Colegas,

Deixe-me relatar um problema recorrente em minha Pajero 2008 3.2 diesel AT: estando dirigindo em rodovia, repentinamente acende o alerta "ASC OFF" (cor laranja no painel junto ao carro derrapando), no mesmo instante o piloto automático é desabilitado, o problema ocorre tanto em situações nas quais estou utilizando o piloto automático quanto nas quais não estou utilizando o mesmo. Aparentemente a dirigibilidade permanece a mesma, talvez um pouco de perda de potência (geralmente viajo a 110km/h - e não tenho dificuldade em manter esse ritmo mas fica difícil perceber alguma diferença na potência do motor), não percebo fumaça nem nada de diferente, a não ser o câmbio automático que passa a dar trancos nas trocas de marchas (percebo bem quando entro em uma cidade por exemplo pois na rodovia quase não se troca marcha e quando troca o tranco é menos sentido de 4 para 5 e vice e versa).
Pois bem, uma vez desligada a ignição e religada o erro some, e tudo volta ao normal (inclusive o câmbio).
Nessa última vez quando o erro ocorreu eu encostei e não desliguei o carro, usei um leitor ODB2 e um celular com o aplicativo Torque e fiz a leitura do erro na central, e obtive o erro "P0106 - Transmissao manifold absolute pressure / barometric pressure circuit range / performance problem", usando o próprio celular apaguei o código de erro e tudo voltou ao normal, sem nem mesmo desligar e religar o carro.
Andei pesquisando esse erro na Internet, mas gostaria de saber dos amigos se alguém já passou por esse problema e como resolveu, pois pelo que li tem várias possibilidades. Infelizmente onde estou não tem concessionária Mit, o que dificulta um pouco a solução, por isso recorro aos amigos. Aproveito para perguntar onde estaria esse(s) sensor(es) MAP ou similar (para eu dar uma checada e limpada).
Obrigado e desculpem pelo longo relato.