Estive na Serra da Canastra com minha recém adquirida TR4 automátia 2003, acompanhado de um grupo de amigos com diversos veículos. Foi a primeira trilha que enfrentei com esta viatura, que está equipada apenas com pneus Geninho 1001 recapados no pneu original do carro. De resto está original. Lá, para quem não conhece, enfrenta-se muito chão de pedra, com erosões, pouquinho de lama, terra bem arenosa, travessias de rio, muita poeira e estradas de chão batido bem esburacadas. Seguem minhas pimeiras impressões do carro em trilhas:
1) fui com esposa e 2 filhos, na prática +- 3 adultos e uma criança + bagagem = bastante peso.
1) a TR4 enfrentou tudo sem raspar a lata ou o fundo nas pedras. Às vezes raspava o pára-barro traseiro, sem quebrar. Também amassei o estribo. A minha está com o peito de aço, mas sem a proteção do câmbio. Recomendo.
2) relativamente confortável. Há pouco espaço atrás para pernas, mas meus filhos aguentaram e mesmo minha esposa em alguns trechos. Porta-malas surpreendeu.
3) Devido à carga a suspensão traseira dava batente com frequência. Como não troquei amortecedores e molas pergunto se isto é normal ou se devo investir nas trocas, incluindo um liftzinho e as tais molas de courrier atrás?
4) O ar-condicionado desligava com muita frequência nos deixando no calor, por causa do esforço do motor. Percebi que sem a reduzida ele aguentava mais tempo sem desligar, o que para mim foi surpresa, pois pensei que a reduzida exigisse menos do motor.
5) Nos mesmos pontos com e sem reduzida o carro passou quase da mesma forma, ou seja, passei a usar menos a reduzida.
5) Para esta carga falta força para rodovia em subidas. Como o maior torque vem com giro mais alto, em alguns casos de subidas muito íngrimes no asfalto, acabei ficando para trás.
6) Média de consumo na estrada +-100km/h = 8,3Km/l. Nas trilhas mais travadas (muito anda e pára) caiu bastante, mas não marquei.
Resumindo: carro muito versátil, aguentou tudo na estrada e na trilha e lavou tá novo! Muito bom!
abç,
Caco