Powered by vBulletin

Qual gasolina usar? Comum ou Aditivada?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/03/2007, 18:10
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Bom, aqui é o Brasil, certo ? Os tupiniquins sempre arrumam uma forma de tudo.....

Agora, pra injetar ar, a pressão do compressor tem que ser maior que a da linha, certo ? Aqui em SP tem alguns postos de GNV com linha de grande capacidade, essas linhas devm ter pressão de no mínimo uns 25 Kg/cm²....ou seja, nesses casos se ligar um compressor vai é abastecer o compressor com gás....

Se isso que vc falou é sério, resta a nós identificarmos em qual sistema é possível adulteração desse tipo e evitarmos.....por exemplo, acho que todos aqui irão suspeitar de um posto sem bandeira, xexelento e que ainda vende gasolina mais barato que todo mundo.....

Cara, aí vc me pegou porque eu não conheço o sistema que burla. Mas se existem compressores de gás, porque não comprimir ar? :mrgreen:

Outra é quando vc termina de abastecer na bomba e a linha é despressurizada.... a 1a pressão é a do ar, em seguida é o gás. Eu não tenho o esquema desenhado pra mostrar, mas é possível e um monte de gente tem. :concordo: No brasil tudo é possível....:mrgreen:

Se vc tem carro a gás, entre em postos diferentes e veja se o consumo é sempre igual, se existe variacão de giro... essas coisas...

Abs
  • 23/03/2007, 18:28
    Leo - Beethoven
    Citação:

Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Cara, aí vc me pegou porque eu não conheço o sistema que burla. Mas se existem compressores de gás, porque não comprimir ar? :mrgreen:

Isso é certo, mas compressores pra pressões assim além de caros, e como não são convencionais (do tipo de borracharia e pintura) ia ser difícil o cara esconder e mesmo que os leigos que abastececem não vissem a menor diferença nisso, qualquer fiscal meia-boca iria reconhecer o sistema, certo ?

Aqui em SP uma prática comum é alterar as bombas para mandarem menos combustível do que o indicado. Mas fazem isso só de fds pq não há fiscalização nestes dias....durante a semana voltam ao normal....Escutei na semana passada que uma empresa "parceira" do IPEM fazia as adulterações de fds e colocava o lacre original na segunda feira de volta....e mole ? Tem sacanagem pra tudo que é lado....

Citação:

Outra é quando vc termina de abastecer na bomba e a linha é despressurizada.... a 1a pressão é a do ar, em seguida é o gás. Eu não tenho o esquema desenhado pra mostrar, mas é possível e um monte de gente tem. :concordo: No brasil tudo é possível....:mrgreen:

Concordo, mas nesse caso creio que a quantidade de ar por carro não seja tão grande, ou seja, não irá afetar muito o carro, mas pro dono do posto que abastece uma pancada de carros por mês, a soma dos poucos se torna muito.

Citação:

Se vc tem carro a gás, entre em postos diferentes e veja se o consumo é sempre igual, se existe variacão de giro... essas coisas...

Essa é a minha técnica também e vale pra qualquer combustível.

Abs.
  • 23/03/2007, 21:16
    samukanvas
    Leo... o negócio mais chato aqui é que estamos falando sobre gasolina. E a nossa não é das melhores mesmo. Eu sou fan de Alcool.... esse é o combustível fodão. No dia que as montadoras fabricarem carros a alcool de verdade os 1.0 vão andar melhor que os 1.6 e assim por diante :dance:
  • 24/03/2007, 00:11
    EDIE-DF
    Rapaz!!!:)
    O negócio aqui foi fei hein fio?
    Afinal de contas: Aditivada ou comum? Eu uso a BR SUPRA. Aqui em Brasília ela é 10 centavos mais cara, mas às vezes está no mesmo preço da comum. O fato é que quem tira a flauta da injeção, os bicos e abre o coletor de admissão vê o porquê de usar gasolina aditivada.
    Abraço.
  • 24/03/2007, 19:08
    Leo - Beethoven
    Realmente estou no Fórum a pouco, tempo mas duas coisas eu já sei muito bem:
    - Se vc quiser saber sobre um determinado assunto, tem boas chances de aprender sobre ele em tópicos que não tem nada a ver...
    - Pq diabos eu não descobri isso antes

Como disse o Samuka eu também sou fã de Álcool.....alías, o que eu já fiz pra conseguir combustível de primeira ninguém acredita.....
    Tinha um tempo que o quintal era um laboratório experimental de combustivel.....tinha um destilador (pequeno) que eu usava pra remover a água do álcool.....e ainda deixagasolina em tambores plásticos decantar pra extrair as porcarias.....quando tinha tudo separado....gasolina e álcool, aí começava a brincadeira.....mas o álcool sempre foi o meu favorito, claro que rodando com um motor que era preparado paro o álcool, com taxa de compressão, coletores e carburador para o álcool....
  • 24/03/2007, 22:56
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por EDIE-DF Ver Post
    Rapaz!!!:)
    O negócio aqui foi fei hein fio?
    Afinal de contas: Aditivada ou comum? Eu uso a BR SUPRA. Aqui em Brasília ela é 10 centavos mais cara, mas às vezes está no mesmo preço da comum. O fato é que quem tira a flauta da injeção, os bicos e abre o coletor de admissão vê o porquê de usar gasolina aditivada.
    Abraço.

Amigo, o negócio não ficou feio em momento algum.... vc não viu o negócio feio ainda. Eu e o carvalhal somos amigos faz um tempão já.... tem vezes que eu dou umas raquetadas na orelha quando ele fica mongol e tem vezes que ele dá. Isso eu considero amizade. Na boa, antes de falar de negócio feio, dá uma olhada e veja se os caras são amigos primeiro.

Sobre a gasolina (quando eu usava avigas) a melhor maneira de separar ela da água e impurezas é filtrar ela com camurça natural.... coloque no funil e toda a água ficará na camurça. Funcionava na avigas e acho que deve funcionar na gasolina. Vai economizar umas 6 horas de espera :concordo:
  • 24/03/2007, 23:18
    Dieselboy
    Citação:

"... Na boa, antes de falar de negócio feio, dá uma olhada e veja se os caras são amigos primeiro ..."

Por falar em amizade, por onde será que andam Mr.W e Mr. Leo???:pensativo:
  • 24/03/2007, 23:35
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Por falar em amizade, por onde será que andam Mr.W e Mr. Leo???:pensativo:

Pô bicho... acho triste essa situação... um cara que é um mané que poderia encher o c* de dinheiro se tivesse um esquema bom de trazer as peças dos eua e ficasse na dele... mas não traz e só fala merda. O outro conheci a pouco e é franco em falar as coisas.... vendia pela mesma loja que o mallace e desistiu por causa do esquema de merda. É dedicado e atencioso.... tem o que falar?

Eu acho que a briga vai desgastar quem é bom e quem é ruim.... quem vai sair perdendo?

Tá certo que chega uma hora que ninguem guenta e o leo deu seu desabafo lá.... eu já fiz isso e entendo ele. Mas que ele é muito melhor que o mallace aqui é... é só ver quantos estão contra e a favor. O foda é que o cara é um malla mór e não tem como não xingar ele.... o cara pede!!! :rolleyes:

Murro na boca eu não gostaria de ver de resto vale tudo :mrgreen:
  • 25/03/2007, 14:32
    Marcelo Carvalhal
    Com base nos dados do site da PETROBRÁS, peço desculpas aos trantornos sobre o tema em ter ou não adição de mais ou menos ALCOOL, na gasolina PODIUM....

http://www.br.com.br/portalbr/caland...A?OpenDocument

Ainda sobre os a octanagem das gasolinas, cada um tem uma foram abreviada de falar sobre o assunto, abaixo tem mais explicações sobre o tema

1) O que é a gasolina Petrobras Podium?
    - É um novo conceito de gasolina que tem a aprovação da Equipe Williams F1. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepção da gasolina de Fórmula 1.

Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.

Voltar

2) Quais são as características principais da gasolina Petrobras Podium?
    - A gasolina Podium tem uma octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.

Voltar

5) Para quais veículos a gasolina Petrobras Podium é recomendada?
    A gasolina Petrobras Podium atende às especificações da ANP, órgão regulador brasileiro, logo ela pode ser usada em qualquer veículo, trazendo benefícios ao motor, pelo baixo nível de depósito e menor impacto ambiental, pela baixa emissão de poluentes.

O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

Voltar

6) O uso da Podium pode danificar um motor pelo fato dele ter baixa taxa de compressão?
    O uso de uma gasolina de alta octanagem, como a gasolina Petrobras Podium, não danifica nenhum motor, mesmo que ele tenha baixa taxa de compressão.

Voltar

8) Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
    A potência de um carro é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium poderá proporcionar um total aproveitamento da potência projetada.

Voltar

11) A gasolina Petrobras Podium tem álcool? Qual é o teor utilizado, hoje?
    Sim. Todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, por força de lei federal (aprovada pelo congresso), recebem a adição de álcool anidro - hoje, no teor de 20%.

Voltar

13) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
    Sim. Como as gasolinas aditivada e Premium, a Petrobras Podium também recebe a adição de aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale lembrar que nos EUA toda gasolina é aditivada.

Cada distribuidora possui o seu aditivo, considerando segredo comercial e revelado só para a ANP.

Voltar

Desde 1995, toda gasolina comercializada nos EUA deve ser aditivada. Essa decisão teve como base o fato de que um motor limpo é menos poluente.

Voltar

17) Qual é a diferença entre a Podium e a Premium?
    A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium e menor teor de enxofre.
    A gasolina Premium está sendo substituída pela Podium nos Postos BR.

Voltar

18) Qual é a diferença de octanagem entre a Podium e as demais gasolinas? Qual é a diferença do teor de enxofre entre a Podium e as demais gasolinas?

DIFERENÇA ENTRE AS GASOLINAS BR
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifhttp://www.br.com.br/icons/ecblank.gif
    Comum
    Supra (Aditivada)
    Premium
    Podium
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifOctanagem (IAD)
    87
    91
    95
    Maior Desempenho
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifEnxofre (p pm) máx.
    1000
    30
    Menos Poluente
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifAditivo
    Não
    Sim
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifCorante
    Não
    Sim (verde)
    Não
    http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif

Voltar

Método MON (Motor Octane Number) - avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação.
    Método RON (Research Octane Number) - avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
    Método IAD - Média dos anteriores. A PODIUM brasileira pelo Método Pesquisa (RON) possui octanagem maior do que 100 unidades, sendo que as bateladas produzidas até hoje têm apresentado valores por volta de 105 unidades. Quanto ao Método Motor (MON), a octanagem da Podium no Brasil é de aproximadamente 90 unidades.

Voltar

Use o link....tem mais um monte de informação a respeito desta GASOLINA....

Tenho uma opinião formada a respeito das gasolinas vendidas principalmente no RIO DE JANERIO, por experiência na oficina, digo que ninguém tem noção do que é usado em seus carros.

O maior problema nos carro importados são motores com 1000KM que simplesmente BATE, e sem nenhuma causa justa aparente, no final chegando a conclusão que foi um dos vários processos de CHOQUE QUÍMICO, que ela produz...GASOLINA ADULTERADA!!

Desculpem a demora no retorno, mas estou sem máquina em casa!!

• 25/03/2007, 14:33
    nelsonnrc
    Por experiência própria, pelo menos com Ford americanos e Mitsubishi, sempre usei aditivada e sempre senti muita diferença.

Em especial no Explorer - se uso gasolina comum, "fica travado" e o carro gasta mais, fora que aqui em SP a diferença de 5 centavos entre uma e outra realmente acaba não compensado usar uma comum.

Até hoje nunca tive um carro com bico sujo, mando no mecânico limpar pra fazer manutenção de rotina, mas relamente nunca teria sido necessário.

Sempre levo uns 2 tubinhos de aditivo de gasolina no carro, pois quando viajo pro interior, onde é mais dificil de achar aditivada eles dão uma boa ajuda e aqui em SP custa em torno de R$10 contra R$25 que já vi pelo interiorzão.
    :arrow: Por experiencia, os únicos que funcionam são o Octane Booster da STP e Aditivo de gasolina da Bardhal, de resto...não presta!Em especial aquele da AC Delco que segundo as instruções "funciona" por até 5 tanques :shock: ????não adianta em nada...

Esqueça aqueles outros de tratamento de gasolina, limpeza de bicos e etc pq eles só vão gastar mais gasolina.

Bom, espero que ajude.
    Abraço
  • 26/03/2007, 10:20
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    O maior problema nos carro importados são motores com 1000KM que simplesmente BATE, e sem nenhuma causa justa aparente, no final chegando a conclusão que foi um dos vários processos de CHOQUE QUÍMICO, que ela produz...GASOLINA ADULTERADA!!

Eu dou um exemplo muito bom tb. O cara tira um carro zero na loja e depois de uns km o óleo baixa (devido a acomodação de aneis, pistão etc...). O cara para no posto e o frentista vê o nível do óleo: "Dotô, esse ólio tá báxo". São oferecidas marcas diferentes do óleo original e de propriedades diferentes e ainda é garantido que o óleo é tudo igual e não faz diferença um ou outro. "Dotô, mineral e sintéco é tudo igual. Não se preocupa não... fasso isso todos dia. Esse ólio que a gente vendemo são os melhó que tem". Aí o burrão mete óleo diferente do dele e fode tudo.

Acho que pra quebrar com 1000 km a gasolina não tem nem que chamar gasolina.... :parede:

Lógico que na hora de chegar na concessionária ninguem diz que completou o óleo com o mineral do zezinho do posto porque senão perde a garantia. E não dá pra perceber a mistura no óleo.

O mesmo serve pra qualquer motor.... com quantos km tiver.

Outra causa é andar com óleo baixo durante muito tempo... O óleo trabalha mais quente e estraga bem mais rápido.
  • 26/03/2007, 10:34
    Ricardo Bambhoo
    Não vou ler todos os posts mas vou dar minha contribuição que com certeza será bem polemica:
    - Gasolina aditivada é boa pq limpa o sistema de injeção, certo ?
    - Esta "limpeza do sistema" é feita por alguns aditivos quimicos na gasolina, certo ?
    - Estes aditivos agem limpando o sistema pq eles tem um determinado poder de corrosão, certo ?
    - Com o uso contínuo e prolongado de gasolina aditivada, este "determinado poder de corrosão" pode danificar partes do sistema de injeção simplesmente corroendo-os, certo ?
    - Então respondo: abasteça uma vez com aditivada e outras três vezes com comum.

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:18.