Galera,
Dia 23 de Março de 2008 consegui resolver o problema
definitivamente, e como suspeitava em minha última mensagem enviada
para este grupo no dia 8 de Fev, confirmei: "uma coisa
ridículamente simples, um plug em lugar não-
visível desplugado..."
Desde o início a falha eu já sabia que era a queima que não estava
acontecendo em 1 dos cilindros. Na primeira desmontagem foram
testados os cabos de vela, as velas e as bobinas, estavam ok, e
aproveitei para mandar limpar os bicos. Um deles estava prati
camente entupido de tanta sujeira que tinha. O mecânico montou tudo
e além de ficar falhando também ficou com marcha lenta irregular.
Levei em um especialista em injeção, ele constatou que a marcha
lenta irregular é porque o mecânico esqueceu de plugar a peça, fez
isto e a marcha lenta ficou ok. Depois conectou o kaptor2000 no meu
módulo, perguntei o que dizia, e ele respondeu: Aqui diz que está
falhando 1 cilindro. Daí eu dei risada e disse que isto eu já sabia
sem ter um aparelho destes. Ele só não recomendou a troca dos cabos
de vela e das velas porque isto havia sido verificado e estavam ok,
então testou o pulso dos fios que vão para os bicos e disse que um
deles estava pulsando diferente, e isto poderia ser problema no
módulo de injeção ou no módulo FLEX. Retirei o módulo FLEX e levei
no fabricante que constatou algumas soldas suspeitas, refez e eu não
instalei no carro, que continuou falhando também sem o módulo FLEX,
e o fio também pulsando estranho. Daí a suspeita ficou sendo o
módulo de injeção, que no mercado paralelo só encontrei por R$1.500.
Antes de comprar eu testei, tirei o meu módulo e coloquei outro, e o
carro continuou falhando. Daí as únicas coisas que faltaria trocar
eram as velas e os cabos de vela, pois todo o restante havia sido
verificado e estava tudo ok. No feriado de 20 de Março eu mesmo fiz
a desmontagem do plástico preto, depois do coletor de admissão
(aquela peça grande em alumínio), e constatei que o plug de um bico
estava desconectado. Como já estava com as velas novas na mão,
troquei. Montei tudo e o carro voltou ao funcionamento normal.
O que ficou de suspeita então foi que quando eu tive o problema
possivelmente o bico entupiu de tanta sujeira que se desgrudou da
parede interna, já que aconteceu exatamente quando eu passava em
velocidade média em estrada de terra com muitas ondulações,
trepidando o carro todo... Daí quando o mecânico desmontou e foi
montar tudo, deve ter esquecido de plugar um dos conectores, assim
como esqueceu um parafuso solto que caiu em lugar de difícil acesso
e uma chave de fenda que estava ao lado dos bicos. Já eu, como
proprietário do veículo, garanto que montei tudo certinho...
hehehe...
O problema deste carro é que uma coisa simples como a troca das
velas ou do cabo de velas leva quase o dia inteiro, em função
daquele coletor de alumínio "gigante" que impede o acesso à estes
ítens que estão do lado de dentro do V.
No meu caso fiz assim: Paguei um mecânico aqui de perto da loja R$70
(em oficina especializada o menor preço que achei foi R$150) para
desmontar o coletor e me entregar os bicos, velas, cabos de vela e
bobinas. Os bicos levei em SBC em um lugar que faz tudo o que vc
pode imaginar com os bicos, até preparação para competição. Me
cobraram R$10 a limpeza completa de cada bico (por aí não havia
encontrado por menos de R$25), e caso algum bico estivesse queimado
eles me arrumariam um outro por R$100 (no mercado só encontrava em
desmanche por R$200) mas graças a Deus não havia nenhum bico com
problema. Após a montagem, como já te disse, o carro continuou
falhando, levei em um especialista em injeção que por R$25 plugou o
kaptor2000 e diagnosticou 1 cilindro em falha. Antes disto este
mesmo cara havia testado os cabos, velas e bobinas, antes da
montagem, e segundo ele estava tudo ok. Daí ele disse que o problema
poderia ser o módulo flex, ou o módulo de injeção, ou as velas, ou
os cabos... O módulo flex a fábrica revisou, o de injeção troquei
por outro para testar e o problema persistiu, sobrou então as velas
e os cabos de vela. Achei um cara lá em São Mateus que fabrica cabo
de vela sob medida para qualquer veículo, inclusive importados,
fiquei de ir lá para conhecer e fazer orçamento do meu, acabei não
indo mas por telefone ele estimou o orçamento entre R$150 e R$200.
As velas eu encontrei em Santo André em um auto peças especializado
em importados, uma de 4 eletrodos, alemã, R$20 cada, e comprei 6. A
segunda desmontagem/montagem fui eu mesmo que fiz, e quando tirei o
coletor vi o bico desconectado, conectei e pronto, só que pra testar
o carro teria que montar tudo, então como não pretendia fazer isto
duas vezes, já que estava com a mão na massa, troquei as velas e
guardei as que estavam lá, já que possivelmente não seriam elas a
causa do problema. O único erro que cometi foi a colocação dos cabos
de vela em posição incorreta, então alguns ficaram curtos outros
longos, e para não ter que desmontar tudo de novo, mudei o caminho
dos cabos curtos para conseguir conectá-los na bobina. Fora isto, o
serviço ficou bom demais...
Meu gasto total foi de R$275, e um pouco de combustível e tempo com
as correrias... Em uma oficina especializada não teria gasto menos
de R$600... Não é nem pela grana, mas além de economizar agora tenho
CERTEZA do que foi realmente feito no carro...
Espero que esta minha experiência que terminou bem sucedida possa,
em algum momento, beneficiar outros.
Um abraço,
Otávio Borges
Supervisor de Vendas Internet
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