Senhores,
Sei que esse assunto já foi demasiadamente discutido aqui no fórum. Mas vou escrever a minha experiência mesmo assim, porque creio que no pagar das luzes possa ajudar algum futuro aventureiro ou saciar os curiosos.

No começo do mês corrente (Junho/08) eu comprei uma Pajero IO, azul, ano 2000 para o meu uso no dia-a-dia e também para me divertir. Apesar de eu preferir manual, acabei comprando uma automática por causa do estado do carro x custo.
Bom, li boa parte da troca de mensagens daqui do fórum a respeito de levantar esses carros e calçar pneus maiores. Então fiz a minha opção: calço na suspensão e tentar calçar pneus 245/75 R16.
Vamos ao que interessa:
Fui na Salvatori, revenda da Michellin, no Recreio dos Bandeirantes, indicado pelo meu mais novo amigo e mecânico Katsunori. Cheguei lá, pedi ao Soares, gerente da loja, para calçar em uma roda original minha um BF 245/75 R16 AT. Apesar de ele ter falado que já tentou fazer essa experiência sem lograr sucesso, insisti e montamos um BF na roda dianteira direita do carro. Bom, o primeiro sentimento que tive foi de alegria porque ficou bonito pra cacete!!!

Diante do acima exposto, não me restou opção senão calçar minhas rodas com BFs 235/70 R16 AT. A diferença de raio dos entre os dois pneus é de 1,93cm. É bastante! Bom, os 235 caíram como uma luva, levantaram o vão livre do carro, comparado com os 215/65 R16 originais, em 2,48cm. Parece pouca coisa, mas o efeito prático e visual foi bastante notório. Esses 235 pegam um pouco no interior da caixa de rodas na última meia volta do volante, quando se está virando todo o jogo. Apenas isso! Nada de grave

Paguei R$ 460,00 por cada BF. A conta total com os pneus + alinhamento + balanceamento + 4 vávulas (merreca) foi 2.000 latinhas (no cartão de crédito).
Abaixo seguem as fotos que eu tirei, inclusive uma comparação entre o 245/75 e o 235/70.
Agora o próximo passo é fazer um lift na suspensão. Vou colocar mola de TR4 na dianteira + calços de 35mm, feitos pela Toca do Dino. Na traseira, seguindo a receita já experimentada do amigo Felipe Balaiune, vou colocar as molas dianteiras da Courrier 1.6 (paguei R$ 116,00 o par na Nova Alteze, na Penha). O lift vou fazer essa semana lá na MITSUNORI, na Barra, vou postar aqui as minhas impressões e fotos.
Nota: Ainda não deu tempo de medir a diferença de consumo do carro, mas já notei que perdeu um pouco de torque (pouco, acho que os 245 iriam "colar o carro no chão"), ainda mais por que é automático.
Desculpem-me a extensão do tópico.
Abraços.