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Convex Datacenter
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  • #1
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    filtro da l200 quase provoca acidente.




    Me chamo Davison , medico em Sergipe e proprietário recente de uma l200 triton 08/09.

    Hoje minha l200 triton esta com 17200km, todas as revisões rigorosamente feitas na concessionária MMC motopop-SE. Acontece que eu estava na estrada hoje e quando fui fazer uma ultrapassagem, simplesmente o carro cortou a potencia e começou a soltar uma fumaça branca bastante volumosa do escapamento, fiquei muito nervoso na hora pois estava no meio de uma ultrapassagem de um caminhão e não conseguia avançar, alem de não enxergar pelo retrovisor devido a fumaça branca. Estava a uns 120km e 3000 giros de RPM +-... por MUITO POUCO não houve um acidente grave. Diminui a velocidade do veiculo, retornei e levei direto para a concessionária de Sergipe. Passaram o multtest, verificaram o diesel ( sempre abasteci no mesmo posto Petrobras com o programa de olho no combustível) que estava em ordem e substituíram o filtro de combustível. O consultor técnico me disse que faltou diesel em alta rotação/velocidade, provavelmente por entupimento do filtro de combustível ( que estava com aprox 7500km) e me disse que já tinha acontecido em outros carros e a mitsubishi já sabia do problema, e eu confirmei em diversos forums de 4x4 na internet que não foi um problema isolado e que a mitsubishi já sabia que esses filtros da l200 triton não estavam suportando o diesel nacional ( que é diferente do europeu/ tailandês). Já houve vários e varios casos de engasgos, falhas mecânicas etc pelo filtro inadequado ao combustível nacional. Hoje eu quase morri na pista por um problema que a mitsubishi já identificou mas que infelizmente não tomou providencias necessárias e urgentes. Vao esperar alguém morrer nas estradas para faze-lo? Graças a deus ainda não foi minha vez. Por hora, a orientação que eu tive na concessionária foi substituir o filtro a cada 5000 km mesmo em condições normais de uso ( em contradição com o manual que orienta a troca a cada 10000km) ate que a mitsubishi se posicione a respeito, espero que antes que alguém morra por causa disso. Peço aos proprietarios de triton que troquem o filtro a cada 5000km para evitar/amenizar esse tipo de situacao. Obrigado

  • #2
    Ainda bem q não aconteceu nada de mais grave.

    Já tive problemas com a MIT e só resolvi depois de muita briga com eles. E depois disto, me desiludi com a marca. O descaso com o consumidor é demais. Corra atrás de seus direitos.

    Um abraço e boa sorte.
    Alexandre K
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  • #3
    DVFA, entendi que você pediu para substituirem o filtro no posto, juntamente com o abastecimento. Certo ? Então, o filtro novo estourou ? Suponho, que nesse caso, houve excesso de diesel injetado, aí (uma das maneiras de...) esse diesel foi ser queimado no cano de descarga para produzir fumaça branca ?
    Foi isso que os especialistas da MIT disseram ?
    O grande problema do diesel nacional é a quantidade de enxofre: 500 ppm diesel urbano e 2.000 ppm diesel estrada(rural), porém o material particulado(que pode saturar o filtro) fica retito nos filtro dos posto, então sempre é bom perguntar e verificar com os frentistas se esses filtros tem manutenção frequente.
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    DVFA, entendi que você pediu para substituirem o filtro no posto, juntamente com o abastecimento. Certo ? Então, o filtro novo estourou ? Suponho, que nesse caso, houve excesso de diesel injetado, aí (uma das maneiras de...) esse diesel foi ser queimado no cano de descarga para produzir fumaça branca ?
    Foi isso que os especialistas da MIT disseram ?
    O grande problema do diesel nacional é a quantidade de enxofre: 500 ppm diesel urbano e 2.000 ppm diesel estrada(rural), porém o material particulado(que pode saturar o filtro) fica retito nos filtro dos posto, então sempre é bom perguntar e verificar com os frentistas se esses filtros tem manutenção frequente.
    Abraços
    Anthoniusnikos

    Nao amigo, eu nao troquei o filtro no posto. foi trocado na revisao de 10000 km na concessionaria.Sigo a risca a orientacao do manual e sempre faço servicos na concessionaria e so abesteco no posto que tem o programa de olho no combustivel. teoricamente a proxima troca do mesmo seria na revisao de 20000km; esse filtro nao estourou, ele entopiu com 7500 km de uso, dai cortou a potencia do carro quando mais precisei dele, na ultrapassagem, e pelo funcionamento irregular soltou fumaça branca ( segundo a concessionaria). o consultor tecnico me recomendou trocar a cada 5000km para evitar isso, ate a solucao da mitsubishi chegar (se chegar). o filtro aqui custou 44 reais + 20 mao de obra, ate achei barato para uma peça que quase me causou um acidente. Agora que eu sei, vou trocar sempre com 5000km ( diferente do manual que recomenda com 10000km). o detalhe é que o carro no dia a dia, na cidade, estava absolutamente normal.. quando eu peguei a estrada que precisei de potencia ele me falhou na hora H. isto significa que nao é so pq as coisas aparentemente estao bem, elas de fato estao bem mesmo. Tomem cuidado com isso.

  • #5
    DFVA achei muitobarato este filtro de combustivel pois este motor é o DID 3.2 igual ao da Full. Amigos, troquei o filtro de uma full gls diesel 3.2 a apos rodar 2.000km tive um problema de entupimento tambem na estrada. Rodei com cuidado ate Londrina que estava a a 150/200 km e troquei o filtro novamente, dai rodei 15.000km sem problemas. Normalmente troco a cada 10.000 km e fora este epsodio nunca tive outros problemas. Desta forma credito este entupimento ao diesel de baixa qualidade no ultimo abastecimento ou ainda a sujeira no tanque de abastecimentos anteriores pois estava com o tanque ja na reserva a um bom tempo.
    Para garantia de bom funcionamento das bombas injetoras não devemos deixar o carro entrar na reserva.
    Outra coisa, filtro de combustivel mit, só uso o original R$150 contra R$40 do paralelo. Marcio

  • #6
    Também troco óleo do motor e filtros (diesel e óleo) com 5.000 Km. Os filtros só uso original MWM/International, porém os originais da minha Ranger custam R$ 25,00. Marcas paralelas só confio em duas bem conhecidas.
    Postos de estradas, recomendo aqueles grandes, e bem movimentados por caminhoneiros.
    Agora, ainda me intriga a fumaça branca. Talvez seja água no fundo do tanque.
    Abasteço basicamente em apenas um posto, e mais raramente na estrada outros dois ou três. Abri o tanque com 96.000 Km e, surpreendentemente, estava literalmente limpo.
    Abraços
    Anthon

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Também troco óleo do motor e filtros (diesel e óleo) com 5.000 Km. Os filtros só uso original MWM/International, porém os originais da minha Ranger custam R$ 25,00. Marcas paralelas só confio em duas bem conhecidas.
    Postos de estradas, recomendo aqueles grandes, e bem movimentados por caminhoneiros.
    Agora, ainda me intriga a fumaça branca. Talvez seja água no fundo do tanque.
    Abasteço basicamente em apenas um posto, e mais raramente na estrada outros dois ou três. Abri o tanque com 96.000 Km e, surpreendentemente, estava literalmente limpo.
    Abraços
    Anthon
    eu sempre troco oleo e filtro na concessionaria, esse que coloquei que custou r$44 foi o original MMC. sobre a agua, quando abri o filtro havia pouquissima agua nele e o tanque de combustivel estava cheio. tb fiquei muito intrigado o pq da fumaça branca, mas o consultor achou que foi provocado pelo mal funcionamento do motor. quando aconteceu isso, o carro nao conseguia passar dos 3000 rpm sem avancar na ultrapassagem, dai comecou a fumaceira... quando aliviei o pe, tudo voltou ao normal, sem fumaça e bom funcionamento porem eu ainda testei da outra acelerada e novamente ocorreu o mesmo.. depois disso desisti, fiquei com medo de bater o motor sei la e aliviei o pe. Na cidade sempre se comportou normalmente.

  • #8
    DVFA, o pior para fumaça branca é estar passando água para os pistões. Verifique se a água de arrefecimento não está leitosa(sinal de óleo emulsionado). A temperatura do motor sobe muito acima do normal ? Espero que não, mas a junta do cabeçote pode ter ido pro saco.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de buchmann
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    Tive o mesmo problema, mas com uma Hilux 93.. erea somente o filtro mesmo.
    Mas como o meu carro andava menos que a L200 nova, não tive esse problema. Mas como era uma estrada com muitas subidas e decidas, era dificil chegar no topo dos morrinhos, nas decidas era super tranquilo.. hehehe

    A fumaça branca é quando não passa diesel para o motor em grande quantidade. A preta é quando vc acelera e passa a quantidade de diesel normal.
    ex-Pajero 99 3000 2p
    ex-Niva 93
    Defender SW 110 99 Verde teto Braco - Piriquito.

  • #10
    Citação Postado originalmente por DVFA Ver Post
    teoricamente a proxima troca do mesmo seria na revisao de 20000km; esse filtro nao estourou, ele entopiu com 7500 km de uso, dai cortou a potencia do carro quando mais precisei dele, na ultrapassagem, e pelo funcionamento irregular soltou fumaça branca ( segundo a concessionaria). o consultor tecnico me recomendou trocar a cada 5000km para evitar isso, ate a solucao da mitsubishi chegar (se chegar). o filtro aqui custou 44 reais + 20 mao de obra, ate achei barato para uma peça que quase me causou um acidente. Agora que eu sei, vou trocar sempre com 5000km ( diferente do manual que recomenda com 10000km). .
    este problema da triton nao é isolado , com foristas com queixas ate com 1500 km , nao axei certo cobrarem de vc o filtro, já que sua manutençao esta em dia . o consumidor brasileiro é bonzinho (besta) se alguem tem culpa é a montadora , devia antes de trazer o carro para o brasil fazer testes duradouros e conclusivos.essas marcas só vao tomar providencias com divulgaçao mais agressivas dos problemas ate o ponto de diminuirem as vendas de determinados carros , ate lá ... nao acho certo só o diesel é culpado , trocar o filtro a cada 5000 km ou andar já andar com filtro reserva no carro .
    frontier sel at 2008 prata

  • #11
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    Citação Postado originalmente por DVFA Ver Post
    Me chamo Davison , medico em Sergipe e proprietário recente de uma l200 triton 08/09.

    Hoje minha l200 triton esta com 17200km, todas as revisões rigorosamente feitas na concessionária MMC motopop-SE. Acontece que eu estava na estrada hoje e quando fui fazer uma ultrapassagem, simplesmente o carro cortou a potencia e começou a soltar uma fumaça branca bastante volumosa do escapamento, fiquei muito nervoso na...
    Prezado Sr. Davison.

    Que susto hein?
    Então, comigo foi fatídico. Abra o link que lá conto o ocorrido comigo. O fato, não é o filtro, nem diesel nem nada, trata-se da tipologia do motor cammon raill, mal adaptado ao diesel brasileiro. A tracker é equimpada com motor diesel peugeot´RHZ cammon raill. Na mesma situação ocorrida contigo, sofrí um acidente.
    O link é daqui do site 4x4 Brasil mesmo, porém, GM tracker com motor peugeot. Neste tópico, pessoas muito entendidas da tipologia levantam o problema e para variar as montadoras se eximem de qualquer responsabilidade ou solução.

    Um forte abraço;

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...28482&page=256

    Ulisses e filhos.

  • #12
    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    Prezado Sr. Davison.

    Que susto hein?
    Então, comigo foi fatídico. Abra o link que lá conto o ocorrido comigo. O fato, não é o filtro, nem diesel nem nada, trata-se da tipologia do motor cammon raill, mal adaptado ao diesel brasileiro. A tracker é equimpada com motor diesel peugeot´RHZ cammon raill. Na mesma situação ocorrida contigo, sofrí um acidente.
    O link é daqui do site 4x4 Brasil mesmo, porém, GM tracker com motor peugeot. Neste tópico, pessoas muito entendidas da tipologia levantam o problema e para variar as montadoras se eximem de qualquer responsabilidade ou solução.

    Um forte abraço;

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...28482&page=256

    Ulisses e filhos.
    Davison

    O preço do filtro original é esse mesmo, R$ 40,00. Veja o tópico abaixo sobre a Triton a diesel que vc encontrará mais de 10 depoimentos de pessoas que já tiveram esse problema, dentre elas, eu. Já fiquei na mão 3 vezes e esta semana tive o tanque de combustível trocado. Segundo me falaram, desta vez, existe uma película dentro do tanque que se solta em contato com o diesel e ocasiona o entupimento do filtro. Hoje eu já ando com um filtro reserva dentro do carro....Faça o mesmo, além de reduzir o prazo de troca do filtro para 5 mil km.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...37310&page=311

    abs
    DALTON PALHARES
    Triton/09 aut diesel - ex Tracker 07
    http://www.youtube.com/user/daltonpalhares?feature=mhw4

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