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Oleo do cambio AT- TR4 - Revisão 40.000km

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  • 08/04/2009, 22:36
    ale_ralves
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Essa indicação fica aonde?
    Sabe qual é o código/modelo de tranmissão do Pinin?
    Abs

    A indicação DII de dexron II fica no parafuso de dreno da caixa.
    A transmissão da Pinnin é modelo: V4AW4 conforme pág 00-16 do Manual de caracteríticas gerais da Pinnin em anexo, exatamente o mesmo constante na plaqueta de indentificação da minha Pajero.
    A recomendação de uso do Óleo Dexron II na Pajero com o mesmo cambio das nossas, portanto, está ná página 23-2 do manual de manutenção da Transmissão AT da Pinnin também em anexo.

    Será que consegui provar por A + B que não é altamente prejudicial para o câmbio não usar o caríssimo TQM da Castrol conforme afirma a Mitsubishi no Brasil, já que a própria Mitsubishi recomenda o uso de outro óleo nesse mesmo câmbio fora do Brasil???
  • 08/04/2009, 23:20
    PauloJ
    é duro...
    Citação:

    Postado originalmente por ale_ralves Ver Post
    A indicação DII de dexron II fica no parafuso de dreno da caixa.
    A transmissão da Pinnin é modelo: V4AW4 conforme pág 00-16 do Manual de caracteríticas gerais da Pinnin em anexo, exatamente o mesmo constante na plaqueta de indentificação da minha Pajero.
    A recomendação de uso do Óleo Dexron II na Pajero com o mesmo cambio das nossas, portanto, está ná página 23-2 do manual de manutenção da Transmissão AT da Pinnin também em anexo.

    Será que consegui provar por A + B que não é altamente prejudicial para o câmbio não usar o caríssimo TQM da Castrol conforme afirma a Mitsubishi no Brasil, já que a própria Mitsubishi recomenda o uso de outro óleo nesse mesmo câmbio fora do Brasil???

    :stop: Cuidar do câmbio automático é um jogo difícil, sob informações contraditórias e riscos altos. Façam suas apostas:
    * trocar o óleo na concessionária uma vez a cada um ou dois anos, R$500; :-|
    * consertar numa especializada pequena, R$5.000; :cry:
    * consertar numa especializada de renome R$10.000; :shock:
    * comprar um câmbio novo, R$25.000. :putz:

    Eu troco o óleo do câmbio dos carros de casa a cada 40K. Até do Audi que no manual não manda trocar. Mas eu vi a cor do óleo que saiu... TQM na Pajero, Pentosin no Audi e o que mais pedirem nos manuais... :concordo:

    Filtros, correias, rolamentos e miudezas em geral, se der pra trazer dos EUA vamos economizar uma boa grana. Mas óleo não dá... :discordo:

    Abraços,

    Paulo
  • 09/04/2009, 00:23
    nelsonnrc
    Citação:

    Postado originalmente por PauloJ Ver Post
    :stop: Cuidar do câmbio automático é um jogo difícil, sob informações contraditórias e riscos altos. Façam suas apostas:
    * trocar o óleo na concessionária uma vez a cada um ou dois anos, R$500; :-|
    * consertar numa especializada pequena, R$5.000; :cry:
    * consertar numa especializada de renome R$10.000; :shock:
    * comprar um câmbio novo, R$25.000. :putz:

    Eu troco o óleo do câmbio dos carros de casa a cada 40K. Até do Audi que no manual não manda trocar. Mas eu vi a cor do óleo que saiu... TQM na Pajero, Pentosin no Audi e o que mais pedirem nos manuais... :concordo:

    Filtros, correias, rolamentos e miudezas em geral, se der pra trazer dos EUA vamos economizar uma boa grana. Mas óleo não dá... :discordo:

    Abraços,

    Paulo

    Concordo com vc
  • 09/04/2009, 11:24
    FabioTr4
    Eu tentei...
    ...na revisão "5" trocar todos os óleos da minha AT e fui informado pela concessionária (revisão na Mit) que agora só aos 80.000km deveria trocar o da transmissão AT.

    Perguntei de "tudu-quantu-é-jeitu" e não me convenceram na resposta. Como a Mit muda de uma hora pra outra, mantendo o mesmo regime de manutenção e características do óleo, dobrando o tempo indicado no manual?

    Mais uma vez pulga atrás da orelha com os procedimentos de revisão e manutenção.

    Outra coisa: trocar óleo a cada 5.000km tb acho desperdício em ciclo normal de rodagem.

    [s] a todos
  • 09/04/2009, 18:40
    marcio pajero
    Ontem fui a Mitcar receber uma full gls com um colega que a comprou zero. Fiquei tentado a trocar a minha ful gls 06/06 40mkm, desesti, me pediram 60 pilas de volta. Mas perguntei ao chefe da oficina sobre duvida causada entre a promoção e o manual quanto a troca do oleo da TA aos 40 ou 80mkm. A resposta foi imediata 80mkm. Perciste a duvida, pois a resposta da fabrica aos meus emails foi de manter os 40mkm do manual o que eu ja havia atendidi.´Só uso os oleos recomendados e na kilometragem ou no tempo indicado. Para mim o item de manutenção mais barato é o oleo e a diferença entre o indicado e o paralelo é pequena e em pouco volume. No fim o valor da diferença é perto de 10 litros de combustivel a cada 5000km. Marcio
    40 ou 80 eis a questão???
  • 09/09/2009, 12:47
    tico tr4
    Tambem estava preocupado que a troca de oleo da minha TR4.. Mas por sorte liguem pra Sendai em Vitoria e fiquei mas tranquilo .
    O oleo usado antigamente foi substituido por um outro bem mais em conta o mesmo usado na flex, que custa apenas R$35,77. Ficou por R$250 mais a mão de obra R$130. Aproveitei e troquei o oleo da reduçao e dos diferenciais mais R$150 com R$45 de mao de obra. Total R$575,00 Nem pedi desconto.Em relação ao filtro ele não me recomendou a troca. Espero que ajude!!!!
  • 14/09/2009, 20:37
    ale_ralves
    Citação:

    Postado originalmente por tico tr4 Ver Post
    Tambem estava preocupado que a troca de oleo da minha TR4.. Mas por sorte liguem pra Sendai em Vitoria e fiquei mas tranquilo .
    O oleo usado antigamente foi substituido por um outro bem mais em conta o mesmo usado na flex, que custa apenas R$35,77. Ficou por R$250 mais a mão de obra R$130. Aproveitei e troquei o oleo da reduçao e dos diferenciais mais R$150 com R$45 de mao de obra. Total R$575,00 Nem pedi desconto.Em relação ao filtro ele não me recomendou a troca. Espero que ajude!!!!

    :pensativo: Alguém pode esclarecer se entendi certo: O óleo de câmbio da TR4 Flex não é o Castro TQMSP? Mesmo o câmbio sendo o mesmo das outras TR's e a Mit dizendo que não se pode usar outro óleo se não o TQMSP?
  • 12/01/2012, 11:20
    jhsingh
    Levei minha TR4 2005 Gasolina para revisão de 50K na concessionaria, mas pedi o pacote de "revisão programada nº8" (que em tese, seria para 80k rodados). A troca de óleo dessa "revisão programada mitsubishi" é indicado o óleo de 36 reais Castrol TQ-D - tá lá, no site da mitsubishi, claro e limpo (copiei a página para um futuro questionamento). Enfim, no manuel do carro falam pra trocar o óleo a cada 40K, e usar SOMENTE o tal TQMSP3. Já o website da empresa, e os cartazes nas concessionárias indicam essa troca aos 80K, e no site (e na nota fiscal do serviço), consta o óleo bem mais em conta TQ-D (um castrol compatível DEXRON-II). Como li aí, bem claro, que a CAIXA AT dessa TR4 é IDÊNTICA (mesmo código inclusive) da Pinin, que usa DXII, e, ainda, no parafuso de dreno da caixa tá lá DII, CARAMBA, tá na cara que a MMC fez um belo acordo com a Castrol, pegou um óleo mais caro, colocou lá 1ml de perfumaria e INVENTOU uma categoria de óleo pra ganhar mais dinheiro. COm a concorrência apertando, pularam fora para baratear as revisões e usar isso como ferramenta de Marketing, deixando pra lá o super-hiper-exclusivo óleo e voltando ao original da CX de TRANSMIS. O original é DII, que custa 37 pilas o litro. É o que as concessionárias estáo usando sem a menor vergonha, nem escondendo, ja que CONSTA NA NOTA FISCAL DA REVISÃO. Troca do óleo, só com 80K mesmo, ou menos, se o uso do carro for pouco (fator tempo). Exatamente o que fiz (troquei com 50K pq o carro já tem 6 anos de uso) - o óleo antigo tava numa boa, limpo, pouca diferença de coloração, pouca diferença de cheiro, viscosidade sentida nos dedos impecável. É uma caixa de câmbio projetada em meados dos anos 90, pq teria q usar um óleo projetado depois do ano 2000? Só pq a MMC começou a vender a TR4 em 2003? Acho que fui claro aqui. Esqueçam o super oleo, vá de equivalente DEXRON II mesmo.
  • 12/01/2012, 11:50
    caique
    Para mim bem convincente...tem toda lógica, a mudança só ocorreu por pressão da concorrência, do contrário os manuais estrangeiros usariam o mesmo "super" óleo. Agora, entre 40 ou 80, se quiser gastar, opte por 60.000 klm.

    abçs



    Citação:

    Postado originalmente por jhsingh Ver Post
    Levei minha TR4 2005 Gasolina para revisão de 50K na concessionaria, mas pedi o pacote de "revisão programada nº8" (que em tese, seria para 80k rodados). A troca de óleo dessa "revisão programada mitsubishi" é indicado o óleo de 36 reais Castrol TQ-D - tá lá, no site da mitsubishi, claro e limpo (copiei a página para um futuro questionamento). Enfim, no manuel do carro falam pra trocar o óleo a cada 40K, e usar SOMENTE o tal TQMSP3. Já o website da empresa, e os cartazes nas concessionárias indicam essa troca aos 80K, e no site (e na nota fiscal do serviço), consta o óleo bem mais em conta TQ-D (um castrol compatível DEXRON-II). Como li aí, bem claro, que a CAIXA AT dessa TR4 é IDÊNTICA (mesmo código inclusive) da Pinin, que usa DXII, e, ainda, no parafuso de dreno da caixa tá lá DII, CARAMBA, tá na cara que a MMC fez um belo acordo com a Castrol, pegou um óleo mais caro, colocou lá 1ml de perfumaria e INVENTOU uma categoria de óleo pra ganhar mais dinheiro. COm a concorrência apertando, pularam fora para baratear as revisões e usar isso como ferramenta de Marketing, deixando pra lá o super-hiper-exclusivo óleo e voltando ao original da CX de TRANSMIS. O original é DII, que custa 37 pilas o litro. É o que as concessionárias estáo usando sem a menor vergonha, nem escondendo, ja que CONSTA NA NOTA FISCAL DA REVISÃO. Troca do óleo, só com 80K mesmo, ou menos, se o uso do carro for pouco (fator tempo). Exatamente o que fiz (troquei com 50K pq o carro já tem 6 anos de uso) - o óleo antigo tava numa boa, limpo, pouca diferença de coloração, pouca diferença de cheiro, viscosidade sentida nos dedos impecável. É uma caixa de câmbio projetada em meados dos anos 90, pq teria q usar um óleo projetado depois do ano 2000? Só pq a MMC começou a vender a TR4 em 2003? Acho que fui claro aqui. Esqueçam o super oleo, vá de equivalente DEXRON II mesmo.

  • 12/01/2012, 16:11
    Pavoski
    1 Anexo(s)
    Jogando lenha na fogueira!!!
    Salve, salve, senhoras e senhores!

    Como está se aproximando a revisão de 80k da nega Tereza, fui dar uma olhada no site da MMC o tamanho da facada que me aguarda... O susto até não foi tão grande, pelo número de coisas trocadas, mas o que realmente me chamou a atenção (imagem em anexo) foi a troca de óleo do câmbio AT apenas na 10° revisão (100k)...

    Mitsubishi Motors do Brasil
    página visitada em 12/01/2012 - 16h.

    Meu pai é dono de oficina há mais de 40 anos e sempre disse que em caixa automática deve-se mexer o mínimo indispensável, mas 100k tou achando um pouco demais...

    Que é que a galera daqui acha disso?
  • 12/01/2012, 22:40
    jhsingh
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Pavoski Ver Post
    Salve, salve, senhoras e senhores!

    Como está se aproximando a revisão de 80k da nega Tereza, fui dar uma olhada no site da MMC o tamanho da facada que me aguarda... O susto até não foi tão grande, pelo número de coisas trocadas, mas o que realmente me chamou a atenção (imagem em anexo) foi a troca de óleo do câmbio AT apenas na 10° revisão (100k)...

    Mitsubishi Motors do Brasil
    página visitada em 12/01/2012 - 16h.

    Meu pai é dono de oficina há mais de 40 anos e sempre disse que em caixa automática deve-se mexer o mínimo indispensável, mas 100k tou achando um pouco demais...

    Que é que a galera daqui acha disso?

    AMIGO, agora eu que fiquei assustado! O SITE DA MMC é de uma imprecisão FENOMENAL! A tabela de "revisões programadas" do seu carro, que vc colou/anexou aqui NÃO CONSTA EM NENHUMA DELAS A TROCA DE ÓLEO DA AT - nadica de nada. Nos 100K tá recomendado a troca do óleo da CAIXA DE TRANSFERÊNCIA, que não é a caixa do câmbio automático :discordo:. A caixa de transferência é uma caixa mecânica, acionada pela alavanca de tração. É a caixa que faz a conexão do AT com a tração (4x2/4x4/4x4+Bloqueio).

    Resumindo então, essa tal de "revisão programada" é totalmente fora dos padrões da revisão instruida no manual. Cheque no seu manual de bordo o que se fala sobre troca de óleo/fluido da transmissão AT. Na minha (TR4 gasolina 2005 AT), aparece essa troca com 40K e depois com 80K. Já na revisão programada do site aparece só com 80K. No seu caso, nem aparece!!!
    *anexo o print da revisão programada do site da minha TR4, só para vc comparar.


    Anexo 328012

    A Mitsubishi tem obrigação de sanar essas informações conflitantes :putz:, pois assim ficamos sem saber onde confiar :? , se no site, se na palavra da concessionária, se no manual do proprietário. Aliás, vou tentar ligar no SAC da MMC e ver o que eles lá falam.
  • 23/01/2012, 22:22
    jhsingh
    Mandei e-mail pro SAC da Mitsubishi do Brasil e a resposta veio: Óleo da transmissão das TR4 (todas - flex ou só gasolina) é agora o TQ-D Castrol. Tá arquivado e guardado o email. Depois posto uma imagem do PDF que acompanhou o e-mail.


    TQ-MSIII x TQ-D
    Esqueçam então o TQMS3 (ou TQ-M/S-III). Só tomem o devido cuidado de NÃO MISTURAR ÓLEOS. Como não sei desde quando eles estão colocando de fábrica o TQ-D, em caso de vazamento, TROQUE TODO O ÓLEO, NAO COMPLETE. O TQ-D custa baratin, acho que uns 28 reais o litro. Não vale a pena arriscar. Troquem em oficina especializada em AT ou na concessionária, pois é necessário ter uma máquina específica de sucção e bombeamento para tirar todo óleo antigo e repor o novo. Não caia na conversa de mechânicos. A caixa de transmissão exige 8 litros de óleo, mas se usa mais, uns 10 litros, para fazer a troca completa, pois os primeiros 2 litros se perdem no inicio do bombeamento. Se só drenar pelo bujao vai sair uns 4 litros apenas, pois o resto fica enfiado lá na bomba hidráulica do conversor de torque. Uma troca completa exige no mínimo 8 litros. Para realizar a troca, tem que ser com especialista. Fica aí a dica.

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