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  • #1
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    Meu caro inspetor ...

    Acompanhei a sua "saga" e fiquei feliz, sabendo que você está conseguindo resolver o seu problema satisfatoriamente ... e mais importante do que isso: identificar a(s) causa(s) do problema, para que não mais ocorra na sua viatura e possamos nos prevenir com as nossas ... os seus relatos, e dos colegas (nos vários tópicos que criou), foram maravilhosos ... confesso que aprendi muito ... se me permite, aproveito a oportunidade para agradecer a todos por esta grata oportunidade de aprendizagem ...

    Só me permita tecer algumas considerações sobre o Teccon ...

    Diante dos relatos que vi, não tenho dúvidas de sua ação benéfica no que diz respeito a melhorar a lubricidade do S10, adicionalmente ao biodiesel, o qual, conforme relatos, contribui para aumentar a higroscopicidade do diesel e pode perder suas características de lubricidade com mais brevidade ... E, diante do que aprendi com os esclarecimentos que você mesmo, gentilmente me prestou, os bicos só tem a "agradecer" por essa melhoria de lubricidade ... até eu estou pensando em utilizá-lo ...

    Agora, quanto à sua ação benéfica no sentido de atrasar os efeitos de deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... sei não! ... é nesse ponto que eu acho que você tem que ficar bem atento e não confiar cegamente ... pois, ao que parece, foi isso que contribuiu fortemente para os problemas que você teve na sua viatura (envelhecimento do diesel) ... Em resumo: Acho que o diesel, se não consumido ou renovado em determinado tempo, não há produto milagroso que o renove, pois ele vai "apodrecer" de qualquer jeito, tornando-se inapropriado para o motor ... acredito que o produto pode até agir no sentido de dificultar o desenvolvimento de fungos/bactérias, responsáveis por borras no tanque (mas isso nunca foi o seu grande "vilão", pois, conforme você mesmo várias vezes citou, não foi detectado evidências de borras e sujeiras no filtro e tanque de combustível de sua viatura que pudessem ter contribuído para o problema), porém, acredito que há outros fatores químicos/físicos que contribuem para a deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... aí, quem poderá esclarecer melhor, só mesmo aquelas pessoas mais especializadas na exploração/desenvolvimento/produção/manipulação do diesel ... de qualquer forma, sugiro que você "fique com um pé atrás" neste particular ...

    Abs.
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  • #2
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    Da página de perguntas frequentes sobre o Diesel S-10 da Petrobras:

    O Diesel S-10 tem validade?

    Não é possível determinar prazo de validade para produto vendido a granel. No caso do diesel é desaconselhável que se estoque o produto mais de três meses sem giro.

    Entretanto, o produto deve ser submetido a uma análise técnica para recertificação antes de qualquer providência.

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • #3
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    Peguei a Viatura ontem a tarde e já rodei 50 kms com ela! Graças a Deus está PERFEITA! Eram os Bicos mesmo! Agora percebo que está 100%!!

    Enasor: Obrigado por acompanhar!

    Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

    Quanto a "confiar" no Teccon, posso te garantir que não farei isso! rsrsr Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

    Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

    DanWbr: Exatamente! Já tinha lido isso no site da BR! Eles não se comprometem! Justamente porque o produto é ruim nesse aspecto e eles não sabem quanto tempo o Diesel pode ter que ficar nos postos até ser vendido... Então eles preferem não se comprometer!

    Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

    Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

    Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    Peguei a Viatura ontem a tarde e já rodei 50 kms com ela! Graças a Deus está PERFEITA! Eram os Bicos mesmo! Agora percebo que está 100%!!

    Enasor: Obrigado por acompanhar!

    Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

    Quanto a "confiar" no Teccon, posso te garantir que não farei isso! rsrsr Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

    Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

    DanWbr: Exatamente! Já tinha lido isso no site da BR! Eles não se comprometem! Justamente porque o produto é ruim nesse aspecto e eles não sabem quanto tempo o Diesel pode ter que ficar nos postos até ser vendido... Então eles preferem não se comprometer!

    Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

    Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

    Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr
    Vejo que o Inspetor não comparece neste tópico há mais de um ano.
    Gostaria muito de informações atualizadas dele.
    Porém, considerando tudo que foi relatado e solucionado, continuarei a utilizar o S500, até o fim de seus dias.
    Minha preocupação maior será fazer uma troca mais prematura do filtro de combustível.
    Enquanto na SW4 fiz decorridos mais de 40.000 Km's, e de forma preventiva, eis que não tinha aparecido qualquer sintoma desagradável, na Full partirei para um rodar máximo de 15.000 a 20.000 Km's.
    Até a limpeza do tanque estou relativizando.
    Se o filtro a ser substituído não indicar presença de elementos estranhos, prefiro deixar tudo original e não desconectar/reconectar um monte de coisas, o que pode tornar o sistema suscetível de falhas.
    Seguindo a vida com o S500 e esperando a opinião dos demais colegas.

  • #5
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    Realmente não é um aditivo! Somente para limpeza mesmo.

  • #6
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    O diesel S10 por ter menos enxofre é mais vulnerável a decomposição microbiana, o que gera acidez no tanque. O problema pode ocorrer principalmente com que anda pouco, isto é, o carro é abastecido e leva várias semanas para para consumir o combustível.
    Podemos dizer que o diesel S500 (comum) tem um prazo de validade maior.
    Creio que este seja o problema.

    Citação Postado originalmente por Inspetor22 Ver Post
    Pessoal, vim relatando aqui no Forum problemas nos bicos em minha Triton 2009 com apenas 40 mil kms rodados.


    Levei a um bombista experiente e ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.


    Segundo ele era raro mexer em Bicos dr Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!


    Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...


    Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.


    Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

    Alguém aqui já teve problemas com isso? Ou isa o S-10 há muito tempo e nunca teve problemas??

  • #7
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    E o consumo com S10, me parece que o carro consome mais quando usa S10. Alguem ja notou isso?

  • #8
    Usuário Avatar de SavioBatista
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    04/08/2015
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    Falando de aditivo, vcs ja usaram ou conhecem o da Koube? sempre usei no meu carro a gasolina e coloquei a primeira vez na minha Dakar e senti que o carro esta mais solto, será impressão? ela esta com 54.000km e nunca tinha colocado aditivo, quando vi esse relato aqui dos bicos fiquei tenso com a possibilidade de soltar impurezas e ter problemas com os bicos.
    Sempre usei S10 desde 0km.

    Sobre esse Teccon10, vi que tem embalagens de 200ml, porem usando a recomendação pelo que vi aqui no post 200ml seria para 100L de Diesel, no meu caso que o tanque e 70 litros, teria que dividir para usar 100ml para cada tanque?
    ASX AWD 2015 / Pajero Dakar 2013 3.2
    Membro: Pajero Dakar Clube (Facebook)
    FORTALEZA-CE

  • #9
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    13/12/2007
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    Citação Postado originalmente por valladares75 Ver Post
    E o consumo com S10, me parece que o carro consome mais quando usa S10. Alguem ja notou isso?

    Eu já notei. Realmente, tenho a impressão que com o s10 o Troller bebe mais. Abs. Válter

  • #10
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    18/07/2014
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    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    ... tenho a impressão que com o s10 ... bebe mais.
    Está aí uma curiosidade interessante, que eu também gostaria de saber ... S500 ou S10 ... com qual deles a viatura bebe mais???!!!

    Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #11
    Usuário Avatar de Herbet23
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    19/11/2015
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Está aí uma curiosidade interessante, que eu também gostaria de saber ... S500 ou S10 ... com qual deles a viatura bebe mais???!!!

    Abs.

    Estou para comprar uma Pajero Full 2008 e estou com essa dúvida.... S10, S500... o que eu faço?
    Ford Ranger Limited 4x4 2009/2010 3.0T
    "Quem vê religião não vê caráter"

  • #12
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    03/07/2010
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    Olha meu amigo o s500 ainda é melhor em questão de lubrificação! Tem muita opiniões no fórum sobre o assunto de gente muito mais experiente mas acredito eu que após a troca vou tentar ficar com s500

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