Hi. Tava eu voltando para casa, 5a marcha, oitentinha por hora, vidros abertos... enfim, curtindo a paisagem. Daí vem uma subidinha e eu aperto um pouco o acelerador para manter a velocidade. E então vem um chiado do motor, mais para o lado direito. Tirei o pé, o chiado parou. Apertei o acelerador, o chiado voltou... Parei o carro e fui olhar as conexões da turbina (o chiado só ficava perceptível, de dentro do carro, após os 2000 rpm...) Não achei nada, mas tava certo que tinha algum vazamento na turbina. Faltavam uns 50 km para chegar em casa, decidi tocar viagem sempre mantendo o motor abaixo dos 2000 rpm.
Hoje, com o motor frio, decidi dar uma boa olhada em tudo antes de decidir o que fazer. Abri o capô e dei de cara com o problema (foto 1). Interessante que na estrada, no dia anterior, não tava daquele jeito... Pelo visto mesmo sem forçar o motor a ponto de a turbina entrar prá valer, a coisa piorou muito... Mas isso aí é coisa pouca, no meu ponto de vista. É só trocar a mangueira e tá de boa...
O que me preocupou foi o que achei na saída da turbina (fotos 2 e 3). Tá óbvio que esse óleo veio da turbina. Não parece ter vazado muito a ponto de comprometer o funcionamento dela, mas é claro que vale a pena dar uma olhada nela com mais cuidado, certo?
Outra coisa: Dá para levar o carro funcionando para a oficina (uns 15 km)? Ou é melhor guinchar mesmo?
Foto 1 (saída da turbina, antes do intercooler):
Foto 2 (Saída da turbina, vista de cima):
Foto 3 (Saída da turbina, vista pela lateral):
Opiniões???
[]'s