x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 28

Hybrid View

  • #1

    TR4 na Serra da Canastra




    Estive na Serra da Canastra com minha recém adquirida TR4 automátia 2003, acompanhado de um grupo de amigos com diversos veículos. Foi a primeira trilha que enfrentei com esta viatura, que está equipada apenas com pneus Geninho 1001 recapados no pneu original do carro. De resto está original. Lá, para quem não conhece, enfrenta-se muito chão de pedra, com erosões, pouquinho de lama, terra bem arenosa, travessias de rio, muita poeira e estradas de chão batido bem esburacadas. Seguem minhas pimeiras impressões do carro em trilhas:
    1) fui com esposa e 2 filhos, na prática +- 3 adultos e uma criança + bagagem = bastante peso.
    1) a TR4 enfrentou tudo sem raspar a lata ou o fundo nas pedras. Às vezes raspava o pára-barro traseiro, sem quebrar. Também amassei o estribo. A minha está com o peito de aço, mas sem a proteção do câmbio. Recomendo.
    2) relativamente confortável. Há pouco espaço atrás para pernas, mas meus filhos aguentaram e mesmo minha esposa em alguns trechos. Porta-malas surpreendeu.
    3) Devido à carga a suspensão traseira dava batente com frequência. Como não troquei amortecedores e molas pergunto se isto é normal ou se devo investir nas trocas, incluindo um liftzinho e as tais molas de courrier atrás?
    4) O ar-condicionado desligava com muita frequência nos deixando no calor, por causa do esforço do motor. Percebi que sem a reduzida ele aguentava mais tempo sem desligar, o que para mim foi surpresa, pois pensei que a reduzida exigisse menos do motor.
    5) Nos mesmos pontos com e sem reduzida o carro passou quase da mesma forma, ou seja, passei a usar menos a reduzida.
    5) Para esta carga falta força para rodovia em subidas. Como o maior torque vem com giro mais alto, em alguns casos de subidas muito íngrimes no asfalto, acabei ficando para trás.
    6) Média de consumo na estrada +-100km/h = 8,3Km/l. Nas trilhas mais travadas (muito anda e pára) caiu bastante, mas não marquei.
    Resumindo: carro muito versátil, aguentou tudo na estrada e na trilha e lavou tá novo! Muito bom!
    abç,
    Caco

  • #2
    Usuário Avatar de robertokbc
    Entrada
    14/09/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Olá Caco, como vai

    Com relação aos estribos, ajudaram a proteger o carro ou só atrapalharam?
    Agora quanto a reduzida concordo que a tr4 fica pouco reduzida, mas a ponto de a tração normal ficar igual a reduzida é

    Poste as fotos do passeio pra galera....

    Grande abraço
    Pajero TR4 AT 2005

  • #3
    robertokbc, concluo que os estribos ajudaram a não marcar a lata. Talvez fosse diferente em outras situações, com passagens estreitas.
    Quanto a reduzida era só para checar com mais alguém. Dá pra sentir a redução mas é pequena. Como é automática o câmbio se virou muito bem em várias situações sem ela.
    As fotos postarei assim que puder.
    Abraço,

  • #4
    Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    56
    Posts
    725
    Agradecimentos: 0
    Caco, eu sou o maior fã de usar a reduzida pra conservar o equipamento. Fiquei surpreso de vc sentir o motor sobrecarregado. Não estava rodando muito depressa (acima de 40Km/h), ou limitado manualmente às marchas mais baixas?

    Me interessou essa hipótese de recapar os pneus originais para um desenho off-road. Vc que mandou fazer? Recomenda?

    Abraços,

    Paulo
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

  • #5
    Oi Pauloj, quanto à reduzida várias coisas me chamaram a atenção:
    1) com a reduzida engatada, em algumas passagens o ar-condicionado desligava automaticamente para ceder força ao torque. Como algumas vezes os trechos difíceis eram longos, o ar permanecia desligado por muito tempo. Incomodou.
    2) acabei passando mais de uma vez por vários obstáculos. Na primeira vez com reduzida e na segunda sem reduzida. Para minha surpresa passei quase da mesma forma e não senti, sem a reduzida, o ar desligando tanto, nem a temperatura subindo tanto.
    3) como o TR4 é 16 válvulas o torque vem com giro mais alto e acho que na reduzida em aclives com erosões nunca alcançamos este giro do torque "ótimo".
    4) acho que a reduzida no TR4 "reduz" proporcionalmente menos que outros jeeps que já tive.
    5) sua colocação de velocidade acima de 40km/h (no D) e mantendo marcha baixa manualmente (L) procede. Realmente isso pode ter forçado e aquecido a caixa de transferência.
    6) como é automática, a transferência faz um trabalho muito interessante de liberação paulatina do torque. No meu caso com pneu lameiro andando em erosões acho até muito bom que isso aconteça.

    Quanto aos pneus, vai uma foto. Recomendo para trilhas e passeios off-road. Se for usar muito na cidade e asfalto, chia muito alto. Pelo preço (paguei 240 cada pneu), se vc tiver um jogo original em bom estado, sugiro pensar em montar um jogo extra. No meu caso eu adquiri completo da Geninho, sem fornecer as minhas carcaças, pois fica mais prático e a diferença de preço não compensa muito a diferença de frete.

    Abç,
    Caco
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TR4 na Serra da Canastra-cimg4458.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    56
    Posts
    725
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Olá Caco,

    Outra coisa sobre aquecimento: radiador limpo vs radiador sujo muda muuuito - e tem um radiadorzinho só para o câmbio, já reparou? Não sei se as duas passagens que vc fez longo/reduzido estavam na mesma condição de limpeza...

    Que pneus bacanas! Acho que vou aproveitar que os meus originais estão pra lá da meia-vida, comprar novos e recapar os velhos na Geninho. Foi isso que vc fez? A banda off-road não é mais espessa, não aumentou o diâmetro do pneu?

    Afinal, com uma viagem pra Ilhabela marcada pra dia 20/3, e outra pra Cananéia dia 28, não dá pra bobear...

    Saudações a Vinhedo. Já morei em Campinas e tenho saudade.

    Abraços,

    Paulo
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade