Rubens.
Só com os antigos (2a e 3a geração)
O back-fire (ou retrocesso de chama) acontece quando a mistura a ar/gás explode antes de chegar no cilindro, geralmente está rica e encontra uma centelha ou parte do motor com alta temperatura. Os kits antigos trabalham como os carburadores e "enganam" a injeção eletrônica, dizendo os bicos estão ok e alterando a quantidade de gás enviado mediante um sistema mecânico que trabalha com o vácuo do motor. Então quando tira o pé do acelerador fechando a borboleta, o motor ainda está com rotação fazendo vácuo e obviamente o redutor ainda está enviando gnv, mas não há consumo e o gnv acumula no coletor.
Os kits de 5a geração são compostos de uma central de injeção à parte, o ajuste é preciso e a perca de potência é mínima. Em um teste da Gaspoint, uma Ranger com GNV teve perda de menos de 1% de potência medida em dinamômetro. O mesmo amigo engenheiro, relatou que o pai dele taxista aqui na cidade, instalou o kit de 5a geração em um Chevrolet Cobalt 1.8 Automático. Ficou melhor que na gasolina...