melhorei a foto do rótulo para se possa ver melhor a descrição...
Versão Imprimível
melhorei a foto do rótulo para se possa ver melhor a descrição...
Comprei 10 L do fluido acima e vou substituir fds que vem. Quando tiver o resultado aviso aos colegas...
Bom, pessoal, enfim fiz a substituição do ATF pelo DEXRON VI da Mobil. Meu ATF antigo não estava tão ruim assim, mas já estava marrom. Drenei o antigo até sair o novo pela mangueira do sistema de arrefecimento. Ficou nota 10. Nem se sente mais a caixa trocando as marchas. Top demais. Recomendo.
E se alguem tiver alguma dúvida de como substituir o ATF, é só perguntar.
Abcs.
Bom dia,
Tenho uma Pajero TR4 Automatica 4x4 ano 2010/2011
Qual seria o óleo ideal para cambio automatico e motor?
Liguei para a concessionaria e me disseram que não trabalham mais com Castrol TQD, agora usam o Lubrax ATF TDX, procurei o Castrol TQD para comprar e não achei.
Posso usar Lubrax ATF TDX mesmo?
Qual seria o óleo para motor?
Agradeço.
Amigo, eu tenho uma CRV 4x4 2010 Automatica. Troquei o óleo de câmbio como recomenda o manual nos 80 mil km e me arrependo amargamente de ter trocado o óleo. O carro passou a dar uns trancos e certas situações, principalmente reduzindo marchas, isso só começou a ocorrer após a troca do óleo, estou começando a achar que não devemos mesmo trocar o óleo de cambio automático.
Agora o motor é sussa!
Senhores, o óleo do câmbio automático e motor devem ser substituídos conforme as especificações do fabricante. Sugiro que se troque na css mesmo efetuando a revisão que a contempla (câmbio). Guarde a NF e terá garantia do serviço por 1 ano.
É fato que a não substituição acarretará em problemas sérios a longo prazo. No seu caso Leoloko, não sei precisar o que houve. Mas não se pode atribuir o problema à troca de óleo, desde que tenha sido realizada corretamente.
A minha finada TR4 troquei na css na revisão de 80.000. Ela era 2005 e no motor sempre utilizei 20W50 API SM, conforme consta no manual.
Pessoal: Passo por aqui apenas para dizer que o DEXRON VI da MOBIL cumpriu sua função nesses dois anos. O fluido ainda guarda seu aspecto avermelhado, mas já dá sinal de mudança de cor para marrom. 30.000 km depois, resolvi dar um passo além. Vou substituir o fluido atual, que é semi-sintético, por um 100% sintético, também de classificação DEXRON VI. Desta vez comprei o fluido da PEAK (importado dos EUA), que tem um preço bem razoável. Apesar de ser um pouco mais caro que o MOBIL, como é 100% sintético tende a preservar melhor os componentes da transmissão e, quem sabe, durar uns 10.000 km a mais. Depois que trocar, dou um feedback.
Mestre, tem como passar o bizu de como substituir o ATF?
Certeza:
1 - A primeira coisa é programar-se: Providencie o fluido e o anel de vedação do bujão do cárter da A/T.
- O óleo eu uso o DEXRON VI em razão do que postei neste post. Encomendo sempre 10 litros.
- O anel de vedação tem que ser encomendado na concessionária. Demora 5 dias úteis mas vem.
Não compensa economizar nem no fluido nem no anel. Lembre-se que vc já não vai pagar nada de mão de obra e o procedimento que vou descrever é simples e já te economiza uma boa grana;
2- O segundo passo é, com o carro DESLIGADO, remover o protetor de cárter do motor e encontrar uma mangueira fina que se encontra conectada no radiador/resfriador de óleo da A/T;
3 - Desconecte essa mangueira soltando a abraçadeira (cairá um pouco de óleo contido na linha);
4 - Pegue uma mangueira cristal e ligue uma das pontas no plug do resfriador prendendo com a abraçadeira. A outra ponta deve ser direcionada a um recipiente para o qual o óleo será direcionado;
5 - Com tudo pronto, coloque a alavanca na posição N e ligue o carro. cerca de 3,4 litros de óleo serão drenados em cerca de 0,8 minuto. Quando o fluido parar de sair, desligue o carro;
6 - Mantenha tudo como está e remova o bujão do cárter da A/T. Será drenado cerca de 1 litro. Mais da metade do fluido velho já saiu. O restante está preso no conversor de torque e no corpo da transmissão. Já vamos ver como retirar;
7 - Substitua o anel de vedação e recoloque o bujão do cárter. Antes de recolocar o bujão, limpe bem ele e remova todo o resquício de limalha. Não aperte muito o bujão para não espanar a rosca. O suficiente para ele deformar o anel e garantir o aperto. Se o anel for novo, ele garantirá também a vedação.
8 - Dentro do cofre do motor, retire a vareta de óleo e com a ajuda de um funil, recoloque devagar a mesma quantidade de fluido que foi retirada, cerca de 4,2 litros;
9 - Repita o passo 5 e o restante do fluido velho será expelido;
10 - Reconecte a mangueira original no trocador de calor;
11 - Adicione aproximadamente 3,4 l de fluido pela vareta e confirme provisoriamente se o nível se está dentro da marca COLD;
12 - Recoloque o protetor de cárter;
13 - Ligue o veículo e circule com ele até que o fluido esquente. Antes de desligar o carro, com o pé no freio, passe cada uma das posições da alavanca seletora e fique em cada uma delas cerca de 30 segundos (isso é para garantir que o fluido circule e preencha todos os espaços da A/T);
14 - Confirme o nível definitivo se está dentro da marca HOT;
15 - Adicione fluido até chegar no nível correto;
16 - Pronto, está ok.
Minha sugestão é que vc troque a cada 2 o fluido ou a cada 40.000 km. Trocando quando ele ainda está bom, vc garante sempre que as melhores propriedade do lubrificante ajam na A/T. Não espere o óleo degradar. Se for um fluido 100% sintético, vc pode estender para 3 anos ou 50.000 km.
O procedimento que passei é o mesmo que consta no manual de reparação da MIT para a TR4.
Abraços,
Esqueci de mencionar:
Como se utiliza em torno de 8 a 9 litros, geralmente sobra um litro de fluido.
Eu costumo utilizar para trocar o fluido da Direção Hidráulica, que troco sempre com o ATF da AT.
Fica a dica.
Excelente tutorial! Logo que fizer dou um feedback aqui. Muito obrigado!!!