Powered by vBulletin

Problemas serios no Motor da L200 sport

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/10/2007, 08:13
    Marcello Ladeira
    STD é como se fosse a medida 0, depois no primeiro passe (retífica) do eixo, seguindo o raciocínio do Walter, teríamos a 0,25 (a bronzina seria mais grossa pois o eixo foi "comido" em 0,25), depois a 0,50 (onde a bronzina seria ainda mais grossa) e finalmente a 0,75.

Existem motores que saem do 0 e já vão direto para um 0,40 e nestes geralmente se meche apenas 2 vezes.

Não tenho conhecimento para lhe falar o que ocorre se montar um eixo STD numa bronzina 0,25, aliás nem sei se o eixo rodaria (acho que saíria comendo tudo!!!). O contrário é possível mas o motor bateria logo de cara.

Abs,
  • 18/10/2007, 11:31
    J. G. Junior
    Caros Colegas,

Estive recentemente em São Paulo em uma cidade do interior. Por coincidência encontrei um mecânico que trabalha com jeeps, picapes 4X4, etc.
    Na oficina dele estava uma L200 sport ano 2005 fazendo o reparo do motor. Tinha trocado um pistão e biela.
    Comecei a conversar como ele sobre as MITs pois tenho uma. Ele acha que estão tirando potência demais desse motor. Colocaram uma turbina muito grande, assim como o módulo HPE. Tinha uma Pagero sport HPE 2006 ou 2007, perto da oficina dele, que tinha ido para uma concessionária na capital umas duas vezes.

Mas uma coisa ele ( mecânico) concorda: muitos proprietários abusam da velocidade ( altos giros de motor por longo tempo), e isso ocasiona muito desgaste ao motor.
    Eu já estou convencido que tenho que andar em minhas viagens na faixa de 110 ou 120 km, pois esse motor não tem a resistência de um MWM. E foi o que ele me disse: " Quer ter um motor por um longo tempo sem abrir??? Modere no pé."

Ele me passou uma dica, que disse ter resolvido o problema de aquecimento em muitas dessas picapes. É o seguinte: " aumentar o furo por onde entra a água ( que sai do bloco do motor) na bomba d'agua. O furo existente na chapa por trás dessa bomba é muito pequeno, e limita muito a vazão da bomba. O furo deve ser aumentado para uma área de aproximadamente 1 cm quadrado ( 1 x1 cm) ou pouco menos. "
    Parece fazer sentido, mas vou consultar mais pessoas pra ver se procede.
    Alguém já ouviu falar disso??? O cara me pareceu conhecer muito mesmo de motores em geral. Só esqueci de perguntar se essa idéia foi dele ou passada por outro colega.

Abraços,

JG.
  • 18/10/2007, 13:26
    Marcello Ladeira
    J Gualberto qual a Km da sua pkp?

Concordo com o negócio da velocidade.

Abs,
  • 18/10/2007, 15:52
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por fernandoof
    Ao desmontar o cabeçote, ele verificou que tinha um pistão mais "atrasado" que o outro, coisa de 1mm.

A diferença na altura dos pistões no PMS(ponto morto superior) é um indício que o virabrequim ou a bronzina apresentam desgaste além do normal.

Citação:

A camisa do 3 pistao tava enferrujada. Segundo ele é indicio de agua, ou seja, trinca na camisa.

Se passou água pela camisa a trinca está no alojamento da camisa, ou seja, no próprio bloco pois essas camisas são do tipo "secas", prensadas no bloco.

Citação:

Ao desmontar o restante, ele verificou que as bronzinas eram 0,5 (?, segundo ele não era original, ja era adaptada) e disse que o eixo do virabrequim ja havia sido cortado (dizendo ele que não aceita cortes). A bronzina ta toda corroida (desgastada).

0,5 o que ? Décimos, centésimos ou milésimos ??

Qualquer eixo virabrequim que esteja dentro das especificações de tolerancia pode ser usinado(cortado) para isso existem as bronzinas sobre-medida.

Sobre desgaste prematuro em bronzinas existem vários fatores, fabricante(marca), ovalização na biela, ovalização ou conicidade no moente(virabrequim), torque inadequado(aperto nos parafusos da biela), motor trabalhando sob alta temperatura, baixa viscosidade do óleo, combustível no sistema de lubrificação(camisas e aneis gastos permitem que o combustivel desça para o carter), água no sistema de lubrificação(se tinha a trinca na camisa provavelmente estava descendo água pro carter).

Citação:

Então, vamos a listinha que ele mandou pra comprar...
    Jg de Bronzina.
    Eixo virabrequim
    Aneis de seguimento
    Junta Liquida
    Liq arrefecimento
    Correia do alternador
    Correia dentada
    Oleo de motor...

Abaixo vou botar foto da bronzina (1ª foto) e do motor pra vcs darem uma analizada.
    E ai? o mecanico ta certo mesmo? Ou ele quer me enrrolar? :stop:

O eixo virabrequim foi medido com equipamento adequado pra saber se ainda está na tolerância ?
    A biela foi medida e avaliada também ? Ou o cara teve coragem de dizer que "tá boa" ...
    Vai encamisar, trocar anéis e manter pistões velhos ?
    Junta líquida deve ser pro carter, e as outras juntas e os retentores ele não pediu?
    Além do óleo acrescento o filtro e a bomba.

As fotos estão muito ruins, o que te recomendo é mandar avaliar todas as peças em uma retífica pra não ter problema depois, lá eles saberão te falar o que fazer, vejo muito mecanico tentando dar um jeitinho pra não gastar fazendo motor pela metade, etc, mas é uma economia boba pois vc não vai ter o motor com o mesmo desempenho e durabilidade. Aí daqui uns dias tem que abrir novamente, ficar com o carro parado, gastar novamente, etc, etc, etc.

Qualquer dúvida estou à disposição.

[]'s
  • 18/10/2007, 19:33
    dalmolin
    Elmeer , um dono de retifica me falou certa vez que num motor retificado se consegue no maximo 90-95 % da forca original , isso procede????

Quero saber pois tenho uma F250 das mais XLTona que saiu em 2000 -2001 , quero ficar bastante tempo com ela.... e quando der retifica fazer uma bem feita.... Um motor BEM retificado aguenta uns desaforos como um original???????
  • 18/10/2007, 19:38
    Elmer_Jeep
    Um motor retificado, montado e amaciado com critério tem o mesmo desempenho e durabilidade de um motor novo.

[]'s
  • 18/10/2007, 22:36
    Edintruder
    Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.
  • 19/10/2007, 08:08
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.

Acho que você ta enganado. O bloco retificado é encamizado, o pitão mantém o mesmo diâmetro e a taxa nunca muda porque o cabeçote é plano a câmara de combustão fica na cabeça do pistão. Fica tudo original...
  • 19/10/2007, 10:32
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Acho que você ta enganado. O bloco retificado é encamizado, o pitão mantém o mesmo diâmetro e a taxa nunca muda porque o cabeçote é plano a câmara de combustão fica na cabeça do pistão. Fica tudo original...

Existem pistões sobre-medida, +0,50mm e + 1,00mm, para utilizar estes não precisa substituir as camisas, aumentando o diametro já temos um pequeno ganho no volume e quando é feito aplainamento no bloco e cabeçote a taxa muda sim, aumenta, isso pode ser equalizado também com a opção de juntas sobremedida (mais fina ou mais espessa).

Portanto o comentário do Edintruder tem fundamentos.

[]'s
  • 19/10/2007, 11:05
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Existem pistões sobre-medida, +0,50mm e + 1,00mm, para utilizar estes não precisa substituir as camisas, aumentando o diametro já temos um pequeno ganho no volume e quando é feito aplainamento no bloco e cabeçote a taxa muda sim, aumenta, isso pode ser equalizado também com a opção de juntas sobremedida (mais fina ou mais espessa).

Portanto o comentário do Edintruder tem fundamentos.

Certo, mas nesse caso não se pode dizer que um motor retificado fique igual ao original...
  • 19/10/2007, 11:21
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Certo, mas nesse caso não se pode dizer que um motor retificado fique igual ao original...

Fica melhor :mrgreen:
  • 19/10/2007, 11:31
    J. G. Junior
    Marcello,

A minha picape é uma L200 - L. Ela está atualmente com 110.000km.
    Notei que em minha ultima viagem ela subiu a temperatura um pouco e o reservatório de expanção ficou totalmente cheio e a água não voltou. Somente recentemente quando fiz uma viagem curta ela subiu um pouco a temperatura, quando aumentei a velocidade.
    Vou fazer um check-up nesse sistema: liquido, acolpamento viscoso, radiador.
    Abraços,

João Gualberto
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:04.