Freitasjr,
Não sabia que a turbina da Hpe é maior.Agora sabendo acho que voce tem 3 possibilidade:
- baixar a pressão ( já discutido e pelo visto foi bem esclarecedor...)
- trocar a turbina por outra maior... ou
- deixar assim pois se a turbina estragar , só ai então voce gasta dinheiro , mesmo porque pode acontecer que muito antes de estragar voce já tenha trocado seu veiculo.Também não quer dizer que que a vida será tão menor assim (muito dificil de dizer) .Um cuidado que voce pode tomar que a meu ver é mais importante para a vida da turbina é esperar antes de acelerar logo apos ligar o motor para esperar que a lubrificação se estabeleça adequadamente .Só acelerar forte depois de a temperaura do motor estiver proxima a normal de trabalho (pois a lubrificação estaria normal) e ao desligar esperar da ordem de 1 minuto ligado em marcha lenta para que a temperatura baixe um pouco .Isso é bom para a turbina e o motor.Troque oleo e filtro acada 5000 km .Em outras palavras se acelerar com boas condições de lubrificação , a vida da turbina será muito pouco afetada pois o que estraga mais é girar sem a devida lubrificação.É provavel que sua turbina dure mais que a de outro com pressão normal que relaxe nos cuidados.
Por fim , se for para ficar preocupado com a pressão , não instale manometro .O manometro ao meu ver é muito útil para diagnostico , por exemplo se a pressão não chega aonde deveria , pode ser indicação de problemas , mas para limitar o que voce acelera ´só causa extresse desnecessário.
De fato no off road é aonde a rotação costuma ir mais alta do motor e consequentemente da turbina , porem com cambio automático , pelo menos para mim , parece mais seguro do que cambio manual pois voce só se preocupa com a trilha e o o automático costuma se preocupar com rotação etc.
Por outro lado , lendo o tópico "L200 esquentando" , o relato é de fazer trilha e parecia tudo normal , mas ao pegar a estrada a 110 km/h é que os problemas aparecem...