
Postado originalmente por
enasor
Prezado amigo zauneto
Bom dia.
Primeiramente, sejas bem vindo ao fórum ... e parábens pela decisão, em cuidar do sistema de transmissão de seu veículo em bom tempo ... vai ter quem vá lhe dizer que ainda é muito cedo, e coisa, e tal ... não ligue para isso, e faça a troca, conforme já planejastes ...
Fiz a troca do fluido de transmissão de meu Pajero Full 2013/2014 com 70.000 kms em fevereiro deste ano. Utilizei esse fluido e já rodei 1.500 kms até agora. Tudo funcionando em perfeitas condições ...
Sugestões:
1. Pegue o manual de seu veículo e verifique a especificação do fluido lá recomendada. Se essa especificação estiver dentre as especificações relacionadas no tópico “Aplicação” da Ficha Técnica do fluido, então pode utilizar sem susto ... Esse fluido é 100% sintético e de marca confiável ... Segue, anexo, a Ficha Técnica desse fluido.
2. Não tenha pressa na troca. Procure, com calma, um bom técnico em transmissão automática, e EXIJA que a troca seja feita na totalidade, e não apenas o simples esgotamento do fluido velho do cárter e reposição com fluido novo. Bem mais de 50% do fluido velho fica retido no conversor de torque, corpo de válvulas, filtro do câmbio, radiadores e tubulações de arrefecimento, e só é trocado mediante o processo de "diálise" (se não souberes o que é isso, não se preocupe ... o técnico vai lhe explicar) ... consequentemente, se fizer apenas o esgotamento do fluido velho do cárter e reposição do mesmo com fluido novo, este será contaminado pelo fluido velho que ficou retido no restante do sistema, e não terá adiantado nada ter feito a troca ... Fica outra dica: Tome cuidado se for fazer esse serviço em css ... muitas delas, além de cobrarem caro, o pior, costumam fazer essa troca porca aí que lhe falei ... portanto, o ideal mesmo é você procurar um técnico experiente, onde você tem a liberdade de dizer como quer o serviço e, também, possa fazer o acompanhamento da troca ... Outra dica: Se seu veículo não foi submetido a condições severas de uso (Trilhas, etc.), então, com essa quilometragem que está seu veículo, na minha opinião, não há necessidade de abertura do cárter para troca do filtro ... no meu veículo só vou fazer essa troca aos 110.000 kms ... pesquisei muito sobre isso, e, nos vários cárter abertos que vi em veículos com baixa quilometragem pude apreciar que o filtro estava praticamente novo ainda, muito pouco saturado com sujeira, limalhas, etc. ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.