não tem erro, é só mandar colocar a tal abraçadeira e correr pro abraço.
tem um post anterior neste tópico, no qual nosso companheiro marcelo hpe, posta fotos exatas da junção, dê uma olhada lá.:concordo:
Sei, vou ter que fazer em casa mesmo. A barra de direçlão eu ja achei onde é, a coifa e tudo mais, só que como eu fui só da uma olhada nem prestei atenção nessa trava em formato de "c". Mais tarde vou dar uma olhada com calma e mandar comprar logo a abraçadeira e aproveitar meus funcionário aqui pra colocar a mão na massa! hahahahaha
obrigado a todos, pela ajuda, em especial para rodrigocockpit e Marcelo-HPE
um abraço,
Pedro Henrique
Conforme indicado em post anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=49839&page=2
[]´s
Alguem tem foto do local que sera colocado a braçadeira.
Grato,
Camarada é só clicar no tópico que o Amigo Ventus postou !!! só isso !!!
Amigo... muito obrigado.... nao estava conseguindo abrir a imagem......