Caros,
depois de trocar cabeçote, junta, bomba dágua (original importada do japao), colocar fluido de arrefecimento certo, trocar radiador, trocar e testar termostática (original tb), colocar fluido correto na prorpoção correta, testar acoplamento viscoso, testar ventoinha auxiliar bla bla bla bla o meu carro ainda continua esquentando em serras longas, como as que eu pego 1x por mes no fim de semana.
Estando tudo aparentemente OK, restou apenas um motivo, aparentemente:
- o radiador colocado é menor que o original. O meu tem 26 mm apenas de espessura e o original tinha 36mm. ou seja, 30% a mais de volume!
enfim, procurnado na internet eu vi que esse radiador maior não é o comum, que a mit provavelmente fez pensando nos lugares mais quentes. tem mta pajero sport com radiador de 26 mm no mundo afora, e todos os importados chineses que tem no mercado livre sao esse modelo de 26 mm (q é oq está no carro).
Dá pra encontrar pra vender em alguns lugares o de 36 mm, mas é longe (australia, por ex) e caro.
pergunto:
alguem aqui já mandou fazer radiador de latão/cobre? A eficácia da troca de calor é muito mais alta, os problemas de aquecimento provavelemente sumiriam. Minha pergunta é mais em relação a possiveis efeitos colaterais e durabilidade a médio/longo prazo das soldas!
Outra opção seria adaptar o radiador das pajero GLS, que usam o 4m40 tb. Esse sim são enormes tb. Não sei se é possivel