Postado originalmente por
Sassenach
E aí galera, tudo certo? Vou mandar logo um textão no primeiro post.
Sou o mais novo felizardo proprietário de uma Outlander GT 2012, minha primeira SUV e primeira 4x4, portanto sou leigo no assunto. Tive um corolla 2005 por cerca de 4 anos mas no alto de seus 371.000km começou a apresentar problemas da idade.
Estava procurando uma Outlander 2008 ou 2009 pois eram mais dentro do meu orçamento mas surgiu essa 2012 GT branca pérola, 170000km, a preço de Repasse, com o ônus de não ter revisão por parte do lojista e tinha a luz da injeção acesa (o lojista disse que se trata do catalisador), porém ela está impecável esteticamente, tem manual, chave reserva, multimídia e o proprietário anterior sempre revisou em uma especializada Mitsubishi bem tradicional aqui em minha cidade, dei uma volta, gostei, não percebi nenhuma falha mecânica (só a dita luz de injeção) e comprei.
Levei fazer uma revisão nessa mesma especializada. Troquei óleo, filtros e passaram o Scanner, além de outras coisinhas como lâmpadas e lubrificação das borrachas de portas e etc.
Consultando o histórico que eles já possuíam do veículo pude confirmar que o dono anterior recentemente trocou a correia dentada e óleo do câmbio, fez a suspensão dianteira e outros reparos, além de confirmar que a luz da injeção de fato se trata do catalisador, ao passar o scanner ela apagou, mas depois de uns dias voltou a se acender. Pelo histórico, só falta fazer a limpeza dos bicos e TBI, trocar os pneus (os 4 estão meio gastos pelo lado de dentro) e a suspensão traseira está meio cansada, o resto está muito bem cuidado aparentemente.
Minhas dúvidas que espero que consigam me ajudar, são:
- Esse problema no catalisador, vale a pena consertar? Na oficina falaram que da pra apagar a luz fazendo um Remap (falaram que gastaria uns R$2000,00) e que prolongador de sonda lambda não daria certo, disseram que gastaria uns R$15.000,00 pra colocar catalisador novo, é tudo isso mesmo? Com aqueles conectores para celular na entrada OBD2 consigo apagar essa luz?
- As vezes sinto cheiro de combustível, é por causa do catalisador?
- Os pneus que estão nela são 235/60 R18 mas sei que os originais são 225/55 R18. Isso influencia demais no consumo? Se eu - voltar para a medida original, vai mudar demais o conforto?
- Quanto à suspensão traseira, já que está meio cansada, vale a pena colocar molas para GNV para dar uma elevada nela?
- A limpeza dos bicos é algo que devo fazer urgentemente mesmo sem sentir nenhuma falha?
- Fiz um bom negócio?
Essas são minhas principais dúvidas e acredito que ninguém melhor que vocês para saná-las! De um modo geral, estou adorando essa máquina desde já. Já fiz minha primeira viagem, cerca de 4 horas, fez média 9,1Km/L na estrada com meu pé meio pesado.