Se for branca/azulada pode ser óleo queimando = motor cansado. Pouco diesel na mistura tb pode dar fumaça branca. É raro mas como no seu relato isso acontece com aceleração plena, pode ser. E como o Glaicon falou pode ser água. Para descobrir, tem que pesquisar os sintomas. Água baixa ? Óleo baixa ? Em alta o motor falha ?
Abs
Saudações a todos, vou estar acompanhando pq comprei uma Triton HPE 09 c/ 71 mil KM que rodava pouco, mandei esses dias fazer uma revisão geral e foi só troca de óleos, filtros e descarbonização da EGR ou seja, morri com $ 1.700 de mão de obra e $ 1.000 de peças e óleo! Quando ligava o carro antes da revisão demorava para pegar e soltava muita fumaça ao ligar, subindo a serra pegando a Imigrantes por volta dos 130 km/h soltava um rastro de fumaça más não falha, fora isso, ela não fuma de jeito nenhum! Agora pós revisão pega uma beleza más percebi ontem ao subir a serra que continua a deixar o rastro de fumaça! Confesso aos senhores que não conheço nada de motores a diesel e fiquei muito desconfortável ao ver a viatura fumaçar!
Saudações a todos, vou estar acompanhando pq comprei uma Triton HPE 09 c/ 71 mil KM que rodava pouco, mandei esses dias fazer uma revisão geral e foi só troca de óleos, filtros e descarbonização da EGR ou seja, morri com $ 1.700 de mão de obra e $ 1.000 de peças e óleo! Quando ligava o carro antes da revisão demorava para pegar e soltava muita fumaça ao ligar, subindo a serra pegando a Imigrantes por volta dos 130 km/h soltava um rastro de fumaça más não falha, fora isso, ela não fuma de jeito nenhum! Agora pós revisão pega uma beleza más percebi ontem ao subir a serra que continua a deixar o rastro de fumaça! Confesso aos senhores que não conheço nada de motores a diesel e fiquei muito desconfortável ao ver a viatura fumaçar!
Se a fumaça for preta, fique tranqüilo.
Você apenas está injetando mais combustível que a capacidade do motor queimá-lo.
Em subidas fortes a viatura quase não subirá a velocidade, mas se você acelerar forte, vai continuar jogando mais combustível que o necessário.
Reduza a marcha e manere na aceleração, buscando um ponto de equilíbrio na tocada.
Depois, coloque aqui sua observação dizendo se houve ou não diminuição da fumaça.
Glaicon blz, desculpe tava sem micro e por isso não respondi más agora montei outro e aqui estou! realmente quando manero para tipo se for trocando as marchas no tempo certo ela vai de boa sem fumar agora se der uma pisada aff....isto é normal? pensei ser bicou ou turbina! abraços
Glaicon blz, desculpe tava sem micro e por isso não respondi más agora montei outro e aqui estou! realmente quando manero para tipo se for trocando as marchas no tempo certo ela vai de boa sem fumar agora se der uma pisada aff....isto é normal? pensei ser bicou ou turbina! abraços
Um pouco de fumaça nas pisadas mais fortes é normal. Não sei em qual intensidade você está se referindo.
Agora, se a viatura está andando bem, não falha, obedece normalmente ao acelerador, está com um consumo próximo de uns 9 Km/l na estrada, deixa como está e desencana.
Aproveita!
Fumaça branca é sinal de água nas câmaras de combustão.
Ela está baixando água no radiador?
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??
Verificar se há vazamento de água nas mangueiras do radiador, bomba d´água, ou tampa do radiador sem aguentar pressão.
Dependendo do ano da viatura, pode ser até o radiador do ar quente furado.
Se não for nada disso, aí é partir para cabeçote trincado.
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??
Motor aquecendo + Fumaça branca + Radiador baixando = Cabeçote com problemas. Na melhor das hipoteses junta, na pior cabeçote completo ainda mais uma HPE que senão me engano o motor é o 4d56. Verifica o cabeçote e principalmente se ante camaras (que ninguém olha e custa 300,00 para subsituir).
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??
Prezado amigo Mateus ...
Excelentes opiniões dadas a você por respeitáveis colegas conhecedores do assunto ... vou opinar com meus 0,02 cents de contribuição, dando-lhe mais uma sugestão ...
Mande seu mecânico de confiança dar uma olhadinha no trocador de calor da EGR ... é um radiadorzinho que tem a função de resfriar a EGR, a qual recebe gás quente oriundo do escapamento, onde, dependendo da faixa de rotação do motor, uma parcela desse gás será direcionada para as câmaras de combustão visando reduzir a temperatura de combustão e, com isso, liberar menos NOx (Óxido de Nitrogênio) poluente para a atmosfera ... pois bem ... por esse resfriador circula o mesmo líquido de arrefecimento do motor ... se ele estiver com vazamento, o líquido de arrefecimento pode ser direcionado para o escapamento, ou, pior que isso, ser direcionado para o coletor de admissão provocando fumaça branca e, na pior das hipóteses, até mesmo calço hidráulico ...
Verifique, também, se a EGR está isolada ... caso esteja, vai aqui outra humilde sugestão: Verifique se o bloqueio está feito nas duas pontas desse trocador de calor (ou seja, aonde ele vai no coletor de escape e também aonde ele vai na válvula da EGR) ... segundo o Enrico, nosso colega aqui do fórum, especialista no assunto, o isolamento feito numa só ponta pode ser causa de problemas ... Palavras dele: “Apenas no lado da válvula pode esquentar o motor, além de concentrar muito calor e pressão bem no resfriador, que pode furar com essa pressão e calor e com isso, perder fluido de arrefecimento pro escape, ou entrar escape no radiador, aumentando a pressão no radiador, ocasionando vazamentos. Bloquear só do lado do coletor de escape, caso o resfriador fure sozinho, o motor vai puxar o fluido de arrefecimento e se não der calço hidráulico, vai no mínimo superaquecer o motor.”. ... #348 ...
Ao crivo dos demais amigos entendidos do assunto ...
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte ...
E.T.:
Diferentemente do criador do tópico, não se esqueça de voltar aqui depois para nos dar um “feedback” sobre a solução desse problema ...
4X4 Brasil
Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014