Meu caro inspetor ...
Acompanhei a sua "saga" e fiquei feliz, sabendo que você está conseguindo resolver o seu problema satisfatoriamente ... e mais importante do que isso: identificar a(s) causa(s) do problema, para que não mais ocorra na sua viatura e possamos nos prevenir com as nossas ... os seus relatos, e dos colegas (nos vários tópicos que criou), foram maravilhosos ... confesso que aprendi muito ... se me permite, aproveito a oportunidade para agradecer a todos por esta grata oportunidade de aprendizagem ...
Só me permita tecer algumas considerações sobre o Teccon ...
Diante dos relatos que vi, não tenho dúvidas de sua ação benéfica no que diz respeito a melhorar a lubricidade do S10, adicionalmente ao biodiesel, o qual, conforme relatos, contribui para aumentar a higroscopicidade do diesel e pode perder suas características de lubricidade com mais brevidade ... E, diante do que aprendi com os esclarecimentos que você mesmo, gentilmente me prestou, os bicos só tem a "agradecer" por essa melhoria de lubricidade ... até eu estou pensando em utilizá-lo ...
Agora, quanto à sua ação benéfica no sentido de atrasar os efeitos de deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... sei não! ... é nesse ponto que eu acho que você tem que ficar bem atento e não confiar cegamente ... pois, ao que parece, foi isso que contribuiu fortemente para os problemas que você teve na sua viatura (envelhecimento do diesel) ... Em resumo: Acho que o diesel, se não consumido ou renovado em determinado tempo, não há produto milagroso que o renove, pois ele vai "apodrecer" de qualquer jeito, tornando-se inapropriado para o motor ... acredito que o produto pode até agir no sentido de dificultar o desenvolvimento de fungos/bactérias, responsáveis por borras no tanque (mas isso nunca foi o seu grande "vilão", pois, conforme você mesmo várias vezes citou, não foi detectado evidências de borras e sujeiras no filtro e tanque de combustível de sua viatura que pudessem ter contribuído para o problema), porém, acredito que há outros fatores químicos/físicos que contribuem para a deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... aí, quem poderá esclarecer melhor, só mesmo aquelas pessoas mais especializadas na exploração/desenvolvimento/produção/manipulação do diesel ... de qualquer forma, sugiro que você "fique com um pé atrás" neste particular ...
Abs.