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Hybrid View

  • #1

    Problemas na turbina da L200.




    Hi. Tava eu voltando para casa, 5a marcha, oitentinha por hora, vidros abertos... enfim, curtindo a paisagem. Daí vem uma subidinha e eu aperto um pouco o acelerador para manter a velocidade. E então vem um chiado do motor, mais para o lado direito. Tirei o pé, o chiado parou. Apertei o acelerador, o chiado voltou... Parei o carro e fui olhar as conexões da turbina (o chiado só ficava perceptível, de dentro do carro, após os 2000 rpm...) Não achei nada, mas tava certo que tinha algum vazamento na turbina. Faltavam uns 50 km para chegar em casa, decidi tocar viagem sempre mantendo o motor abaixo dos 2000 rpm.
    Hoje, com o motor frio, decidi dar uma boa olhada em tudo antes de decidir o que fazer. Abri o capô e dei de cara com o problema (foto 1). Interessante que na estrada, no dia anterior, não tava daquele jeito... Pelo visto mesmo sem forçar o motor a ponto de a turbina entrar prá valer, a coisa piorou muito... Mas isso aí é coisa pouca, no meu ponto de vista. É só trocar a mangueira e tá de boa...
    O que me preocupou foi o que achei na saída da turbina (fotos 2 e 3). Tá óbvio que esse óleo veio da turbina. Não parece ter vazado muito a ponto de comprometer o funcionamento dela, mas é claro que vale a pena dar uma olhada nela com mais cuidado, certo?
    Outra coisa: Dá para levar o carro funcionando para a oficina (uns 15 km)? Ou é melhor guinchar mesmo?
    Foto 1 (saída da turbina, antes do intercooler):

    Foto 2 (Saída da turbina, vista de cima):

    Foto 3 (Saída da turbina, vista pela lateral):

    Opiniões???
    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de cantodopirão
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    Não entendi bem a foto 1, mas se o mangote de admissão à turbina estiver rasgado convém levar o carro no reboque para evitar entrada de resíduos e prejuízo maior!
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
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  • #3
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    Olá Amigo,

    Chiados relacionados ao funcionamento de turbocompressores podem ser causados por perda de pressão em mangueiras e conexões (sopro) ou atrito (interferência metálica) dos rotores do compressor e da turbina com suas respectivas carcaças (quente e fria).

    Pelo que vc relata, o chiado aconteceu de repente. Muito provável ser causado por perda de pressão pela mangueira do compressor. Nesse caso vc deve ter sentido perda de rendimento também. (falta de força do motor).

    A marca de vazamento de óleo junto a mangueira do compressor é muito sintomática. Tente reapertar as abraçadeiras, o sopro de sumir.

    Atenção: A pressão de sobrealimentação só aparece com o motor sob carga. Não adianta acelerar o motor "em vazio" pois não vai gerar pressão dentro do circuito de admissão. Tem que colocar o veículo na pista e acelerar em retomadas/subidas.

    Quanto a andar com o veículo até o mecãnico, sugiro que vc retire a mangueira de entrada do compressor (carcaça fria - alumínio). Verifique se houve ocorrência de contato mecânico (atrito) entre o rotor do compressor e sua carcaça. Se houver sinal de raspado, coloque o carro na plataforma. Se não, pode ir rodando.

    Outras considerações:



    As marcas de óleo "escapando" pelas mangueiras do compressor podem ser sintomas de:
    1. Restrição elevada no filtro de ar (requer troca do elemento de filtrante)
    2. Desgaste dos elementos de vedação do turbocompressor (mancal de encosto/ anel de vedação).
    EM TEMPO: Na sua assinatura está L200 HPE 2008, mas as fotos mostram uma montagem "não original". Se trata do mesmo veículo?

    Bem, espero que as informações sejam úteis para a solução do seu problema.

    Sds,

    Octávio
    4X4 Brasil

  • #4
    Hi. A foto 1 mostra onde ocorreu a falha no duto que sai da turbina e leva o ar para a entrada do intercooler. A foto foi tirada no sentido traseira-dianteira e está girada 90 graus no sentido horário (para entender a perspectiva, note a trava do capô no canto superior direito da foto).
    As fotos 2 e 3 são para visualizar o óleo que está escapando da turbina (acho). Ali tava tudo limpo, mas notei as manchas após o problema no duto. Imagino que estejam relacionados. A foto 2 foi tirada de cima para baixo. Note a mancha espirrada de óleo na proteção de metal. A foto 3 (aliás, deu um trabalhão tirar essa foto - também girada 90 graus no sentido horário) mostra a saída da turbina. Note que a braçadeira que aparece parcialmente na foto 3 é a mesma braçadeira (a mais inferior, perto da mancha) que aparece na foto 2.
    Não posso dizer que o motor perdeu potência pois realmente não deixei o giro subir mais do que 2000 rpm, mas se apertasse o acelerador com mais vontade, mesmo em giros mais baixos, o chiado aparecia sim. Realmente confirma que a turbina tava mandando mais ar para o motor, mas este estava escapando pela falha no duto.
    Vou colocar numa plataforma mesmo e levar para a oficina para dar uma olhada na turbina.
    A minha dúvida é se o vazamento do óleo pode estar relacionado à falha no duto e se, portanto, qualquer eventual dano à turbina foi causado pela falha no duto. Em tempo: não há qualquer barulho estranho na turbina propriamente dita.
    Osarmento, é mesmo carro da assinatura, sim. Pode elaborar melhor o seu comentário de "montagem não original"? Eu realmente achei meio estranho aquela composição de dutos de vários tipos, alguns parafusos mais enferrujado que outros, etc...
    Obrigado pela ajuda.
    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de cantodopirão
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    Ventus, o carro é seu desde novo ou comprou usado?
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  • #6
    Hi. Comprei usado. Na verdade, tenho ainda uns 80 dias de garantia... Amanhã vou na concessionária dar uma descascada básica nos caras lá. Alguma coisa mais que eu deva saber?
    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de Rbastos
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    Essa mancha de óleo pode ser oq o Otavio havia falado ou também o óleo do suspiro do cabeçote, pois devido as legislações ambientais o óleo do suspiro do motor não pode ser expelido livremente ele é jogado na admissão e queimado junto ao combustivel, tive uma frontier que alguns mecanicos condenaram a turbina e o Mauricio da Rasch Motors disse que era normal esse babado de óleo e me aconselhou a balançar o eixo da turbina pra ver se havia folgas nele.

    Abrs
    Rodrigo Bastos

  • #8
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    L200 outdoor problemas na turbina

    Boa tarde estou com outdoor que apresenta o seguinte defeito. Ao funcionar no motor em marcha lenta, ja aciona totalmente a a geometria variável da turbina e a mesma fica totalmente aberta observação mangueiras ligadas corretamente, motor co barulho feio parece que vai quebrar no meio rsrsrsrs. qual sensor

  • #9
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por MarcosPayakan Ver Post
    Boa tarde estou com outdoor que apresenta o seguinte defeito. Ao funcionar no motor em marcha lenta, ja aciona totalmente a a geometria variável da turbina e a mesma fica totalmente aberta observação mangueiras ligadas corretamente, motor co barulho feio parece que vai quebrar no meio rsrsrsrs. qual sensor
    Você quis dizer que a haste da wastegate fica puxada? Se for o caso é a solenoide da turbina (Solenoide Marrom) que pode estar com problema e aí só adianta trocar por original (R$783,00 quando troquei em Dez/2019 na MIT) não adianta colocar a paralela de 120-200 reais que não vai funcionar. A luz da injeção acende já na partida do motor? Se já acender tem que passar o scanner pra ver qual o erro se der erro 52 (erro de VGT) pode ser também o sensor MAF que também não adianta colocar paralelo só original (R$980)
    Outro sintoma de solenoide marrom defeituosa é o acionamento da haste fechando a wastegate já em ponto morto (esse fechamento deve ser gradual) e aí pode levar a superaquecimento do motor e também carbonização precoce da turbina na geometria variável (tudo isso já aconteceu na minha ex L200 savana 08/08 motor 4D56 e levei praticamente 2 meses com a VTR indo e vindo da autorizada até achar o problema nos sensores)

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