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  • #1
    Usuário Avatar de Raposo
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    Citação Postado originalmente por Everton Júnior Ver Post
    Luis Antonio, nao entendi uma coisa... qual a real km desse carro?
    Voce postou que entregou com 67.000km, mas em outros post's, voce fala que rodou 100.000km.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...06&postcount=8
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=884

    Abraço!
    Então tá explicado. Rodar 100.000 km a 150/160 km/h não é brincadeira. Acho que nenhum motor diesel similar aguenta este tranco.
    Feliz Natal a todos!
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #2
    O problema não é rodar a 150/160. O problema é o giro do motor a mais de 3500 rpms...
    É o que todos falam aqui no fórum: motor a diesel não foi feito para ter giro alto e na L200, ele fica sempre alto. Está ai o resultado...
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
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    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    O problema não é rodar a 150/160. O problema é o giro do motor a mais de 3500 rpms...
    É o que todos falam aqui no fórum: motor a diesel não foi feito para ter giro alto e na L200, ele fica sempre alto. Está ai o resultado...
    É isso. Motor diesel trabalha em baixa rotação. Rodando nessa velocidade, a consequência é a rpm alta constante.
    Feliz Natal.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
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    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    O problema não é rodar a 150/160. O problema é o giro do motor a mais de 3500 rpms...
    É o que todos falam aqui no fórum: motor a diesel não foi feito para ter giro alto e na L200, ele fica sempre alto. Está ai o resultado...
    X2 !!!

    Não há problema algum em andar nem mesmo a 180km/h o problema é que o motor roda o tempo inteiro acima dos 4000 rpm.

    veja que outras marcas nessas velocidades está a menos de 3500 rpm o que é considerado normal para os mais antigos e entendidos em motores diesel.

    Não to falando em nenhum momento que a L-200 não chega a 100, 150, 180 ou 200km/h, mas o fato do motor trabalhar em velocidades mais altas numa faixa de giro de motor muito alta (acima dos 4000 rpm) reduz consideravelmente a vida útil do motor.

    Temos aqui no forum relatos de L-200 que rodaram mais de 200.000 km/rodados com motores originais, mas veja a diferença de utilização. Pessoas que nem chegam perto dos 4.000 rpm por muito tempo.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    O problema não é rodar a 150/160. O problema é o giro do motor a mais de 3500 rpms...
    É o que todos falam aqui no fórum: motor a diesel não foi feito para ter giro alto e na L200, ele fica sempre alto. Está ai o resultado...
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    X2 !!!

    Não há problema algum em andar nem mesmo a 180km/h o problema é que o motor roda o tempo inteiro acima dos 4000 rpm.

    veja que outras marcas nessas velocidades está a menos de 3500 rpm o que é considerado normal para os mais antigos e entendidos em motores diesel.

    Não to falando em nenhum momento que a L-200 não chega a 100, 150, 180 ou 200km/h, mas o fato do motor trabalhar em velocidades mais altas numa faixa de giro de motor muito alta (acima dos 4000 rpm) reduz consideravelmente a vida útil do motor.

    Temos aqui no forum relatos de L-200 que rodaram mais de 200.000 km/rodados com motores originais, mas veja a diferença de utilização. Pessoas que nem chegam perto dos 4.000 rpm por muito tempo.
    X3!!!!

    Em outras pkps, 140km/h o motor trabalha com giro sensivelmente mais baixo.

    A Ranger 3.0, a 140km/h, o motor trabalha em 2500 rpms, a Toyota, deve ser um pouquinho mais que isso...

    O problema do 4D56 é usar ele em 4500rpms, o que com a relação de cambio/diferencial da Outdoor é bem fácil....Ai eu concordo. Motor diesel High Speed nenhum aguenta, seja ele 4D56, Toyota D3.0D, NGD3.0E/PS ou mesmo Maxion HS e MWM Sprint.

    Apenas a guisa de curiosidade, nas primeiras Silverados MWM Sprint 6.07T, eles rendiam 167cv a 3800 rpm´s. O virabrequim não aguentava. Depois "taxaram" ele para 150cv (Silverado D20) a 3400rpm´s assim como TODOS os MWM Sprint.

    Tem que se colocar na cabeça que motor high speed diesel é igual motor de carro: Usa-se a rotação máxima por alguns segundos. E só.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
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  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Puro azar, e nada além disso.

    E pra um motor que rodou 67mil km nas mãos de um pé-de-chumbo sem dar um problema sequer, não daria problema agora se começasse a andar sem pressa.

    Até pq talvez nem mesmo o próprio Luis Antonio tem ou teve conhecimento do uso ou manutenção que a pickup teve na mão do novo proprietário.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por Everton Júnior Ver Post
    Luis Antonio, nao entendi uma coisa... qual a real km desse carro?
    Voce postou que entregou com 67.000km, mas em outros post's, voce fala que rodou 100.000km.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...06&postcount=8
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=884

    Abraço!
    Ewerton, o Luis vendeu o carro dele e deu problema com o novo proprietário.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
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  • #8
    Se falei 100 foi força de expressão entreguei com 67 e esta agora com 80
    PAJERO DAKAR HPE 12/13
    Hilux SRV 16/16

  • #9
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    Tópico Fênix...
    Tunico, com certeza o uso responsável poupa motor e aumenta a durabilidade, mas o segredo ainda é a manutenção preventiva de forma correta. O Pequeno Jr aqui do fórum rodou quase 400.000 com a Ranger HSD antes da primeira retífica, e ele aperta a Ranger dele sem medo, porém dá conta da manutenção. Então não é só rpm que faz milagre não. O problema é que cupim de ferro além de sentar a bota não cuida nem mesmo da troca de óleo e filtros, e dessa forma não tem motor que dure mesmo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
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    durabilidade

    Edintruder, tudo bem?

    Interessante este tópico fënix...
    Além deste, tem alguns outros que tratam da durabilidade dos motores.
    Lógico, com todo tipo de teoria, sobre o que estraga mais rápido os motores e o que faz durar mais...

    A principal culpada neste aqui é a alta rotaćão + cämbio curto...
    Qual a relaćão entre durabilidade / rpm?? quem disse que os virabrequim, casquilhos, anéis, bielas e pistões sofrem com a alta rotaćão?? Por que então os motores de motos não quebram com baixa quilometragem, já que trabalham a cerca de 3x a rotaćão dos motores diesel??

    Vamos pensar um pouco nas bielas / pistões / casquilhos / virabrequim... quanto maior a rotaćão, mais preserva-se estes componentes, pois diminui a carga a cada rotaćão. Por exemplo, é mais LEVE carregar 50kg em 5 viagens que do em uma, não é??

    Como desvantagem, os anéis poderiam sofrer com alta rotaćão, pois o desgaste destas pećas são relacionadas invariavelmente ao número de ciclos.
    Como desvantagem parcial, teriamos os rolamentos do eixo e da bombas hidraulicas (água / óleo / turbina), que poderiam sofrer desgaste mais acentuados, caso não sejam lubrificados a contento. Ocorreria este problema apenas se o lubrificante for ruim ou estiver muito contaminado.


    Por que será que este assunto instiga tanto?? Na verdade gostaríamos que nossos motores durassem muito, não é? Afinal, além de desagradável, é caro trocar pećas dos motores (retificar). Não seria legal se estes motores diesel HS durassem 600, 800 mil km?? E que tal 1.000.000 sem retífica??

    Na verdade, o problema de verdade não está na durabilidade dos motores, nos custos de retífica, no tempo que se indispõe do carro. Vou tentar explicar... Aqui tem forista que gasta 4, 6 mil reais para colocar pneus grandões e ainda diz que é legal, que o carro ficou lindo! (ainda q o mesmo tenha ficado esbarrando no chassis / terminais de direćão). Ninguém reclama dos pneus pois isto é algo previsível, sob controle, algo que se está vendo acabar e que necessita troca. E ele compra os pneus mais ou menos quando ele quer, e não de forma compulsória, a exemplo dos motores.
    O tempo que se indispõe, geralmente entre 15 a 60 dias também não é o principal motivo desta situaćão ser tão ruim. Por exemplo, ninguém reclama do TEMPO quando o carro fica 30 dias na pintura...


    Talvez a bronca mesmo com os motores esteja na situaćão ruim e fora de controle relacionada. Ninguém está "vendo" ele se estragando lá dentro.

    Uma reclamaćão refere-se às pećas do mercado paralelo serem ruins... Estas reclamaćões baseiam-se justamente na falta de conhecimento dos proprietários. Por exemplo, na maioria das vezes não há como existir diferenća significativa entre uma junta original e uma do paralelo. Na verdade, as juntas nem existiam em algumas situaćões nos motores antigos, e hoje passaram a existir. Em outras situaćões, como as bombas de água, por exemplo, antigamente era de papelão, e hoje, é liga especial de carbono, kevlar, ... Elas lá estão apenas para melhorar a vedaćão e não para "resolver" o problema para o resto da eternidade.


    Outra reclamaćão recorrente, refere-se aos mecänicos....
    A falta de mão de obra especializada e maquinário adequado poderia ser sim um dos grandes culpados. Imagina chegar na retífica com os anéis, camisas folgados, em questão de poucas horas tirariam logo o motor do lugar. Numa bancada desmontariam logo o cabećote, instalariam nova camisa, trocaria os aneis, e... em pouco tempo o motor já estaria no lugar de novo sem estress. E o cliente pagando barato pelas pećas trocadas. Não seria legal isto? Se fosse fácil e legal assim, eu trocaria preventivamente os anéis, selos e camisas dos meus motores a cada 2 ou 3 anos, no máximo... Então, o problema pode estar justamente na mão-de-obra e ausëncia de maquinário. Simplesmente não existem no mercado pessoas que saibam fazer isto de forma descomplicada...

    Quando existem as pessoas com conhecimento, estas não estáo dotadas de equipamentos e maquinários, pois na Brazundanga paga-se 3x a 4x nos equipamentos essenciais de trabalho. Seria interessante para este governo retirar a carga tributária sobre maquinários e equipamentos...


    Isto são apenas ideias sobre onde realmente está a "bronca"... Alguém mais tem sugestões?

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tópico Fênix...
    Tunico, com certeza o uso responsável poupa motor e aumenta a durabilidade, mas o segredo ainda é a manutenção preventiva de forma correta. O Pequeno Jr aqui do fórum rodou quase 400.000 com a Ranger HSD antes da primeira retífica, e ele aperta a Ranger dele sem medo, porém dá conta da manutenção. Então não é só rpm que faz milagre não. O problema é que cupim de ferro além de sentar a bota não cuida nem mesmo da troca de óleo e filtros, e dessa forma não tem motor que dure mesmo.

  • #11
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Falou, falou, mas não disse nada?

    Se a culpa fosse de câmbio curto mesmo, o NGD duraria 800.000km. A questão, como falada n+1 vezes aqui no fórum, é a durabilidade dos componentes. Nenhum HSD sai de fábrica com previsão de vida útil superior a 300.000 km.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #12
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Edintruder, tudo bem?

    Interessante este tópico fënix...
    Além deste, tem alguns outros que tratam da durabilidade dos motores.
    Lógico, com todo tipo de teoria, sobre o que estraga mais rápido os motores e o que faz durar mais...

    A principal culpada neste aqui é a alta rotaćão + cämbio curto...
    Qual a relaćão entre durabilidade / rpm?? quem disse que os virabrequim, casquilhos, anéis, bielas e pistões sofrem com a alta rotaćão?? Por que então os motores de motos não quebram com baixa quilometragem, já que trabalham a cerca de 3x a rotaćão dos motores diesel??

    Vamos pensar um pouco nas bielas / pistões / casquilhos / virabrequim... quanto maior a rotaćão, mais preserva-se estes componentes, pois diminui a carga a cada rotaćão. Por exemplo, é mais LEVE carregar 50kg em 5 viagens que do em uma, não é??

    Como desvantagem, os anéis poderiam sofrer com alta rotaćão, pois o desgaste destas pećas são relacionadas invariavelmente ao número de ciclos.
    Como desvantagem parcial, teriamos os rolamentos do eixo e da bombas hidraulicas (água / óleo / turbina), que poderiam sofrer desgaste mais acentuados, caso não sejam lubrificados a contento. Ocorreria este problema apenas se o lubrificante for ruim ou estiver muito contaminado.


    Por que será que este assunto instiga tanto?? Na verdade gostaríamos que nossos motores durassem muito, não é? Afinal, além de desagradável, é caro trocar pećas dos motores (retificar). Não seria legal se estes motores diesel HS durassem 600, 800 mil km?? E que tal 1.000.000 sem retífica??

    Na verdade, o problema de verdade não está na durabilidade dos motores, nos custos de retífica, no tempo que se indispõe do carro. Vou tentar explicar... Aqui tem forista que gasta 4, 6 mil reais para colocar pneus grandões e ainda diz que é legal, que o carro ficou lindo! (ainda q o mesmo tenha ficado esbarrando no chassis / terminais de direćão). Ninguém reclama dos pneus pois isto é algo previsível, sob controle, algo que se está vendo acabar e que necessita troca. E ele compra os pneus mais ou menos quando ele quer, e não de forma compulsória, a exemplo dos motores.
    O tempo que se indispõe, geralmente entre 15 a 60 dias também não é o principal motivo desta situaćão ser tão ruim. Por exemplo, ninguém reclama do TEMPO quando o carro fica 30 dias na pintura...


    Talvez a bronca mesmo com os motores esteja na situaćão ruim e fora de controle relacionada. Ninguém está "vendo" ele se estragando lá dentro.

    Uma reclamaćão refere-se às pećas do mercado paralelo serem ruins... Estas reclamaćões baseiam-se justamente na falta de conhecimento dos proprietários. Por exemplo, na maioria das vezes não há como existir diferenća significativa entre uma junta original e uma do paralelo. Na verdade, as juntas nem existiam em algumas situaćões nos motores antigos, e hoje passaram a existir. Em outras situaćões, como as bombas de água, por exemplo, antigamente era de papelão, e hoje, é liga especial de carbono, kevlar, ... Elas lá estão apenas para melhorar a vedaćão e não para "resolver" o problema para o resto da eternidade.


    Outra reclamaćão recorrente, refere-se aos mecänicos....
    A falta de mão de obra especializada e maquinário adequado poderia ser sim um dos grandes culpados. Imagina chegar na retífica com os anéis, camisas folgados, em questão de poucas horas tirariam logo o motor do lugar. Numa bancada desmontariam logo o cabećote, instalariam nova camisa, trocaria os aneis, e... em pouco tempo o motor já estaria no lugar de novo sem estress. E o cliente pagando barato pelas pećas trocadas. Não seria legal isto? Se fosse fácil e legal assim, eu trocaria preventivamente os anéis, selos e camisas dos meus motores a cada 2 ou 3 anos, no máximo... Então, o problema pode estar justamente na mão-de-obra e ausëncia de maquinário. Simplesmente não existem no mercado pessoas que saibam fazer isto de forma descomplicada...

    Quando existem as pessoas com conhecimento, estas não estáo dotadas de equipamentos e maquinários, pois na Brazundanga paga-se 3x a 4x nos equipamentos essenciais de trabalho. Seria interessante para este governo retirar a carga tributária sobre maquinários e equipamentos...


    Isto são apenas ideias sobre onde realmente está a "bronca"... Alguém mais tem sugestões?

    Daniel
    Dsamaz
    Claro que em muitos casos sua teoria esta certo,porem não podemos equiparar durabilidade de motor diesel de SUVs ou Pickups com motores de motocilcletas como sugeriu!!são concepções de motores diferentes....ex..Taxa de compressão,combustivel etc...
    Porém uma coisa é certa existe uma composição de fatores que unidos levam naturalmente ao desgaste de um componente ou peça de liga metalica,ex.pistões,aneis,virabrequim,casquilhos e etc...
    è claro que tudo dentro de sua composição de materiais e durezas.
    Mais a logica é certa na++ mecanica++ quanto mais usa ,,,mais gasta,,,mais desgasta,,,mais fadiga e etc..E uma das poucas maneiras de amenizar este desgaste é diminuindo a fricção que existe entre os materiais internos do motor.E isto somente se dá com o uso de oleo recomendado e de boa qualidade e trocas determinadas pelo seu fabricnte que tem informações tbm da propria descomposição e perda de qualidade de seu produto , sendo assim diminuindo sua função principal que é de evitar o desgaste de fricção entre componentes!!
    Agora se der pau em qualquer motor que existe,vai pro pau mais rapido tbm..simples heheh

    A unica maneira de minimizar o desgaste PREMATURO de um motor é respeitar sua faixa de rotação adequada ao seu uso normal e manutenção periodica de sistemas que exijam esta periodicidade(Oleo,Liq.arrfecimento,etc..))

    um abraço

    Obs Se quiser andar mais rapido compre um automovel então,que é mais apropriado para pista de asfalto.E boa sorte!!

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