A minha TR4 e 2010/2010 e já saiu de fábrica com o Castrol TQ-D. Ao menos o manual manda utilizar apenas esse fluido para a A/T e para a Direção Hidráulica.
Bino
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A minha TR4 e 2010/2010 e já saiu de fábrica com o Castrol TQ-D. Ao menos o manual manda utilizar apenas esse fluido para a A/T e para a Direção Hidráulica.
Bino
Então pessoal,
um colega meu que é especialista em transmissão automática aqui em Curitiba me disse que nos veículos mais novos, um câmbio automático se não trocar o óleo aguenta no máximo 300 mil km...
mas recomenda: o ideal, para prolongar a vida útil da trasmissão é efetuar trocas a cada 40 mil km... utilizando óleo recomendado pela fábrica...
já pra quem quiser utilizar óleos diferentes do recomendado, o ideal é trocar no máximo a cada 25 mil km...
no meu caso... peguei minha pajero sport com outro óleo que não o recomendado... e após mais de 40 mil km rodados.... tomei na cabeça... começou a dar pequenas patinadas na troca da 2ª para a 3ª marcha... troquei pelo TQM da Castrol mas não adiantou...resultado.... tive que abrir o câmbio....
o que aconteceu? conforme meu colega que arrumou meu câmbio, o óleo diferente do TQM acelerou o desgaste dos discos da transmissão.... fazendo com que patinasse na troca da marcha (eu vi toda minha transmissão por dentro e realmente o disco estava beeeeem gasto)... a minha sorte é que não demorei pra levar na oficina... senão teria sido pior...e mais caro!!
Vou pegar o carro amanhã e posto o resultado.
uma coisa é certa... não vale a pena fazer economia de poucos reais com óleo de câmbio automático!!!
abs.
Verdade
É o típico caso do barato q sai caro.
Bino
Bom, se pensarmos de maneira global, a especificação que o manual da AT 2006 me passa é TQ-MSP3 que pelas pesquisas que fiz trata-se de um óleo grau SAE 75W 90... Então, quais os fatores de risco para um óleo com o mesmo grau de uma outra marca? Acredito que está acontecendo o que disse o colega anteriormente, colocaram uma gota de essência no óleo e aumentaram o preço.
Fiz um orçamento ontem na HIRO Csc em Vitória e o litro do óleo fica em R$42,00... Encontrei um óleo de outra marca (LUBRAX) com a mesma viscosidade por R$16,00...
O que acham?
Boa noite colegas.. há meses estou procurando algumas pajero tr4 para comprar.. estou esperando apenas encontrar AQUELA oportunidade. Já olhei várias tr4 automáticas e sempre que vou olhar a cor do óleo do câmbio, vejo que é tipo transparente ou amarelado... de coloração um pouco mais suave que o óleo de motor normal...
Tenho um ford focus 2005 automático, já realizei a troca do óleo de seu câmbio e sei que no seu caso, o MERCON V é vermelho quando novo..
Pergunto a vocês.. Qual deve ser a cor do óleo utilizado na TR4, tanto o castrol quanto o dexron?
Abraços
Tenho uma pajero 2007 com 60 mil km realizei a troca e fiquei assustado com a condição do oleo, o mecanico da MIT disse, mais um pouco vc ia ficar sem cambio, na oficina tinha duas pajeros com media de 120 mil km... adivinha o problema ? cambio automatico danificado por falta de troca de oleo, então logo leva a conclusão que oleo é para 40 mil km, o novo oleo TQD que esta sendo utilizado e recomendado para 80 mil km ou 4 anos, logo para aqueles que não rodarem uns 80 mil, troque com 4 anos ... pois oleo tem data de validade. obs o litro do TQ-D custa 34 reais em SP e se você fritar um disco de cambio vai gastar uma bagatela de 3 a 4 mil reais... pense nisso....
Lembrando que o fluido Castrol TQ-D nada tem de "especial". Vejam a ficha técnica:
http://www.castrol.com/liveassets/bp.../t/TQ_D_DT.pdf
E trata-se de um fluido obsoleto, pois a sua especificação Dexron II-D é um tanto ultrapassada.
Qualquer fluido de especificação Dexron III pode ser utilizado no câmbio automático do TR4, sem problemas. Há várias marcas à venda, como Texaco, Valvoline, Lubrax, etc.
Bom dia a todos.
Acabei de voltar da concessionária da Mit, onde deixei a tr4 para análise da troca do óleo do câmbio automático. Minha TR4 está com 90.000km. Segundo informações do técnico da concessionária da Mit, ele vai recomendar a troca ou não depois da analise. Pois de acordo com informações dele, se o óleo estiver velho demais, queimado ou com uma viscosidade muito alterada, a troca de óleo vai ocasionar sérios problemas ao câmbio. E ae? Como comprei o carro faz 1 mês, sugeriu até devolver o carro se o óleo estiver "cansado". E que se o óleo estiver muito ruim, terá que abrir o câmbio todo pra revisao completa além da troca do óleo.
Alguém já passou por isso?
Abs a todos
Acabei de comprar um tr4 automatica ano 2005 e quero verificar o oleo mas nao achei a vareta do cambio automatico, alguem poderia me dizer onde ela fica? grato
Ah, so completando, essa questao do oleo recomendado cai por terra agora, pois desde janeiro a mit alterou o castrol pelo lubrax, tanto pra zero como para ja antigos, assim, nossas viatiuras que era recomendado castrol agora passa a ser lubrax. so muda a marca mas composição é a mesma.
Prezados: Estou pensando em substituir o fluido da TA da TR4 e no lugar colocar um fluido da MOBIL 1 com especificação DEXRON VI, superior e retro-compatível com as demais especificações DEXRON, conforme o rótulo diz. O que vcs acham?