x
Convex Datacenter
Resultados 49 a 56 de 56

Visão do Encadeamento

Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2

Pajero IO - Pneus Maiores + Lift de Suspensão

Senhores,

Sei que esse assunto já foi demasiadamente discutido aqui no fórum. Mas vou escrever a minha experiência mesmo assim, porque creio que no pagar das luzes possa ajudar algum futuro aventureiro ou saciar os curiosos.

No começo do mês corrente (Junho/08) eu comprei uma Pajero IO, azul, ano 2000 para o meu uso no dia-a-dia e também para me divertir. Apesar de eu preferir manual, acabei comprando uma automática por causa do estado do carro x custo.

Bom, li boa parte da troca de mensagens daqui do fórum a respeito de levantar esses carros e calçar pneus maiores. Então fiz a minha opção: calço na suspensão e tentar calçar pneus 245/75 R16.

Vamos ao que interessa:

Fui na Salvatori, revenda da Michellin, no Recreio dos Bandeirantes, indicado pelo meu mais novo amigo e mecânico Katsunori. Cheguei lá, pedi ao Soares, gerente da loja, para calçar em uma roda original minha um BF 245/75 R16 AT. Apesar de ele ter falado que já tentou fazer essa experiência sem lograr sucesso, insisti e montamos um BF na roda dianteira direita do carro. Bom, o primeiro sentimento que tive foi de alegria porque ficou bonito pra cacete!!! Pedi para apertar um parafuso para que a roda ficasse centralizada no cubo e conseguir "avaliar" a proeza. O carro continuou suspenso pelo elevador . O pneu pegou logo de cara na bandeja da mola, mas nada que um espaçador de 3cm não resolvesse, porque a bandeja da mola tem uma inclinação o que permitiria o descolamento do pneu, caso fosse "jogado um pouco mais pra fora". Liguei o carro e girei a direção toda para ambos os lados. Pegou um pouco na parte de trás e bastante na parte da frente. Para isso, a solução seria a troca do parrachoque por um tubular, feito sob medida. Além disso, teria que trocar os parafusos prisioneiros do cubo por maiores para conseguir vencer o espaçador.

Diante do acima exposto, não me restou opção senão calçar minhas rodas com BFs 235/70 R16 AT. A diferença de raio dos entre os dois pneus é de 1,93cm. É bastante! Bom, os 235 caíram como uma luva, levantaram o vão livre do carro, comparado com os 215/65 R16 originais, em 2,48cm. Parece pouca coisa, mas o efeito prático e visual foi bastante notório. Esses 235 pegam um pouco no interior da caixa de rodas na última meia volta do volante, quando se está virando todo o jogo. Apenas isso! Nada de grave ...

Paguei R$ 460,00 por cada BF. A conta total com os pneus + alinhamento + balanceamento + 4 vávulas (merreca) foi 2.000 latinhas (no cartão de crédito).

Abaixo seguem as fotos que eu tirei, inclusive uma comparação entre o 245/75 e o 235/70.

Agora o próximo passo é fazer um lift na suspensão. Vou colocar mola de TR4 na dianteira + calços de 35mm, feitos pela Toca do Dino. Na traseira, seguindo a receita já experimentada do amigo Felipe Balaiune, vou colocar as molas dianteiras da Courrier 1.6 (paguei R$ 116,00 o par na Nova Alteze, na Penha). O lift vou fazer essa semana lá na MITSUNORI, na Barra, vou postar aqui as minhas impressões e fotos.

Nota: Ainda não deu tempo de medir a diferença de consumo do carro, mas já notei que perdeu um pouco de torque (pouco, acho que os 245 iriam "colar o carro no chão"), ainda mais por que é automático.

Desculpem-me a extensão do tópico.

Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -comparacao-bfs.jpg   -245-desmontado.jpg   -235-desmontado-245-ao-lado.jpg   -io-com-235-suspensao-ainda-nao-levantada.jpg  
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem