x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28

TR4 na Serra da Canastra

Estive na Serra da Canastra com minha recém adquirida TR4 automátia 2003, acompanhado de um grupo de amigos com diversos veículos. Foi a primeira trilha que enfrentei com esta viatura, que está equipada apenas com pneus Geninho 1001 recapados no pneu original do carro. De resto está original. Lá, para quem não conhece, enfrenta-se muito chão de pedra, com erosões, pouquinho de lama, terra bem arenosa, travessias de rio, muita poeira e estradas de chão batido bem esburacadas. Seguem minhas pimeiras impressões do carro em trilhas:
    1) fui com esposa e 2 filhos, na prática +- 3 adultos e uma criança + bagagem = bastante peso.
    1) a TR4 enfrentou tudo sem raspar a lata ou o fundo nas pedras. Às vezes raspava o pára-barro traseiro, sem quebrar. Também amassei o estribo. A minha está com o peito de aço, mas sem a proteção do câmbio. Recomendo.
    2) relativamente confortável. Há pouco espaço atrás para pernas, mas meus filhos aguentaram e mesmo minha esposa em alguns trechos. Porta-malas surpreendeu.
    3) Devido à carga a suspensão traseira dava batente com frequência. Como não troquei amortecedores e molas pergunto se isto é normal ou se devo investir nas trocas, incluindo um liftzinho e as tais molas de courrier atrás?
    4) O ar-condicionado desligava com muita frequência nos deixando no calor, por causa do esforço do motor. Percebi que sem a reduzida ele aguentava mais tempo sem desligar, o que para mim foi surpresa, pois pensei que a reduzida exigisse menos do motor.
    5) Nos mesmos pontos com e sem reduzida o carro passou quase da mesma forma, ou seja, passei a usar menos a reduzida.
    5) Para esta carga falta força para rodovia em subidas. Como o maior torque vem com giro mais alto, em alguns casos de subidas muito íngrimes no asfalto, acabei ficando para trás.
    6) Média de consumo na estrada +-100km/h = 8,3Km/l. Nas trilhas mais travadas (muito anda e pára) caiu bastante, mas não marquei.
    Resumindo: carro muito versátil, aguentou tudo na estrada e na trilha e lavou tá novo! Muito bom!
    abç,
    Caco

Usuário Avatar de robertokbc
    Entrada
    14/09/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Olá Caco, como vai

Com relação aos estribos, ajudaram a proteger o carro ou só atrapalharam?
    Agora quanto a reduzida concordo que a tr4 fica pouco reduzida, mas a ponto de a tração normal ficar igual a reduzida é

Poste as fotos do passeio pra galera....

Grande abraço
    Pajero TR4 AT 2005

robertokbc, concluo que os estribos ajudaram a não marcar a lata. Talvez fosse diferente em outras situações, com passagens estreitas.
    Quanto a reduzida era só para checar com mais alguém. Dá pra sentir a redução mas é pequena. Como é automática o câmbio se virou muito bem em várias situações sem ela.
    As fotos postarei assim que puder.
    Abraço,

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Caco, eu sou o maior fã de usar a reduzida pra conservar o equipamento. Fiquei surpreso de vc sentir o motor sobrecarregado. Não estava rodando muito depressa (acima de 40Km/h), ou limitado manualmente às marchas mais baixas?

Me interessou essa hipótese de recapar os pneus originais para um desenho off-road. Vc que mandou fazer? Recomenda?

Abraços,

Paulo
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

Oi Pauloj, quanto à reduzida várias coisas me chamaram a atenção:
    1) com a reduzida engatada, em algumas passagens o ar-condicionado desligava automaticamente para ceder força ao torque. Como algumas vezes os trechos difíceis eram longos, o ar permanecia desligado por muito tempo. Incomodou.
    2) acabei passando mais de uma vez por vários obstáculos. Na primeira vez com reduzida e na segunda sem reduzida. Para minha surpresa passei quase da mesma forma e não senti, sem a reduzida, o ar desligando tanto, nem a temperatura subindo tanto.
    3) como o TR4 é 16 válvulas o torque vem com giro mais alto e acho que na reduzida em aclives com erosões nunca alcançamos este giro do torque "ótimo".
    4) acho que a reduzida no TR4 "reduz" proporcionalmente menos que outros jeeps que já tive.
    5) sua colocação de velocidade acima de 40km/h (no D) e mantendo marcha baixa manualmente (L) procede. Realmente isso pode ter forçado e aquecido a caixa de transferência.
    6) como é automática, a transferência faz um trabalho muito interessante de liberação paulatina do torque. No meu caso com pneu lameiro andando em erosões acho até muito bom que isso aconteça.

Quanto aos pneus, vai uma foto. Recomendo para trilhas e passeios off-road. Se for usar muito na cidade e asfalto, chia muito alto. Pelo preço (paguei 240 cada pneu), se vc tiver um jogo original em bom estado, sugiro pensar em montar um jogo extra. No meu caso eu adquiri completo da Geninho, sem fornecer as minhas carcaças, pois fica mais prático e a diferença de preço não compensa muito a diferença de frete.

Abç,
    Caco
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-cimg4458.jpg  

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE

Smile

Olá Caco,

Outra coisa sobre aquecimento: radiador limpo vs radiador sujo muda muuuito - e tem um radiadorzinho só para o câmbio, já reparou? Não sei se as duas passagens que vc fez longo/reduzido estavam na mesma condição de limpeza...

Que pneus bacanas! Acho que vou aproveitar que os meus originais estão pra lá da meia-vida, comprar novos e recapar os velhos na Geninho. Foi isso que vc fez? A banda off-road não é mais espessa, não aumentou o diâmetro do pneu?

Afinal, com uma viagem pra Ilhabela marcada pra dia 20/3, e outra pra Cananéia dia 28, não dá pra bobear...

Saudações a Vinhedo. Já morei em Campinas e tenho saudade.

Abraços,

Paulo
    Trilha, eu?

Obrigado pelas dicas. O radiador principal foi limpo e o líquido trocado pouco antes de viajar, mas vou verificar no visual. Não sabia deste outro só para o câmbio, também vou verificar.
    Comprei os pneus completos, pois teriam que avaliar as minhas carcaças e descontariam 20,00 por pneu se fossem fazer nas minhas. Como teria que mandar para eles em Sorocaba este seria exatamente o frete que eu pagaria. Preferi pegar os pneus completos feitos nas carcaças deles. Aumenta o diâmetro sim, provavelmente uns 2 a 3cm (diâmetro) pois além dos "gomos" tem uma capa de borracha que é vulcanizada na banda de rodagem. Cuidado com a velocidade pois não sei como se comporta. Qual modelo de Pajero vc tem?
    abç, e manda fotos das viagens.
    Caco

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Legal Caco,

Já me provou que não vai vale à pena recapear os originais. Custa igual e aumenta o diâmetro. O jeito vai ser procurar rodas menores que com pneus maiores tenham aproximadamente o mesmo diâmetro. Alguma dica de onde comprar as rodas? Quanto mais simples, melhor.

Sobre o radiador estava pensando em sujeira por fora mesmo. Alguns carros juntam muito barro no radiador e se não lavar entre uma trilha e outra, sobreaquecimento na certa! Pergunte aos donos de Willys, de Defender...

Meu carro é uma Full 2006 a diesel, longa. Antes eu tinha uma Full 2001 curta a gasolina, com ângulo de saída melhor mas sem eletrônica anti-patinação nas rodas. Essa nova faz uns truques interessantes no atoleiro, pena ser limitada nas erosões...

Bom, vou atrás das rodas e pneus. Seguem-se uma foto de cada carro.

Abraços,

Paulo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-imagem-034.jpg   TR4 na Serra da Canastra-dsc02408.jpg  
    Trilha, eu?

Também estive na Serra da Canastra durante o carnaval, tenho uma tr4 cinza chumbo 07/08 e estava andando com um monte de dendender do pessoal do Terra Extrema. Cheguei a ver algumas tr4 por lá provavelmente nos cruzamos em algum ponto. Conseguiu fazer algum roteiro mais interessante? Eu como estava em boa companhia passei por alguns atoleiros e uns dois rios mas só fui pq tinha um monte de maluco dizendo q dava e se não desse eles me rebocavam. Mas nem precisou, o carrinho é valente mesmo. Até eles ficaram impressionados com o carro, não esperavam tanto dele. Mas sou humilde em dizer q defender é defender. Foi bem legal e pra quem puder o passeio é ótimo vários lugares pra visitar e muitas cachoeiras. O visual é espetacular.
    Abç e boa lama!

Paulo, parabéns pelas viaturas. Acho que eu teria dó...
    Recapar tem prós e contras. Não vejo o aumento no diâmetro como um contra, mas sim como neutro, pois é mínimo e nas trilhas é comum baixar a calibragem e anular isto. Um verdadeiro contra no seu carro é a perda de segurança pois vc não pode andar nas mesmas velocidades que usa nos pneus originais. De qualquer forma acho que vc acharia fácil algum MUD novo na sua medida: BF, Yokohama, etc. As rodas de ferro acho que são mais eficientes pois amassam mas não quebram como as de liga, mas isso já é pra uso mais extremo.
    Vc faz trilhas na região?
    Abç e segue mais uma foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-serra-da-canastra-460-.jpg  

Citação Postado originalmente por Padeiro Ver Post
    Também estive na Serra da Canastra durante o carnaval, tenho uma tr4 cinza chumbo 07/08 e estava andando com um monte de dendender do pessoal do Terra Extrema. Cheguei a ver algumas tr4 por lá provavelmente nos cruzamos em algum ponto. Conseguiu fazer algum roteiro mais interessante? Eu como estava em boa companhia passei por alguns atoleiros e uns dois rios mas só fui pq tinha um monte de maluco dizendo q dava e se não desse eles me rebocavam. Mas nem precisou, o carrinho é valente mesmo. Até eles ficaram impressionados com o carro, não esperavam tanto dele. Mas sou humilde em dizer q defender é defender. Foi bem legal e pra quem puder o passeio é ótimo vários lugares pra visitar e muitas cachoeiras. O visual é espetacular.
    Abç e boa lama!

Oi Padeiro, eu também cruzei com várias TR4 por lá, mas não lembro de um grupo com várias lands. Eu estava num grupo bem variado, Trollers, Vitaras, Caminhonetes e 2 TR4s. Também passamos por tudo sem dificuldades e me surpreendi com o carro. Olha que já fui pra lá de Engesa!

No primeiro dia saímos de Franca e entramos na Serra por Delfinópolis (pelo lado contrário em relação a onde estamos). Passamos o dia todo na serra até chegar à pousada à noite.

No segundo dia foi mais pesado, tivemos um problema com uma F250 que travou numa subida ensaboada perto da Vanda durante a chuva. Chegamos na pousada às 3 da manhã...

Visite o site do jeep clube de vinhedo que já colocaram um relato por lá:
    http://www.jeepclubedevinhedo.com.br/

Anexe algumas fotos do seu passeio!
    Seguem mais fotos da nossa turma.
    abraço,
    Caco
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-serra-da-canastra-270-.jpg   TR4 na Serra da Canastra-serra-da-canastra-284-.jpg   TR4 na Serra da Canastra-cimg4377.jpg   TR4 na Serra da Canastra-cimg4409.jpg   TR4 na Serra da Canastra-cimg4435.jpg  

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE

Talking Lavou tá nova!!

Olá Caco,

He he dó eu tenho. Mas andando devagar, evitando os piores lugares, não tem problema não. O carro tem uma estrutura forte, é razoavelmente alto (tolera 50cm) e barro a gente lava. E os riscos, bom os riscos... os riscos riscam. Também adesivar as laterais seria exagero, não?

Não tinha pensado nesse ponto da pressão mais baixa. Talvez caiba mesmo uma polegada a mais de diâmetro nessa condição... aí o recape dos originais fica ok.

Obrigado pela dica do asfalto, não vou abrir mão das rodas e pneus originais pois com frequencia cubro distâncias rodoviárias grandes. Estou pensando em levar comigo rodas e pneus de reserva mesmo, para colocar só na hora de brincar.

Vamos marcar uma trilha ou viagem de fds qqer dia desses. Por ora tenho Ilhabela na agenda de 20-22/3, que acha?

Abraços,

Paulo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-lavotanova.jpg  
    Trilha, eu?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem