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Tópico: Flex ou diesel?

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  • #1
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    Flex ou diesel?




    Estou na dúvida se pego uma triton flex seminova (14 mil rodados) ou uma diesel com 114 mil km rodados.

  • #2
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    05/07/2016
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    me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Gederson Ver Post
    me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?
    No modelo diesel você paga mais caro pela viatura, mas fica muito mais feliz na hora de reabastecer e pegar a estrada.
    Viatura à gasolina, seja seis ou oito cilindros, o cara fica sempre fazendo contas de média de consumo, sofrendo a cada reabastecimento.
    Se uma média de 4,5 a 5,0 Km/l, na cidade, com gasolina, não lhe incomodam, siga em frente.
    Acabei de comprar uma Pajero Full 2008 à diesel.
    Paguei R$ 19.000,00 à mais que uma modelo idêntica à gasolina.
    Muitos dirão: "ah, mais com essa diferença tu faz uma viagem, coloca pneus novos, multimídia e o escambau."
    Pois é. Mas depois que acabarem os R$ 19.000,00, aí vem a tristeza na frente da bomba de gasolina, vendo médias de 4,5 a 5,0 Km/l na cidade.
    Por isso, pondere.
    Quanto aos 114.000 Km´s rodados da diesel, se fôr viatura com uma regular troca de óleos e filtros, tá nova.
    Boa sorte na sua procura.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Gederson Ver Post
    me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?
    Depende o que é "passeio" para vc
    se forem passeios de 5000 km , indo até a Patagônia, vai de Diesel.

    Se for rodar uns 1000 km/mês, vai de Flex. Leva em conta também que a Fles tem SÓ 100 mil Km a menos no odômetro, ou seja, está ZERO e já vai comprar o carro já desvalorizando. A queda de desvalorização é até certo ponto, depois estabiliza. Não vale a pena pagar muito mais por um carro a Diesel, muito mais rodado se vai usar muito pouco.
    E também leve em conta que o Diesel não está tão mais barato do que a gasolina e os carros Mit não assim tão econômicos. Se não estão com mecânica religiosamente em dia , podem se aproximar em consumo Ao V6. Se quiser economizar tem que ser Diesel e Mecânica.
    E quando falam em consumo, o pessoal que tem Diesel adora colocar o gasto de estrada de Diesel como se fosse percurso misto e depreciam o V6 falando o consumo misto quando na verdade é o de cidade.
    4X4 Brasil

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Gederson Ver Post
    me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?
    Prezado amigo Gederson

    Após tantos excelentes comentários, vou arriscar a dar meu humilde parecer ...

    Antes, permita-me fazer algumas considerações:

    Vamos racionar assim: Você emprega seu capital na aquisição de um determinado bem (um veículo 4x4) e, depois de um determinado perído (digamos, 1 ano), você recupera parte desse capital, claro que, com perdas financeiras em razão da depreciação do bem e, ainda, com gastos em razão da propriedade e uso desse bem no decorrer desse período, lembrando que tal bem não é um investimento, mas, sim um bem de consumo; portanto, não há que se esperar ganhos financeiros. Evidentemente que, quanto maior o "investimento" em determinado bem dessa natureza, maiores as perdas e gastos ...

    Para facilitar o seu entendimento, vou considerar como referência uma picape Triton HPE 2013, que será comprada e revendida no prazo de um ano), estabelecendo comparação de perdas e gastos entre a movida à diesel e a movida à gasolina neste período de posse/utilização. Dessa forma, você tendo uma noção de qual a melhor opção (diesel ou gasolina), então ficará mais fácil escolher entre a Flex 2015 e a Diesel 2013, não é mesmo???!!!!! ...

    Então, vamos lá ...

    Depreciação: Normalmente veículo movido a gasolina tem depreciação maior que o veículo movido a diesel ... com efeito, na prática, isso é vislumbrado em razão da menor liquidez do veículo movido a gasolina quando da revenda, eis que o proprietário, necessitando fazer dinheiro rápido, acaba por aceitar ofertas abaixo do valor tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário dos veículos movidos a diesel, em razão da maior demanda, tem maiores chances de vender seu veículo mais rapidamente pelo preço tabelado na FIPE.
    Vejamos, então, o caso de uma Triton HPE 2013, no período de julho/2015 a julho/2016:
    - L200 Triton HPE 3.2 CD TB Int.Diesel Aut - Tabela FIPE - Julho/2015: R$ 95.539,00; Julho/2016: R$ 87.377,00 - Depreciação no período: R$ 8.162,00 (8,54%);
    - L200 Triton HPE 3.5 CD V6 24V Flex Aut. - Tabela FIPE - Julho/2015: R$ 78.645,00; Julho/2016: R$ 68.929,00 - Depreciação no período: R$ 9.716,00 (12,35%).
    Na nossa análise que virá, vamos manter esses valores, apesar de sabermos que, a rigor, a depreciação do veículo movido à gasolina poderá ser ainda maior do que a calculada matematicamente utilizando a tabela FIPE, em razão da baixa liquidez de mercado, eis que nossa cultura ainda prestigia veículos movidos a diesel, em detrimento dos veículos movidos a gasolina ... assim, em termos percentuais, a partir do momento em que o veículo for colocado à venda, aquele movido à gasolina vai acabar sendo vendido por um preço bem mais abaixo da tabela FIPE do que aquele movido a diesel, que tem grandes chances de ser vendido até mesmo pelo valor tabelado na FIPE ... Melhor explicando: Se na FIPE um diesel estiver tabelado a R$ 100.000,00 e um a gasolina estiver tabelado a R$ 90.000,00, o movido a diesel tem grandes chances de ser vendido rapidamente pelos próprios R$ 100 mil, enquanto que o movido a gasolina, se quiser vender rápido, o proprietário haverá que baixar o preço em pelo menos 10% ... claro que tem público para ele, mas o universo é bem mais restrito e a espera bem maior ... e sabemos que, quanto mais espera, mais deprecia ... o que não é nada bom para o nosso bolso, considerando as cifras em jogo e a crise pela qual passamos ... portanto, quando colocar o veículo à venda, é interessante vendê-lo o mais breve possível ... mas, mesmo assim, vamos considerar que a depreciação seja aquela mesma calculada matematicamente, conforme já vimos, ou seja, o veículo movido à gasolina será revendido imediatamente, pelo preço tabelado na FIPE ... da mesma forma, o movido a diesel ...

    Seguro (roubo/colisão/incêndio): Como não temos valores em mãos, vamos considerar que, para um proprietário classe 10, a diferença seja de, no máximo, uns R$ 1.000,00, favoravelmente ao veículo movido a gasolina (Ao crivo de algum colega especialista em seguros);

    Licenciamento (IPVA, Taxa de licenciamento, DPVAT): Como também não temos valores em mãos, vamos considerar que a diferença também seja de, no máximo, uns R$ 1.000,00, também favoravelmente ao veículo movido a gasolina;

    Manutenção: Um veículo desse ano, e dessa marca, se bem cuidado, nos primeiros 5 (cinco) anos de uso, praticamente não dá manutenção, seja ele diesel, seja ele movido a gasolina ... tomo como referência meu caso: Tenho meu Pajero há praticamente um ano e meio e, neste período, não deu quaisquer problemas mecânicos ... também tomo como referência o veículo de um amigo meu de trabalho: Uma picape L200 Outdoor Diesel, câmbio mecânico, tirada zero Km na css em 2010 ... ele utiliza esse veículo cotidianamente no trajeto trabalho (na cidade em dias de semana), fazenda (em finais de semana) e eventuais viagens ... ele já rodou com esse veículo em torno de 125.000 kms ... pasmem: absolutamente zero de gastos com mecânica ... apenas revisões periódicas na css ... pasmem, novamente: Trocou os pneus com 101.000 kms aproximadamente (quando ele falou, eu não acreditei, e fiz questão de ver com meus próprios olhos) ... portanto: Manutenção anual desses veículos, se bem cuidados, pode considerar iguais, seja diesel, seja gasolina ... mas, ainda assim, vamos considerar que o veículo movido a diesel tenha causado um gasto a mais de R$ 1.000,00, em manutenção durante um ano ... acredito que não passe muito disso, considerando veículos em bom estado de conservação ...

    Consumo de combustível: Essa picape do meu amigo faz em torno de 10 kms/litro com Diesel comum (uso misto, cidade/fazenda/estrada). Ele me mostrou a planilha de gastos. Então, vamos considerar que uma movida a gasolina faça em torno de 7,5 kms/litro no mesmo percurso (uso misto, cidade/fazenda/estrada);

    Percurso anual: Vamos também aproveitar os números já fornecidos aqui, mas de forma favorável ao veículo movido a gasolina. Ao invés de colocarmos 12.000 kms anuais trafegando na cidade e apenas 1.000 kms em viagens, vamos considerar um misto. Vamos considerar que esse veículo irá rodar uns 20 kms/dia em trajeto urbano, ou seja, em torno de uns 7.000 kms/anona cidade, e que vá rodar uns 6.000 kms/ano em trajeto rodoviário, em viagens; ou seja, que vá rodar um total de 13.000 kms num ano (Nota: Essa quilometragem eu baseei no meu cotidiano, e no cotidiano desse amigo aí de quem lhe falei, ou seja, um trajeto normal de um cidadão urbano comum, que gosta de viajar);

    Preço do combustível: Vamos considerar os valores já fornecidos aqui, em post anterior, ou seja, Diesel: R$ 2,99/litro; Gasolina: R$ 3,59/litro;

    Tempo de utilização do veículo: Conforme já citamos, 1 ano. Então, vamos pressupor que este veículo seja adquirido agora em Julho/2016 e o você vá usufruir do mesmo durante um ano, com a perspectiva de revendê-lo em julho/2017, recuperando, assim, parte do seu capital "investido nesse empreendimento" ...

    Isto posto, se fizermos umas continhas, e traduzirmos tudo isso em números, vamos concluir que, logo neste próximo primeiro ano de uso, o veículo movido à gasolina dispenderá um gasto de R$ 387,00 a mais que o movido a diesel ... e veja que estamos "forçamos a barra" em favor do veículo movido a gasolina, considerando que o mesmo será revendido exatamente pelo preço tabelado na FIPE, que a diferença de seguro para o diesel é de R$ 1.000,00, que a diferença de licenciamento também é de R$ 1.000,00, que o veículo movido a diesel tenha gastado R$ 1.000,00 a mais em manutenção durante o ano, e, ainda, que vá rodar metade do tempo em estradas, consumindo bem menos combustível do que se rodasse a maioria do tempo na cidade ...

    Vamos, então, aos números do comparativo de gastos diesel x gasolina, no próximo primeiro ano:

    Combustível:
    - Veículo Diesel: 13.000 kms / 10 kms/litro x R$ 2,99/litro = R$ 3.887,00
    - Veículo a Gasolina: 13.000 kms / 7,5 kms/litro x R$ 3,59/litro = R$ 6.223,00
    - Diferença: R$ 2.336,00 (Favoravelmente ao Diesel);

    Licenciamento (IPVA, Taxa Licenciamento e DPVAT):
    - Diferença: R$ 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)

    Seguro (Roubo/Colisão/Incêndio):
    - Diferença: R$ 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)

    Manutenção (Preventiva/Corretiva):
    - Diferença: 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)


    Depreciação nos próximos 12 meses (Considerando 8,54% para o movido a diesel e 12,35% para o movido a gasolina)
    - Veículo diesel (Adquirido em Julho/2016 por R$ 87.377,00; Revendido em Julho/2017 por R$ 79.912,00): R$ 7.465,00
    - Veículo à gasolina (Adquirido em Julho/2016 por R$ 68.929,00; Revendido em Julho/2017 por R$ 60.413,00): R$ 8.516,00;
    - Diferença: R$ 1.051,00 (Favoravelmente ao Diesel).

    CONCLUSÃO:

    No final das contas, projetando gastos para os próximos 12 (doze) meses, teremos uma diferença de R$ 387,00 favoravelmente ao diesel. Claro que, em mais anos, essa diferença aumentará ainda mais, de forma progressiva ...

    Forte abraço e boa sorte na escolha.

    E.T.:

    Fiz essa análise um pouco na correria ... peço aos colegas a gentileza de corrigirem se detectarem algum erro nas contas, algum enfoque conceitual inadequado, etc. ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Fiz essa análise um pouco na correria ... peço aos colegas a gentileza de corrigirem se detectarem algum erro nas contas, algum enfoque conceitual inadequado, etc. ...
    Imagina se tivesse feito com calma e aprofundamento!
    Cálculos perfeitos.
    Eu não sei no estado em que os senhores residem, mas em Sata Catarina o IPVA é igual para veículos à diesel e gasolina, ou seja, 2% da FIPE.
    Portanto, já desaparece aquela vantagem na diferença do imposto anual.
    Quanto ao seguro do veículo, a diferença de valores por conta do tipo de combustível também é pequena.
    Renovei o da SW4 agora em maio, e me custou R$ 2,550,00.
    Não acredito que numa SW à gasolina do mesmo ano ficaria em apenas R$ 1.550,00.
    Mas, independentemente dos custos, vai do prazer de cada um em dirigir.
    Afinal, para muitos o barulho do diesel incomoda; para outros, é música de qualidade.

  • #7
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    Bom dia!

    Agradeço ao colega Enasor por expor a sua análise, ajudou a incluir mais alguns detalhes para facilitar a racionalização da escolha para quem estiver em dúvida.

    Porém, na minha modesta opinião, faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo, que acho importante na análise.

    O investimento inicial seria de R$ 18.448,00 maior no caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel.

    Caro colega Glaicon, mesmo o IPVA sendo igual, o veículo que custar mais, por motivos óbvios vai pagar mais de IPVA, no caso R$ 18.448,00 x 2%= R$ 368,96 a mais na diesel para o Estado de Santa Catarina. Onde for 3%, R$ 553,44, onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável.

    Claro, tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.

    Att.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por realbulldog Ver Post
    ... Enasor ... faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo ... R$ 18.448,00 ... caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel ...

    ... Glaicon ... IPVA ... onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável ...

    ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.
    Muito inteligente e perspicaz a sua observação, meu caro amigo realbulldog ...

    Mas, na minha análise, propositadamente, eu não coloquei esse investimento da diferença de R$ 18.448,00 no mercado financeiro ... Vou tentar explicar o motivo: Conforme explicitei, quando for revender o seu veículo, o proprietário do veículo movido a gasolina receberá ofertas de valores abaixo do tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário do movido a diesel receberá propostas mais próximas do tabelado na FIPE (isso para não dizer que alguns, apesar da crise econômica, conseguem vender por valor superior à FIPE) ... e, ainda, há que se contemplar a perda pelo tempo de espera para a revenda do veículo movido a gasolina, bem superior ao tempo de espera para a revenda de um diesel. Digo isso, porque tenho um amigo tentando vender, há pelo menos um ano, um 4x4 à gasolina, muito bem cuidado, diga-se de passagem ... apesar de tudo, tem se mantido resistente às propostas aviltantes que tem recebido ... nessa hora a famosa lei da "oferta x procura" é implacável ... imagine o que ele já perdeu nesse tempo todo, só em razão da depreciação ... isso, sem contar a perda em razão de deixar de reaplicar o dinheiro da venda nesse período ... por outro lado, tenho aquele amigo de trabalho que citei no meu post anterior, proprietário da L200 Outdoor 2010 movida a diesel ... tem “fila de espera” aqui no meu trabalho, só aguardando ele “abrir a boca” para ficar sem ela ... isso, sem contar outro amigo daqui, que tem uma SW4 2012, também movida a diesel, também tirada zerada ... esse, uma vez falou em vendê-la, e não teve mais sossego para trabalhar em paz ... eu mesmo fui um dos que lhe causaram "aborrecimentos" ... e, juro, naquela oportunidade eu queria lhe pagar acima da FIPE ... portanto, tudo isso dilui o pequeno ganho financeiro daquela diferença aplicada no mercado financeiro pelo comprador do veículo movido a gasolina ... eis a razão pela qual não contemplei isso na minha análise ... mas, você tem absoluta razão ... eu deveria ter contemplado esse detalhe, porém, a análise iria ficando cada vez mais complexa, não é mesmo???!!!!! ... de qualquer forma, o importante mesmo é que estamos ajudando a nortear o caminho de nosso amigo Gederson, para que o "tiro" dele não seja "tão no escuro" assim ... rsrsrs ... este é o diferencial deste fórum ...

    Quanto à sua observação ao amigo Glaicon ... veja que a maior diferença de IPVA diz respeito à alíquota de 4% (R$ 732,92) ... ainda assim, se contemplados taxa de licenciamento e DPVAT, acredito que o somatório dos dispêndios para licenciamento não extrapole o valor da diferença de R$ 1.000,00 que foi contemplado em minha análise ...

    E lembrando: O enfoque foi uma picape L200 Triton HPE ... cada caso, é um caso, e devemos tomar cuidado para não generalizar ... por exemplo, uma SUV Land Rover Discovery 3 há que ser analisada sob outro ângulo, e sob outros números ... e assim por diante ... com todo o respeito, permita-me "roubar" sua inteligente citação: " ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo ..."

    Forte abraço e muito obrigado pelas observações ...
    4X4 Brasil
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por realbulldog Ver Post
    Bom dia!

    Agradeço ao colega Enasor por expor a sua análise, ajudou a incluir mais alguns detalhes para facilitar a racionalização da escolha para quem estiver em dúvida.

    Porém, na minha modesta opinião, faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo, que acho importante na análise.

    O investimento inicial seria de R$ 18.448,00 maior no caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel.

    Caro colega Glaicon, mesmo o IPVA sendo igual, o veículo que custar mais, por motivos óbvios vai pagar mais de IPVA, no caso R$ 18.448,00 x 2%= R$ 368,96 a mais na diesel para o Estado de Santa Catarina. Onde for 3%, R$ 553,44, onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável.

    Claro, tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.

    Att.
    Realmente apesar da grande analise dos colegas, faltam alguns itens que geram diferenças, inclusive pequenas como na manutenção básica litros/valor óleo cárter gasolina x diesel, filtro de combustível/ar/óleo, se for mais afundo em manutenção preventiva/reparativa no longo prazo ainda tem velas, bobinas, bomba, catalizador, sondas, sensores X velas, egr, dpf, sondas, sensores, injetora, bicos, bombas, turbo, etc. ai já não são mais detalhes de modelo a modelo, já é coisa paesada que a médio longo prazo oneram bastante, mas ai o sujeito se descabela e não sabe pra onde correr, no frigir dos ovos vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano, outro detalhe que cada região tem suas particularidades, aqui por exemplo sempre vendi meus veículos gasolina em media 8% acima da fipe (mais pelo zelo/procedência que pelo combustível) e os diesel bem zelados ficam na média 10% acima da fipe, isso particular x particular, se tiver mau cuidado usasse a fipe como base e desconta tudo o que fazer pra levantar a maquina.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #10
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    Boa tarde.

    Sou novato no assunto. Tenho muito interesse em obter um 4x4. Tenho um grupo de treeking e a intenção é utilizar o carro somente para chegar até o início das trilhas, estradas que são em quase sua totalidade de chão ou bastante íngremes. Atualmente tenho um palio adventure locker, mas já fiquei agarrado em dois locais.

    Tenho lido bastante sobre o assunto e cada vez mais fico com dúvidas, até porque nunca tive um 4x4.

    Essa semana vi duas que estão dentro do meu orçamento.

    Pajero Sport 2005 a diesel com 140.000km
    Pajero Sport 2011 gasolina com gnv com 80.000km

    Alguém pode me ajudar?

    Grato a todos e obrigado por darem informações bastante interessantes.

  • #11
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    maceio/AL
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    Gederson, já possui 2 Tritons V6 flex, e após uma Dakar diesel agora estou com uma Triton diesel, e te digo o seguinte para ajudar vc a decidir: 1) considere quantos km vc roda p mês e quanto disponibiliza no seu orçamento para combustível, e inclua que seguro, ipva e manutenção das flex custam um pouco menos; 2) o tipo de uso, urbano, estradas, off road, carregar peso? Pq para passear a flex é mais "gostosa", mais ágil e mais silêncio; 3) o tempo q vc pretende ficar c o carro, pois a desvalorização das usadas são quase parelhas, porém a liquidez das flex é muito ruim!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #12
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    Bom dia!

    Concordo com o amigo acima...

    Se o colega que está em dúvida fizer os cálculos...

    Supondo no caso de uma viatura 3.5 V6 fazer a média cidade estrada de 5km/l e o colega andar em torno de 1.000 km mês, contar mais uns 1.000 km extras anuais de passeios; supondo ainda que uma automática a diesel faça 8,5km/l de média cidade/estrada. Você gastará R$ 4.762,00 a mais em combustível ao ano com a pick up a gasolina.

    Dividindo R$ 19.000,00 por R$ 4.762,00 dará 3,9, ou 3 anos e 11 meses, sem contar o custo maior de seguro, IPVA e manutenção de pick up diesel, que elevaria o resultado.

    No caso, contando o uso do veículo mais para ambiente urbano, passeios, diversão e não para trabalho e carga.

    Sendo os cálculos feitos de acordo com os dados da minha região: gasolina a R$ 3,59 e diesel S10 a R$2,99.

    E supondo uma média de rendimento mais otimista para o combustível diesel do que para a gasolina.

    Tudo depende do que você pretende andar e para que função busca a viatura.

    Att.

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