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Convex Datacenter
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  • #13
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    15/07/2011
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    muito boa a explicação do uso do 4X4 na TR4
    Ex-L200 Triton CD V6 24V Gasolina AT 2008/2008 All Black
    Jeep Renegade Longitude 2.0 Turbo Diesel AT 2016

  • #14
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    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    - 4x4 lo bloqueado dif. central: engate apenas com o carro parado e em ponto monto; pode ser usado sem restrições de velocidade, mas o motor vai ser esforçado ao limite e poderá aquecer; uso recomendado para travesias, atoleiros, areia, condições extremas em que é preciso mais torque.
    apenas um detalhe, há sim limite de velocidade quando se está em 4x4Lo (4x4LLc) e salvo engano o limite é 75km/h - pelo menos acho que este é o limite de velocidade nas AT, nas MT há limite também e deve ser na casa dos 75km/h.

    no mais, a explicação está perfeita.
    4X4 Brasil

  • #15
    Patto, essa restrição de velocidade está no manual?

    Pq não entendo qual seria o motivo de limitar a velocidade.

    No caso da reduzida, a limitação seria em relação à rotação em que o carro vai rodar; se rodar dentro do limite (e acredito que isso seja possível ultrapassando 75km/h) qual seria o problema?

    No caso do bloqueio central (e isso vale tb pra reduzida), a limitação seria a aderência do solo. Rodando em lama ou dunas o uso do bloqueio limitaria a velocidade?

    Vou dar um aolhada no meu manual pra ver se fala sobre isso, mas não me lembro de ter visto. A minha é cambio manual.

    Abs

    Lindóia

  • #16
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    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Patto, essa restrição de velocidade está no manual?

    Pq não entendo qual seria o motivo de limitar a velocidade.

    No caso da reduzida, a limitação seria em relação à rotação em que o carro vai rodar; se rodar dentro do limite (e acredito que isso seja possível ultrapassando 75km/h) qual seria o problema?

    No caso do bloqueio central (e isso vale tb pra reduzida), a limitação seria a aderência do solo. Rodando em lama ou dunas o uso do bloqueio limitaria a velocidade?

    Vou dar um aolhada no meu manual pra ver se fala sobre isso, mas não me lembro de ter visto. A minha é cambio manual.

    Abs

    Lindóia
    putz....agora não sei confirmar se está no manual, provavelmente sim.

    a limitação de velocidade em reduzida está vinculada ao giro do motor...em reduzida, nem parece que o cambio trocou todas as marchas, que, diga-se de passagem, são apenas 3, o overdrive não entra quando na reduzida

    a sua é AT?? vou checar mais a noite tb e posto aqui

    abs
    4X4 Brasil

  • #17
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Pq não entendo qual seria o motivo de limitar a velocidade.
    Dois motivos: primeiro, a capacidade mecânica da transmissão e do motor. O segundo motivo é a temperatura da transmissão e componentes relacionados.

    Em offroad se costuma usar radiadores auxiliares para os diferenciais com relação muito reduzida, porque o calor gerado, mesmo em baixas velocidades (rock crawling), pode danificar componentes.
    ________________

    Já sobre o TR4, o importante foi explicado pelo AACL, e lembrar do seguinte:

    > Engatar reduzida sempre com o câmbio em N (neutro, ponto morto) se for auto, e com a viatura parada, o freio pressionado, as rodas alinhadas, e movimentar o veículo em linha reta ao menos alguns metros ajuda a preservar os componentes;
    > Nunca usar bloqueio no asfalto - não há necessidade, e é prejuízo certo;

  • #18
    A minha á manual e na reduzida dá pra andar a uns 80km/h em 5ª marcha numa boa sem roncar muito motor e ficar numa rotação abaixo do limite. É claro que eu não fico rodando direto nessa velocidade em reduzida, pq se a estrada permite isso eu subo pra 4x4hi. Costumo usar dessa maneira quando a trilha é muito ruim, mas tem trecho em que dá pra esticar um pouco. Com a reduzida dá tempo de diminuir a velocidade mais rápido quando aparece um obstáculo e tb evito mais a troca de marchas. Já o hi com o diferencial bloqueado uso sempre que tem muita lama em uma estrada boa sem buraco ou então na areia (dunas) e não me preocupo com limite de velocidade já que a rotação do motor é a mesma. Pode causar um maior desgaste nos componentes mas acho que o impacto não é tão grande se for usado dessa maniera só em situações de baixissima aderencia, que é o que eu faço.

    Vou ver no meu manual se fala algo sobre os limites.

    Abs

    Lindóia

  • #19
    Não vejo muita logica em saber a velocidade máxima com a reduzida
    Eu acho que nunca passei de 50 Km/h pois se dá para andar acima disso não preciso da reduzida
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #20
    reybelo no rally de regularidade eu tenho esse dilema...

    Rodar reduzido me provê mais torque e respostas mais rápidas para subir ou descer de velocidade, ou rodar bloqueado alto que melhora a velocidade máxima e não sinto que estou "forçando" o conjunto.

    Sendo assim, eu e meu navegador damos uma avaliada na planilha para ver como estão as médias de velocidade.
    Eu sempre que posso prefiro seguir reduzido, e faço isso com tranquilidade até uns 54km/h!

    Haja combustível!
    4X4 Brasil Razão: correcao ortografica
    Gustavo - Vivendo a vida 12x12!
    CJ6 & TR4ER & L200
    www.youtube.com/canalprojetopiloto

  • #21
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    Dúvidas sobre câmbio manual TR4

    Olá pessoal !! Comprei recentemente uma TR4 2008 Manual, sou motorista iniciante 4x4, tenho uma dúvida sobre o uso do câmbio reduzido! Preciso usar embreagem para usar??? O carro pode estar ligado?
    Obrigado.

  • #22
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    Na dúvida, sempre consulte o manual do carro.

    O carro deve estar com o motor funcionando, ligado. Também deve estar parado, pé no freio e embreagem, câmbio no neutro e rodas alinhadas para frente e aí pode engatar a reduzida.

    Para desengatar mesma coisa. Carro parado, pé no freio e embreagem e câmbio no neutro.

    Os demais 4x4 podem ser trocado em uso até 100km/h.

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