Digaum,
Esses estouros também ocorrem com os kits de ultima geração ou só os mais antigos?
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Digaum,
Esses estouros também ocorrem com os kits de ultima geração ou só os mais antigos?
Rubens.
Só com os antigos (2a e 3a geração)
O back-fire (ou retrocesso de chama) acontece quando a mistura a ar/gás explode antes de chegar no cilindro, geralmente está rica e encontra uma centelha ou parte do motor com alta temperatura. Os kits antigos trabalham como os carburadores e "enganam" a injeção eletrônica, dizendo os bicos estão ok e alterando a quantidade de gás enviado mediante um sistema mecânico que trabalha com o vácuo do motor. Então quando tira o pé do acelerador fechando a borboleta, o motor ainda está com rotação fazendo vácuo e obviamente o redutor ainda está enviando gnv, mas não há consumo e o gnv acumula no coletor.
Os kits de 5a geração são compostos de uma central de injeção à parte, o ajuste é preciso e a perca de potência é mínima. Em um teste da Gaspoint, uma Ranger com GNV teve perda de menos de 1% de potência medida em dinamômetro. O mesmo amigo engenheiro, relatou que o pai dele taxista aqui na cidade, instalou o kit de 5a geração em um Chevrolet Cobalt 1.8 Automático. Ficou melhor que na gasolina...
O upgrade no GNV esta programado para Fevereiro de 2015... :-P
Talvez troque o cilindro de 20m3 por tres de 7,5m3 colocados embaixo do assoalho no lugar do estepe original. Mas ainda não sei, vou fazer uns estudos. Se for com cilindros, o orçamento é este:
Kit GNV 5a Geração => R$ 5.200,00
Válvula de abastecimento externa => R$ 240,00
Total => R$ 5.440,00
Tampa da caixa do filtro de ar
Desde que comprei-a ela estava com apenas uma presilha do filtro de ar. Tentei fechar de algumas maneiras temporárias por que achava que ia encontrá-las. Mas o tempo passou, não achei as ditas e cansei de ficar remendando o temporário.
Então decidi fabricar as presilhas usando arame de inox que ganhei de um amigo. Abri uma budweiser, junteis os alicates e mãos a obra! Aos poucos foi tomando forma... Do lado direito a base que sobrou de uma presilha e a nova que estava fazendo. Mais tarde fui no carro e peguei a unica que estrava inteira para fazer a parte superior.
Anexo 480652
E após 1h30 terminei um par (parte superior e inferior) e instalei para testar... As fotos são de hoje, mas instalei ontem a noite mesmo.
Anexo 480653
Anexo 480654Anexo 480655
Rodei 35 km e até agora está firme e forte. Hoje quero fazer mais uma ou duas, dependendo do humor. Pq o treco é chato de fazer e detona com os dedos. Mas vamos em frente!
Fechadura do porta-malas
Anexo 480656
Ela está com folga desde que comprei-a em 2010. Havia pesquisado a peça no Brasil mas só achei em concessionárias, por encomenda e a partir de cerca de R$ 1.000,00, nem usada achei. Encontrei um distribuidor de pecas na China que tinha, a USD $ 9,00 a de 1a linha. Velas Mitsubishi Parts made in Japan eram USD $ 1,50. Mas como perdi o contato e e estou sem cartão internacional o jeito é comprar no Brasil mesmo. Achei no Mercado Livre a R$ 249,00 (+ transporte) mas não sei se é a mesma. Vou ter que desmontá-la e verificar o part number.
Presilhas da tampa do porta-malas
Anexo 480657
Do total de cerca de mais de 10 (não contei, mas são várias), das que restaram apenas algumas estão inteiras. Em conjunto a fechadura com folga deixa uma bateção chata no porta-malas. Comprei 10 no ML por R$ 22,00 (com transporte). Agora é esperar chegar e ver se resolve. Na base da tampa vou colocar um feltro para ajudar a diminuir o barulho.
Tampa da caixa do filtro de AR (parte 2)
Sexta-feira dia 17 ao chegar no trabalho houve um back fire e a presilha que havia feito não aguentou. Ela era de aço inox, mas tinha a metade da bitola da original. No final da tarde ao ir para casa, simplesmente sumiu... enfim. Voltei a ficar com apenas uma presilha.
Sábado de manhã fui em um material de construção e não achei arame da mesma bitola, portanto peguei o que mais se aproximava. Não tenho paquímetro, mas creio ser 5% menor e é de aço galvanizado, bem melhor de ser trabalhado. Fiz 5 presilhas, instalei e desde então tive apenas um back fire e elas aguentaram bem o tranco. Detalhe que também inverti a posição da presilha original para o lado aonde pela analise que fiz, é a mais crítica.
Anexo 480925
Anexo 480926
Anexo 480927Anexo 480928
Manutenção Corretiva e Preventiva (parte 1).
Depois de algumas semanas caçando as peças, finalmente chegou o dia de levar a viatura na oficina. Cheguei lá e estava lotada, mesmo tendo reservado a alguns dias atrás. Mas faz parte, infelizmente. Marquei de levar lá na próxima segunda. De lá fui no autocenter de qual sou cliente há muitos anos para ver se podiam fazer a manutenção e estavam vazios, ufa!
Mas não faziam tudo; apenas parte de suspensão, freios e pneus. Blz, melhor do que ficar mais alguns dias com pneus ruins desbalanceados, com a geometria e cambagem erradas e discos e pastilhas no limite.
Anexo 481359Anexo 481360Anexo 481361
Foram trocados os discos dianteiros, pastilhas de freio dianteiras, pastilhas de freio traseiras, bandeja superior lado direito e os 04 pneus. Feito balanceamento, geometria e duas cambagens. O carro é outro! Ficou muito melhor.
Anexo 481362Anexo 481363Anexo 481364
Digaum
Tenho uma pajerinho V6 3.0 12v (o motor é praticamente o mesmo). Ando com ela no GNV direto já a mais e 2 anos e nunca deu back-fire. E pela documentação do antigo proprietário, ela já roda a mais de 6 anos no GNV. Sem problemas e sem back-fire.
Leva numa oficina de qualidade para avaliar a instalação do GNV.
Abs
Ta ficando lindo o carro Digaum !
Esses pneus deram outra vida para o carro !
Olá Marcion,
Pois é, ela sempre fez isto, mas desconfio que o kit foi mal instalado. Ela vai passar por uma geral do motor no final do mês que vem e depois geral no kit, vamos ver se resolve de vez o back-fire. Eu IA levar na 2a mas a Dilma fez questão de aumentar a mordida do IR neste mês. :freaking: