Postado originalmente por Homero
Numa subida bem forte , reduzida , motor diesel , não tem melhor que AT .
Dependendo da inclinação , voce tira o pe do freio e nem para tras vai .
Se não usar reduzida , principalmente a gasolina , ai não vai.
O óleo aquece devido ao escorregamento do conversor de torque , o que acontece , como eu no começo com a Hilux estava subindo um lugar muito ingreme e longo e a luz de alerta da temperatura do óleo da transmissão acendeu , aí percebi que não estava reduzido .Reduzi e continuei subindo e em menos de 1 minuto a lampada apagou.
O que acontece com "manés" como eu , estava subindo e o carro vai e voce curtindo o passeio e não percebe que está forçando o cambio.(conversor de torque).Com cambio mecanico , se parar , ao sair novamente percebe que não vai sair e aí reduz e o problema está resolvido.
Depois que o oleo aqueceu demasiadamente , alem de provocar avarias no cambio a performance do cambio piora e aí ta feita a porcaria.
Apesar de ser mais facil dirigir com AT é necessário um minimo de inteligencia.