Postado originalmente por
leovalle
Walter,
Dá uma lida:
O novo bloqueio de diferencial TRPC foi desenvolvido pela ENSIMEC para atender mais um campo do mercado nacional, visando clientes que necessitam tração superior mas não querem abrir mão do conforto de um diferencial aberto ( normal).
O TRPC basicamente é uma caixa de satélite comum, reforçada com quatro satélites no lugar de duas originais e um conjunto de superfícies cônicas nas planetárias, que tem a função de gerar atrito entre elas e a carcaça. Este atrito força as planetárias a manter mínima a velocidade entre elas e a carcaça. Com isto obtém se o efeito “bloqueio” já que as planetárias somente tem rotação em caso de diferença de rotação entre os pneus do mesmo eixo.
A força desta fricção e diretamente proporcional ao torque aplicado ao diferencial pelo motor, quanto mais troque o motor produzir, maior será e efeito “bloqueio”. Este efeito é resultado da geometria especial dos dentes das satélites e planetárias, que como são cônicas tendem a se afastar a medida que se aplica carga nelas. Como estão calçadas dentro da carcaça, aumenta a pressão de aplique sobre os acentos e assim nos casos das duas planetárias obtem se o efeito desejado. Existem duas molas prato no centro do conjunto que sujeitam as planetárias a uma compressão inicial. Pode se entender como um ponto inicial acima do zero em termos de atrito nas planetárias, sendo que sem torque nenhum, já há um pequeno efeito “bloqueio”. Esta pequena precarga é ajustável, substituindo as molas prato por mais suaves ou mais fortes, dependendo do uso do TRPC.
O TRPC necessita um óleo de diferencial especial, usual para todos os tipos de diferenciais com tecnologia LSD, como "Posi-Traction” ou “tração positiva”. Esses óleos possuem caracteristicas de extrema pressão, semelhantes a óleos convencionais tipo EP, com aditívos especiais de anti-desgaste, vital para o funcionamento eficiente.
A aplicação do TRPC se estende desde camionetes com diferencial original aberto, passando por utilitários de uso brando, até o uso em eixos dianteiros para Off-Road. A vantagem do TRPC é a pequena influência sobre a dirigibilidade do veículo, sendo possível a sua instalação em veículos com tração integral.
Se quiser ele com a pré carga mais forte, ou seja, de inicio já um pouco bloqueado, basta pedir com molas mais fortes. Se os 2 pneus estiverem no chão, quanto mais torque, mais bloqueia. Em aceleração, mesmo com uma das rodas no ar, ele ainda mantém por um tempo o bloqueio de ambas as rodas, provavelmente o momento necessário pra se passar pelo enrosco. É uma excelente opção pra quem quer conforto e facilidade pra passar nos enroscos.
Obs.: só não dá pra comparar com LSD de disco, que tem eficiÊncia por tempo limitado.
Agora 100% mesmo, só importados, por enquanto :concordo:
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