Amigos,
A colaboração de voces é mesmo indispensável.
Aqui mesmo no 4x4brasil, eu peguei um manual de manutenção de motores 4D56 (motores MIT), que é o motor que equipa as L-200. Neste manual, que é Europeu, eles falam claramente em troca de correias(por exemplo) a cada 100k, quando a MIT no Brasil exige a troca a cada 50k religiosamente.
Eu comprei a minha l-200 com mais de 110k. Agora ela tem 142k. Espero mais uns 8k e troco as correias, que já estão guardadas, pois aproveitei para comprar no mercado paralelo mesmo. Gastei 165,00 nas 5 correias, em vez dos 680,00 pedidos pela MIT-Rio.
Quanto aos óleos de transmissão, caixa, e t-case, concordo com voces. A Castrol não é detentora exclusiva de um determinado tipo de oleo, e nem existe obrigatoriedade de uso de uma determinada marca. O que vale, e acredioto que deva ser obrigatório (e lúcido), é seguir a especificação do oleo.
Minha formação é técnica(sou arquiteto por formação profissional). Meu sogro, foi vchefe de manutenção(engenheiro) de locomotivas na velha e falecida RFFSA. Ele tambem pesquisava oleos lubrificantes desde a época que o teste era nas locomotivas elétricas e diesel. Naqueles tempos, le me recomendou usar no carro (gasolina) oleo Havoline, pois naquele momento era o de melhor performance na lubrificação do motor do meu carro, porque fora testado e aprovado como o melhor, nas locomotivas. Eu sempre usei. Nenhum motor de nenhum dos meus carros teve problema nenhum por conta de lubrificação.
Acredito, como voces, que devemos sim, utilizar produtos confiáveis, e de custo baixo, como citado pelo Walter (18,00/litro), que funciona tão bem quanto o mais caro de outra marca.
Vou olhar com calma a especificação do manual de minha L-200 e posto pra voces, os óleos e as quantidades que ele pede.
A propósito, minha L-200 é 87cv, e cambio manual.