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  • #1
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    Pressão de óleo motor 4m40




    Pessoal, alguém pode me dizer qual a pressão de óleo original no motor 4m40?

    Motor frio ao ligar o carro

    Motor cheio a 3000 rpm

    Marcha lenta parado no semáforo

    Att.
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  • #2
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    Ta aí uma coisa que eu queria saber também.


    Abraços Vitor
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    Desatolo Ecosport por R$ 10,00.
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  • #3
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    Coloquei instrumentos de medição e me assusto com a oscilação do ponteiro.

    -manometros1.jpg
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  • #4
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    Léo vc trocou as lâmpadas de iluminação do painel da sua pajero?
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  • #5
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    Motor aquecido:

    Marcha lenta: 150 kPa
    2000 RPM: 400-450 kPa

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Neto1 Ver Post
    Motor aquecido:

    Marcha lenta: 150 kPa
    2000 RPM: 400-450 kPa
    Neto, olha o que aferi ontem pela manhã:

    Motor frio ainda em casa primeira partida do dia lenta em ponto morto - 2 kgf
    Na saída com motor cheio até 3000 rpm - 4 kgf
    Engarrafamento marcha lenta começou a cair e variar entre 1,5 e 1,2 kgf
    Esticada motor cheio 3000 rpm - não passou de 2kgf
    Na parada pra desligar o carro lenta - 1 kgf

    Percebam que conforme o motor aquece e o óleo afina pressão diminui.
    Concluo: bomba dando sinais de problema.
    4X4 Brasil Razão: Inserir citação
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por vitor_grotmann Ver Post
    Léo vc trocou as lâmpadas de iluminação do painel da sua pajero?
    Sim, mudei todas por branca. Falta apenas as dos instrumentos.
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Leo Couto Ver Post
    Neto, olha o que aferi ontem pela manhã:

    Motor frio ainda em casa primeira partida do dia lenta em ponto morto - 2 kgf
    Na saída com motor cheio até 3000 rpm - 4 kgf
    Engarrafamento marcha lenta começou a cair e variar entre 1,5 e 1,2 kgf
    Esticada motor cheio 3000 rpm - não passou de 2kgf
    Na parada pra desligar o carro lenta - 1 kgf

    Percebam que conforme o motor aquece e o óleo afina pressão diminui.
    Concluo: bomba dando sinais de problema.
    Leo:

    Alguns pontos a considerar antes de condenar a bomba

    1. Que tipo manômetro você está usando? Onde está instalado? Foi calibrado?
    2. Qual óleo você está usando (marca, tipo, viscosidade, índice de viscosidade)?
    3. Que tipo de filtro de óleo está instalado? (original ou paralelo)?

    As pressões máximas são as seguintes:

    By-pass do filtro 490+/-30 kPa

    Valvula reguladora: 620+/-30 kPa

    Por estes valores, realmente a pressão está baixa. Qual a kilometragem do motor?

    Abraços
    neto

  • #9
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    1 - Cronomaq. Funcionando perfeitamente.
    2 - Lubrax TOP Turbo
    3 - Paralelo

    Km do motor 234,000

    Neto, o que que é By pass do filtro e que válvula reguladora é essa?
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  • #10
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    É o seguinte, mandei o carro pro mecânico. Abrimos o motor e este já estava sem o eixo balanceador, com as devidas buchas selando os dutos de lubrificação. Na frente, no local onde ia um dos eixos (do lado da bomba injetora) havia um parafuso que servia de lubrificação da engrenagem que ia no local, como foi removido o eixo, esta engrenagem é desnescessária, apenas coloca-se a bucha e o parafuso para vedar o furo (em vermelho no desenho).

    -bucha.jpg
    Esta peça estava dentro do cárter, solta. Colocamos no lugar, trocamos a bomba de óleo, ajustamos o ponto do eixo de comando (cabeçote), bomba injetora e fechamos tudo. Ao ligarmos o motor a luz vermelha acendeu novamente... Analisamos tudo novamente e adivinhe??? A válvula de óleo do instrumento que botei pra medir a pressão do óleo tava com defeito, coloquei a antiga, original do carro e a luz de óleo apagou. Bem, mas talvez nem precisase abrir o motor e gastar uma grana por uma bomba nova? Mas também não teriamos visto a peça fora do lugar. E também o desempenho do carro mudou pra melhor com os novos ajustes na bomba injetora (combustível) que estava totalmente fora de ponto. Estou aguardando a válvula nova para aferir os novos valores da pressão de óleo. Sei que sem os eixos a pressão diminui.
    É isso aí, serve de aprendizado. Aproveitei e fiz outros coisinhas que estavam precisando, suspensão dianteira, retentor da caixa de redução, freios.
    Depois finalizo com a aferição.
    Abraços.
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  • #11
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    gostaria de saber onde fica o sensor de oleo do motor 4m40 pajero 2800 intercooler

  • #12
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    amigo e q comprei este pajero a um ano e descobri q não esta dando sinal no painel não acende a luz do oleo do motor me ajude a descobri o porque desse problema vc tem mais experiencias do q eu obrigado

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