De fato não tenho esperiencia com dunas .
A 1a dos cambios automáticos são normalmente mais longas que dos cambios mecanicos o que é ruim se for necessário força.Porem colocando a reduzida , pelo menos na Hilux , em subidas bastante ingremes com erosão , já subi quase sem pisar no acelerador.(para quem conhece , trilhas na região de aldeia da serra)
Uma vez quando tinha a Ranger 2.5 com pneus 33 AT brinquei nas dunas em Florianópolis .No plano parei e ao tentar sair em 4x2 o pneu traseiro afundava na areia.Coloquei o 4x4 e mesmo no plano o motor parecia não ter força , o que em parte é verdade pois pois com pneu 33 a transmissão ficou longa.Coloquei a reduzida e ai brinquei bastante , não estou de maneira nenhuma comparando as dunas de Florianóplis com as de Natal .
Uma vez quew fui a Natal , andei nas dunas com Bugue dos caras que levam turistas.
Não tem 4x4 mas é leve o tem o pneu traseiro enorme , não tem reduzida , mas tambem os caras não param no meio das subidas.
Me parece que é mais importante o peso do veiculo e o pneu .
Quais os pneus que estavam nos Samurais?
O peso da pageiro sport é quase 2000 kg , A hilux não me parece que seria boa na areia por ter a frente baixa ( meu protetor está todo enferrujado de raspar) mas tenho a impressão que teria força de sobra se reduzido , não creio que uma Hilux MT seria melhor pela difrença de força que teria na 1a marcha pois o escorregamento do conversor de torque em parte compensa.
Mais uma vez afirmo que não tenho experiencia com dunas , mas posso dizer que aonde uma Hilux MT (nova) vai a minha AT também vai.