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  • #13
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Otaviofilho >> Valeu... tô buscando alternativas para melhor desempenho pq meu carro esta no Gás, fazendo as velas irem pro saco mais rapidamente, achei da Bosch a WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) e a WR8DCX, ambas por +- 23,00 q por enquanto penso ser a melhor opção, já os cabos q tbm sofrem no gás, encontrei os de silicone 8,0mm da FinaParts no ML por 160,00.
    4X4 Brasil
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  • #14
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    Thumbs up ...

    Paulo, por favor defina melhor o que faz o carro "sofrer no gás"... Tive dois veículos a GNV simultaneamente durante 3 anos, um Niva e uma Bonanza 6 cil, rodei com cada um deles quase 50 mil km, na cidade e estrada, seguindo sempre o procedimento de usar o combustível líquido alguns km antes de chegar em casa no final do dia, bem como ao ligar pela manhã e rodar os primeiros km, e jamais tive problema em cabos ou velas ocasionados pelo GNV, e nunca observei o motor esquentar mais do que o normal...

    Aproveitando, acabei de vir do auto elétrico, o fio suspeito que não está enviando pulso para o módulo foi testado desde o módulo e está ok, indicando que quem não está mandando pulso é o próprio módulo de injeção eletrônica... Agora FU... Vou ter que levar em um especialista que tenha coragem de abrir o módulo para verificar o que pode estar errado...
    4X4 Brasil Razão: esqueci de mencionar um detalhe sobre o andamento da busca pela solução do problema de minha Pajero
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #15
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    deixa eu responder essa Paulo.

    ao instalar o kit gás é de paxe eles trocarem as velas normais por umas com melhor dissipação de calor, pois o gás aquece mais que a gasolina na hora da combustão.
    Isso tudo retirado da minha memória que anteriormente foi retirado da internet
    mas eu estava pesquisando sobre as velas recomendadas pela Mit para as Pajeros 3.5 e 3.0 (que a minha), e elas estão recomendadas para tanto o uso da gasolina e o uso do GNV, segundo uma tabela de referencia para velas fornecida pelo fabricante..

    então é isso.. não quer se incomodar.. pesa peças originais.. hehehe

    vlw

    Ps.: entenderam???
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  • #16
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    Buchmann >>> isso mesmo....
    Otávio filho >>> não que o sistema original não suporte o gás, mas ele esquenta demais as velas, as velas originais da pajero são excelentes e não tem este problema..., mas o preço.... inclusive a bosch tbm tem uma linha de velas pra pajero q usam GNv... o preço é de 66,00 aqui em Ctba.
    Já a questão dos cabos de velas, o ideal é colocar os de 8mm de silicone por causa da melhor condutividade já que a mistura ar / combustível e mais pobre o q resulta em maior demanda de alta tensão da ignição...
    Ou seja, trocar estes iténs com certeza melhora o rendimento do carro aGNV.
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  • #17
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Unhappy ...

    Paulo> As velas com mais de um eletrodo servem apenas para que a faísca procure sempre um "caminho" melhor, para assim proporcionarem a melhor faísca possível dentro da câmara de combustão. Isto se faz necessário porque o GNV não tem o que poderia ser chamado de octanagem no mesmo teor da gasolina. É claro que melhorar tudo o que estiver relacionado à geração de faísca irá resultar em um rendimento melhor...

    ALL> Tirei as fotos do módulo, só não consigo anexar elas aqui no "meio" do tópico... Não sei qual a razão de não conseguir encontrar um "cabra macho" que tenha, no mínimo, coragem de abrir esta caixa... O que preciso agora é encontrar um bom técnico em eletrônica que possa identificar o suposto componente danificado e proceder com a troca, só que ninguém do meio de "mecânicas" consegue falar um valor abaixo de R$1500 para um "recondicionamento"... Acho que vou precisar encontrar um técnico de televisão e aparelho de som...

    Alguma dica???
    4X4 Brasil Razão: faltou um detalhe
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  • #18
    otavio filho...vc percebeu alguma melhora no carro pra flex? economia$$? queria saber que vantagem vc percebeu. eu achei interessante isso. e pq o modulo tem uma chave gasolina/alcool? nao eh pra qualquer proporçao??

  • #19
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Question ...

    SAYON, ela fazia 5,2km por litro de gasolina na cidade, e após a instalação do FLEX passou a fazer 4,2km/l de alcool na cidade. O funcionamento não mudou nada, continuou ótima. Agora, quase 10 mil km depois, revisei os bicos e as velas junto com todo o sistema de ignição, e não foi notado nenhum desgaste acentuado em função do uso do alcool. Estou (como vc deve ter lido acima) é com um problema no módulo de injeção eletrônica que não está enviando pulso para um dos bicos, só que não encontro quem tenha "coragem" de colocar a mão nele... E quando encontro, os orçamentos "estimados" por telefone de reparo no módulo soam entre 1500 e 2000 reais... Estes caras estão loucos... Duvido que exista um só componente no módulo que custe esta fortuna...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #20
    cara eu mandei meu carro numa oficina preparadora de rally. o cara eh conhecido meu. mto gente boa. se vc for de sao paulo....37633835 falar com rui. pegando a ponte do jaguare sentido osasco e a primeira esquerda mas tem q retornar em algum canto. Eu nao sei o quanto ele manja de eletrica. se nao vc manda mesmo em algum cara que saiba consertar tvs...


    alias vc ja tentou arranjar o modulo em desmanche?? ou na sp imports..

  • #21
    Usuário Avatar de buchmann
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    Ei Otavio.. tenta colocar a foto ai de novo..
    assim vai dar para ver como é o modolo e qm sabe te dar umas dicas.. não sou técnico em eletrônica nem nada .. mas sempre fuso em casa e no trabalho.. qm sabe possa te ajudar..

    tente ver se a foto não esta muito pesada para colocar aqui.. tente diminuir a qualidade da imagem um pouco.. pode ser que consiga dai..
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  • #22
    Usuário Avatar de buchmann
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    Citação Postado originalmente por Paulo Cesar Wisnievski Ver Post
    Buchmann >>> isso mesmo....
    Otávio filho >>> não que o sistema original não suporte o gás, mas ele esquenta demais as velas, as velas originais da pajero são excelentes e não tem este problema..., mas o preço.... inclusive a bosch tbm tem uma linha de velas pra pajero q usam GNv... o preço é de 66,00 aqui em Ctba.
    Já a questão dos cabos de velas, o ideal é colocar os de 8mm de silicone por causa da melhor condutividade já que a mistura ar / combustível e mais pobre o q resulta em maior demanda de alta tensão da ignição...
    Ou seja, trocar estes iténs com certeza melhora o rendimento do carro aGNV.
    Ei Paulo... essas velas que vc mencionou ai em Ctba por R$66,00 é para o motor 3000 ou 3500???
    quer ver se compro umas novas e os cabos de vela junto... esse é próximo investimento de prevenção.. hehehe.. quero ver se melhora um pouco o consumo com gás ... minha esta fazendo +- 5 por metro cúbico na cidade (pela ultima media)...
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  • #23
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    Buchmann...
    estas velas comentadas são para a 3000...Bosch WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) pelo q pesquisei já melhora p/ Gás....mas não encontrei ela aqui em Ctba, já uma especial da Bosch para GNV, eu não tenho o cód.
    A minha 3000 tbm esta na média dos 5km/m3....
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  • #24
    Usuário Avatar de buchmann
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    Citação Postado originalmente por Paulo Cesar Wisnievski Ver Post
    Buchmann...
    estas velas comentadas são para a 3000...Bosch WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) pelo q pesquisei já melhora p/ Gás....mas não encontrei ela aqui em Ctba, já uma especial da Bosch para GNV, eu não tenho o cód.
    A minha 3000 tbm esta na média dos 5km/m3....


    a minha ja chegou a fazer perto dos 9 km/m3 (viajem) e 7 km/m3 na cidade, por isso q estou achando algo estranho....

    vou ver se acho essas velas por aqui..
    vlw
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