Só que, quanto maior a turbina, mais tempo ela leva para "encher", e turbina muito grande geralmente vem acompanhada do famoso turbo-lag, que é a demora da turbina para "pegar pressão".
Um bom exemplo é a turbina do VW Gol 1.0 Turbo, que trabalha com pressão máxima de 1.2bar (original), e nossa, é MUITO pequena.
Voltando aos nossos "caminhões a diesel", um manometro é bem vindo. Com ele vc pode primeiramente checar se a pressão está realmente em 1bar e ai acompanhar para ver a partir de qual rotação ele atinge esta pressão máxima e até que rotação ela é mantida. Isso é legal na hora de subir morros, onde vc precisa estar com a turbina sempre a 100%. No mais, é legal ver o ponteirinho subindo e descendo quando vc acelera.
Tambem por ele vc pode chegar para não estar levando a turbina a 1bar o tempo todo.
A Ranger 3.0 tem este medidor no painel, é até bonitinho ver as barrinhas do turbo subindo e descendo!
Em falar nos morros de Candelária, hoje fui lá com a Sorento.
14lbs. nos pneus, andou muito bem. Subiu todos aqueles morros.
O carro tem um ótimo motor, mas o cambio tip-tronic no off-road mais atrapalha do que ajuda.
O problema é que nele não tem como travar o carro em uma marcha. Por exemplo, para subir um morro de 3ª reduzida não tem como, pois ela passa a 4ª as vezes até a 5ª, dependendo da velocidade (ela tem 5 marchas). A melhor opção é usar mesmo em D, pois ai ela passa a 4ª "ve a besteira que fez" e volta rápidamente para a 3ª. Kkkkk.
O angulo de entrada dela é sofrivel para um "off-road". Nossa, eu trouxe uns 50Kg de areia no parachoques dela, que bateu na subida de quase todos os morros. Só me restou subir aquele morro de ré (o mesmo que subi com a Ranger) e para minha surpresa, ela subiu com muita facilidade. De ré ela não tem como trocar de marcha, então ai quem manda é o motor, que é muito bom.
Desculpa a biblia, me empolguei aqui

Abraços.