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  • #1
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    06/10/2014
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    Substituição do fluido da transmissão automática!




    Boa noite a todos! Estou enfrentando um sério dilema em relação a substituição do fluido da transmissão automática.
    Sou proprietário de uma Pajero 3000 98. Comprei ela a uns dias e já estou preocupado com a manutenção. Optei primeiramente por fazer a troca do óleo do motor, diferencial e transmissão automática.
    Mas é ai que o problema começou. Conversando com várias pessoas e até mecânicos conceituados na área as opniões se dividiram:

    DE UM LADO: TROCAR INDEPENDENTE DE QUANDO FOI FEITA A ULTIMA TROCA.
    DO OUTRO: NO CASO DO ÓLEO ESTAR PRETO, FEDIDO (INDICANDO MUITO TEMPO DE USO SEM TROCA) NÃO FAZER A SUBSTITUIÇÃO!!!

    A justificativa seria que problemas apareceriam e até mesmo em casos extremos o câmbio nem funcionar após a troca. Fui informado de que o óleo novo poderia retirar alguns componentes do disco que estaria misturados no óleo velho enfim coisas que não entendo e estou cada vez mais confuso!

    Por favor me ajudem estou realmente sem saber o que fazer!!!!

    Abraço a todos!!!
    4X4 Brasil

  • #2
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    16/01/2013
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    Também não conheço ao certo o sistema de trocas automáticas da mitsubishi, mas essa materia ajuda Troca de Fluido |
    Triton HPE FLEX

    "... quando vc não compra nada, o desconto é maior..." Julius.

  • #3
    Usuário Avatar de Poison
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    20/10/2008
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    O óleo do cambio segundo o manual da manual, deve ser trocado de 100 mil em 100 mil

    pessoalmente eu trocaria sim o oleo, não é para dar problema algum.
    Pajero 99 GLSB Diesel

  • #4
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    05/06/2012
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    Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
    Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
    Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
    Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.

    abraços a todos!

  • #5
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    13/07/2008
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    Ribeirão Pires/SP
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    Agradecimento: 1
    particularmente eu efetuaria a troca, não se sabe como o carro foi tratado por antigos donos e outra, óleo novo nunca faz mal ao carro, pelo contrário, só ajuda. Eu fiz a troca do oleo do cambio automatico da minha L200 quando comprei com 100 mil km , hoje com 160 mil km, não tive problema nenhum e o desempenho do cambio continua o mesmo.

  • #6
    Usuário Avatar de Alcione
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    02/06/2005
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    Curitiba/PR
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    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Gilll Ver Post
    Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
    Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
    Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
    Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.

    abraços a todos!

    Boa tarde Gilll;

    Todo óleo (fluído) tem um tempo máximo para a utilização, isso é claro que vai depender da maneira que cada um utiliza o veículo e do ambiente (mais severo ou menos severo)

    Acredito que o mecânico quis dizer, é que não é para ficar mexendo no está quieto e funcionando (concordo plenamente), mas deixar de trocar o fluído depois de ter rodado 100.000 km você pode estar rodando com um fluído que não tem mais todas as propriedades necessárias para a proteção do sistema.

    Portanto, deve ser trocado !!

    Sds,
    Alcione

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por Gilll Ver Post
    Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
    Certo.
    E você já viu Porsche, Mustang ou Camaro com mais de 100.000 Km´s rodados?
    Óleo de caixa automática possui tradicionalmente a côr vermelho tipo "suco de morango".
    Essa é a côr para o óleo novo, sem uso.
    Posto na caixa automática e passados alguns poucos milhares de Km´s ele mudará para a côr marrom translúcido, ou seja, estará na sua faixa normal de uso.
    Depois de rodados 40 a 80 mil Km´s, conforme a marca de veículo e forma de uso da caixa, ele passará para a côr marrom opaco, que é a hora de efetuar a troca.
    Se fizer a troca até este momento, não precisa nem trocar o filtro do cárter da CA, pois não haverá sujeira ou limalhas no mesmo.
    Agora, se a pessoa esperar o óleo ficar preto, é porque não respeitou essa Km máxima, e o óleo, fatalmente, perderá sua capacidade de lubrificação, danificando os discos de composite, soltando fragmentos desse material na caixa.
    Se chegar nesse ponto, ao fazer a troca, parte de material se desprenderá da caixa, indo embora com o óleo sujo.
    Fatalmente, virá aquele célebre frase: "minha caixa automática começou a falhar depois que troquei o óleo."
    Aí você bota a culpa no óleo, na caixa, no mecânico e na Mitsubishi. Menos em você mesmo que, na verdade, foi o principal culpado.
    Próximo passo ao surgir o problema? Trocar o kit da CA, que inclui a substituição dos discos de composite e filtro.
    Juntamente com o óleo, claro!
    Por isso, óleo da caixa automática se troca, sim!
    E se você olhar bem no cofre do motor, verá que tem até vareta de óleo da caixa automática; exatamente para se verificar nível e estado do mesmo.
    Por isso, se a sua viatura ainda troca as marchas, pesquise com calma a compra do kit e pesquise uma oficina que trabalhe com caixas automáticas; e não com Mustang e Porsche.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    24/07/2007
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Certo.
    E você já viu Porsche, Mustang ou Camaro com mais de 100.000 Km´s rodados?
    Óleo de caixa automática possui tradicionalmente a côr vermelho tipo "suco de morango".
    Essa é a côr para o óleo novo, sem uso.
    Posto na caixa automática e passados alguns poucos milhares de Km´s ele mudará para a côr marrom translúcido, ou seja, estará na sua faixa normal de uso.
    Depois de rodados 40 a 80 mil Km´s, conforme a marca de veículo e forma de uso da caixa, ele passará para a côr marrom opaco, que é a hora de efetuar a troca.
    Se fizer a troca até este momento, não precisa nem trocar o filtro do cárter da CA, pois não haverá sujeira ou limalhas no mesmo.
    Agora, se a pessoa esperar o óleo ficar preto, é porque não respeitou essa Km máxima, e o óleo, fatalmente, perderá sua capacidade de lubrificação, danificando os discos de composite, soltando fragmentos desse material na caixa.
    Se chegar nesse ponto, ao fazer a troca, parte de material se desprenderá da caixa, indo embora com o óleo sujo.
    Fatalmente, virá aquele célebre frase: "minha caixa automática começou a falhar depois que troquei o óleo."
    Aí você bota a culpa no óleo, na caixa, no mecânico e na Mitsubishi. Menos em você mesmo que, na verdade, foi o principal culpado.
    Próximo passo ao surgir o problema? Trocar o kit da CA, que inclui a substituição dos discos de composite e filtro.
    Juntamente com o óleo, claro!
    Por isso, óleo da caixa automática se troca, sim!
    E se você olhar bem no cofre do motor, verá que tem até vareta de óleo da caixa automática; exatamente para se verificar nível e estado do mesmo.
    Por isso, se a sua viatura ainda troca as marchas, pesquise com calma a compra do kit e pesquise uma oficina que trabalhe com caixas automáticas; e não com Mustang e Porsche.


    É exatamente isso. Pode começar a falhar depois da troca, se a manutenção não foi feita? PODE! Mas é sinal que a caixa já não está boa.

    Uma coisa que precisa entrar na cabeça de quem tem carro automático é o seguinte: câmbio automático também precisa de manutenção. Trocar os discos é como trocar a embreagem do câmbio manual. A frequência de troca é muito menor, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Abre o câmbio, troca-se os discos, filtro e pronto. Hoje em dia há muitos mecânicos competentes para fazer esse serviço.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #9
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    17/04/2016
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    Boa tarde,

    Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.

    Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?

    Muito obrigado,

  • #10
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    17/04/2016
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    Rio Grande/RS
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    UsuárioEntrada17/04/2016LocalRio Grande/RSPosts1

    Boa tarde,

    Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.

    Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?

    Muito obrigado,



  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por Fabio Nogari Ver Post
    UsuárioEntrada17/04/2016LocalRio Grande/RSPosts1

    Boa tarde,

    Gostei muito da resposta do Sr. Glaicon bastante técnica, concisa e objetiva diferentemente de muitas outras encontradas na rede fundamentadas em hipóteses e boatos. Sendo portador de um Honda Civic 2008 preciso retirar uma duvida quanto a troca de óleo da caixa automática do mesmo. Conforme o manual deste, esta deve ser efetuada a partir dos 80.000Km ou após quatro anos de uso. No meu caso, o carro tem apenas 52.000Km e 7.4 anos de uso desde sua saída da concessionária, no entanto, as condições do respectivo óleo estão em acordo com as características citadas pelo Glaicon, boa viscosidade, coloração vermelha e nível na marca certa.

    Ou seja, o óleo envelhece "Perde suas propriedades" com o passar do tempo, em que grau seria isto. Tal poderia danificar o câmbio, ou este tempo mencionado no manual não passa de mais uma estratégia da concessionária para aumentar os lucros. Assim sendo, qual a melhor iniciativa que devo tomar?

    Muito obrigado,


    Fábio, a intenção é ajudar a mostrar como CA não tem tanto mistério, e também desmistificar as críticas equivocadas que fazem sobre a mesma.
    Se bem utilizada, você pode rodar muito de modo confortável e sem se incomodar.
    Quanto ao seu caso, fazer a troca seria um bom capricho para o veículo, deixando a caixa renovada.
    Por certo que o óleo ainda está bom, mas que deve existir alguma diferença entre o óleo novo e o do seu carro, eis que passados oito anos, isso deve.
    Troque e não se incomode.

  • #12
    Usuário Avatar de djalmab
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    30/04/2004
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    eu ja tive uma BMW.. A BMW nao recomenda a Troca ( esta no manual!).. Ate que um dia resolvi mandar tirar o oleo velho.. Preto Preto que nem graxa.. Coloquei oleo novo, BEEEM vermelho.. Depois desse dia nao tive mais duvidas, passei a trocar o oleo com certa regularidade. Nao eh coisa de todo ano, mas a cada 2 anos pelo menos faco a troca..

    Citação Postado originalmente por Gilll Ver Post
    Essa semana fiz a mesma pergunta sobre quando trocar o óleo do cambio automático ao meu mecânico. E a resposta veio direta e firme: "não troque! Eu não recomento a troca...."
    Questionei o motivo e ele falou que esses óleos não devem ser trocados salvo quando há alguma contaminação, problema no cambio, etc. Fiquei pensando sobre isso e ainda não compreendo qual é o correto.
    Só sei que esse mecânico recebe sempre em sua oficina carros como porshe, mustang, camaros e importadões do tipo. O que faz a credibilidade dele crescer.
    Mas gostaria muito de uma opinião de algum engenheiro daki do fórum... ou um mecânico que pudesse dar uma explicação que resolvesse esse dilema. Seria de grande ajuda a todos nós.

    abraços a todos!

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